Tradutor

domingo, 19 de maio de 2013

SP: Virada Cultural vira "Virada Criminal"...


PAULICEIA CRIMINALIZADA



Em sites e portais noticiosos e nas redes sociais, cidadãs e cidadãos denunciam que policiais militares teriam "cruzado os braços" diante de cenas explícitas de violência que aconteceram na Virada Cultural 2013, promovida pela Prefeitura de São Paulo ontem e hoje.

Isso é muito grave. Se levaram a politicalha PT X PSDB para o evento, colocando em risco a população indefesa, é preciso de imediato apurar responsabilidades.

O Prefeito Fernando Haddad faz uma gestão competente, moderna, primorosa, incomodando interesses mesquinhos e provocando inveja, ciúme e preocupação nos adversários, até porque no ano que vem há eleições, com muita probabilidade da "Tomada do Palácio dos Bandeirantes" pelas forças populares...


Grupo Thol, no palco Estação da Luz - Facebook da Virada



ARRASTÕES
PM teria facilitado ação de criminosos durante a Virada Cultural em São Paulo

Vítimas dizem que policiais que patrulhavam as ruas do centro deixaram de agir para evitar roubos e agressões


São Paulo – Vários episódios de violência ocorridos durante a Virada Cultural de São Paulo, entre a noite de ontem (18) e a madrugada de hoje (19), colocaram em xeque a ação da Polícia Militar durante o evento.

Como nas edições anteriores, a Virada levou milhares de pessoas à região central da cidade. Diferentemente das outras ocasiões, no entanto, desta vez proliferaram relatos – nas redes sociais, nas delegacias de polícia e na imprensa – de que os PMs espalhados pelas ruas não agiram para conter os criminosos, principalmente os arrastões.

O comando da PM daria coletiva agora à tarde para comentar o assunto, mas a fala aos jornalistas foi cancelada. Supostas divergências com a prefeitura, organizadora do evento, teriam levado ao cancelamento. Segundo o site de notícias UOL, integrantