Tradutor

sábado, 25 de janeiro de 2014

Forte temporal em São Paulo: culpa da Blogueira


VIOLÊNCIA CONTRA A BLOGUEIRA


Ontem à tarde desabou sobre a cidade de São Paulo um baita temporal, como acontece quase todas as tardes deste janeiro chuvoso. Foi o maior em volume de água e provocou muitos estragos na cidade toda: aeroporto de Congonhas fechou, trens pararam de circular, semáforos deixaram de funcionar, pontos de alagamento surgiram, várias árvores caíram nas quatro regiões de São Paulo. Sem contar que ônibus foi incendiado, supermercado saqueado, vias foram bloqueadas por manifestantes, entre outras tantas ocorrências preocupantes.

Nos fundos da casa desta cidadã blogueira, na zona leste, uma das mais atingidas pela tempestade, um antigo espécime de louro português teve um dos seus troncos derrubados pela força das águas e dos ventos. A parte de cima de sua copa, constituída por galhos finos, atingiu de leve o muro divisório nos fundos do quintal, sem provocar qualquer dano grave ou risco a qualquer pessoa.

No entanto, a cidadã blogueira foi ameaçada, a Polícia Militar foi chamada (queda de árvore virou crime em Engenheiro Goulart, Penha) e até a Defesa Civil acionada!!!

Pausa para risos.

A ignorância é atrevida.

Acionar Defesa Civil e Polícia Militar (!!!) à toa, para exibir poder, para intimidar, quando a cidade toda sofria um baita caos e muitos cidadãos precisavam verdadeiramente de ajuda?!...

Repito: A ignorância é atrevida. E a ignorância de má-fé, perversa e pervertida, que usa de todas as artimanhas para violentar a cidadã blogueira e não responder por seus crimes, é mais atrevida ainda. 

Eng. Goulart, rua da blogueira - Google Maps

Chuva em SP causa alagamentos, trava linha de trens e fecha aeroporto

Cidade entrou em estado de atenção às 15h40, segundo o CGE. Congonhas fechou e linha 12-Safira da CPTM deixou de circular.



Ponto de alagamento na Avenida Zaki Narchi com a 
Rua Urupiara (Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo)


O temporal que atingiu cidades da região metropolitana de São Paulo na tarde desta sexta-feira (24) provocou o transbordamento de córregos, deixou ruas intransitáveis e afetou a circulação de trens e o funcionamento do Aeroporto de Congonhas.

Confira abaixo as principais consequências da chuva:


Rio e córregos transbordam

O Rio Tietê transbordou em um trecho na Zona Leste de São Paulo, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O órgão decretou estado de alerta às 17h10 na Subprefeitura de São Miguel Paulista, na Zona Leste, por causa do transbordamento, que alagou a Rua Duarte Martins Mourão, no Jardim Romano.

Segundo o órgão municipal, o transbordamento foi detectado em uma estação telemétrica instalada na região.

Por volta das 21h45, no entanto, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), do governo do Estado, negou o extravasamento do rio. O órgão informou que o rio atingiu a "cota limite", mas não chegou a transbordar.

A Subprefeitura do Itaim Paulista também foi colocada em alerta às 18h15 porque os córregos Itaim, Itajuíbe e Três Pontes transbordaram. O Córrego Ipiranga provocou alagamentos em dois pontos da Avenida Abraão de Morais, no sentido Imigrantes, na Zona Sul, e a Subprefeitura do Ipiranga ficou em alerta entre 17h05 e 18h05. Todos os alertas já tinham sido retirados às 19h40.


Protesto e ônibus queimado

Um ônibus foi incendiado durante um protesto por causa das enchentes por volta das 17h15, na Avenida Marechal Tito, na Vila Curuçá, no extremo da Zona Leste de São Paulo, de acordo com informações da Polícia Militar.

Um caminhão também foi atacado e teve a carga saqueada. Os manifestantes chegaram a bloquear a via com pedaços de madeira e lixo. Um grupo invadiu um supermercado e houve confusão com a chegada da polícia.


Pontos de alagamento

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) chegou a registrar 25 pontos de alagamento na cidade por causa do temporal. Às 19h45, havia 8 pontos ativos, seis deles intransitáveis:


- Avenida Senador Queirós, na altura da Rua da Cantareira;

- Avenida Alcântara Machado, na altura do Viaduto Guadalajara;

- Avenida Roque Petroni Junior, na altura da Avenida Santo Amaro;

- Avenida Vitor Manzini, junto à Praça Dom Francisco de Sousa;

- Avenida Vicente Rao, perto da Rua Doutor Joviano Telles;

- Avenida Professor Abraão de Morais, altura da Avenida Bosque da Saúde.


Túnel fechado

Por medida de segurança em função das chuvas, o Túnel do Anhangabaú, no centro da capital paulista, tinha duas faixas bloqueadas às 18h35 desta sexta-feira, de acordo com a CET. A interdição foi realizada ao longo de toda a via. Os motoristas enfrentavam lentidão no sentido aeroporto.

Bueiro entupido é visto na Avenida Nove de Julho, 
próximo à Praça da Bandeira, sentido centro,
durante forte chuva que atinge a capital paulista
nesta sexta-feira (Foto: Nelson
Antoine/Fotoarena /Folhapress)

Trens parados: linha 12 e linha 8

Pontos de alagamento bloquearam, pelo segundo dia consecutivo, toda a linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Os trens não circularam desde as 16h45. A operação foi normalizada às 21h.

Um ponto de alagamento também impedia, por volta das 17h40, o trajeto dos trens da Linha 8 da CPTM entre a Lapa e a Barra Funda. As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás do Metrô circularam com velocidade reduzida em trechos.


Aeroportos


O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, ficou fechado para pousos e decolagens entre 16h56 e 17h24, de acordo com a Infraero. Foram registradas rajadas de vento de 62 km/h às 16h no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.


Árvores caídas e semáforos apagados

A capital paulista tinha 14 árvores bloqueando vias e 89 semáforos quebrados causando retenções nas ruas e avenidas às 18h10, de acordo com a CET.

Entre as vias atingidas estavam a Avenida Brigadeiro Faria Lima, na altura do número 196, e na Avenida IV Centenário, altura da Rua Pedro de Toledo. Entre os semáforos com defeito, 66 estavam apagados e 23 estavam em amarelo intermitente.

Córrego prestes a transbordar na Avenida Ricardo
Jafet, na Zona Sul de SP (Foto: Thiago Reis/G1)


Congestionamento

A capital paulista apresentava 156 km de ruas e avenidas congestionadas às 18h20, de acordo com a CET. O índice é considerado dentro da média para o horário, segundo a CET. A via com tráfego mais carregado era a Marginal Pinheiros. No sentido Rodovia Castello Branco, a via somava 19 km de filas. Em direção a Interlagos, as retenções somavam 14 km de congestionamento.


Estados de atenção

O CGE colocou toda a cidade em estado de atenção às 16h15. A primeira região atingida foi a Zona Leste, que entrou em atenção às 15h40. Toda a cidade voltou ao estado de observação às 18h05.

A chuva foi provocada por áreas de instabilidade formadas por causa do forte calor que atinge a cidade. Os termômetros das estações do CGE registraram, em média, 32ºC.


Carros não conseguem passar por enchente na Avenida do Estado 
(Foto: Reprodução/TV Globo)


Alagamento na Rua Maria Domitila, na região central de São Paulo 
(Foto: Tatiana Santiago/G1)



Nuvens carregadas no céu de São Paulo (Foto: Willians Queiroz/
Futura Press/Estadão Conteúdo)




São Paulo: 460 anos de vida e 30 anos do Comício das Diretas Já


LINHA DO TEMPO



Quando menina, meu pai, operário e janista, após o jantar, entretinha longas conversas sobre política com meu avô Olímpio, ademarista fanático. Havia muitos comícios, e esse pai progressista, de esquerda, sem que soubesse de ideologias, nos levava, a mim e a meus irmãos, para ouvir discursos inflamados de Carvalho Pinto, Franco Montoro, Ulysses Guimarães... na periferia da cidade de São Paulo.

Dia de eleição, 15 de Novembro, era dia de celebração. De tempos em tempos, comemorava-se a festa da democracia, mais ainda que da República. Caçula, eu ia para a seção eleitoral com minha mãe, entrava com ela na "cabine indevassável", uma espécie de "tenda", e aí ela votava. Por vezes, ela deixava que eu fizesse o "xis" no quadrinho que ela indicava... 

Essas foram minhas primeiras, queridas e inesquecíveis aulas de democracia e cidadania, recebidas de pai e mãe com pouquíssimo estudo, mas de mente aberta, avançada, libertária.

Tempos depois, já estudante da USP e da Cásper Líbero, nos anos de chumbo, a menina aprendiz de democracia se transformou numa ativista, indo pras ruas e praças do centro da cidade, em passeatas e atos públicos, lutando pela derrubada da ditadura militar e a volta do País ao Estado Democrático de Direito.

bravo povo de Piratininga se somou a milhões de cidadãs e cidadãos dos quatro cantos do País para fazer história, acabar com as atrocidades e sepultar o arbítrio.

Hoje, sob o comando de mãos limpas e dignas, a Pauliceia Desvairada festeja seus 460 anos e os 30 anos do histórico comício das Diretas Já.

Comemoremos o aniversário desta cidade vibrante e acolhedora!

Celebremos a Liberdade e o Estado Democrático de Direito!


Eu estava lá...

25.01.1984, Praça da Sé, gigantesco comício pelas Diretas Já, 
pela derrubada da ditadura militar

Cidade de São Paulo comemora 460 anos


Alguma coisa acontece no meu coração...




São Paulo celebra hoje seus 460 anos. Festividades programadas nos quatro cantos desta cidade-país, algumas com a presença do grande e corajoso prefeito Fernando Haddad.

Para mais informações sobre este dia especial, clique aqui.

Parabéns, São Paulo!



Viaduto do Chá e edifício da Prefeitura 
Arquivo: Sonia Amorim, cidadã paulistana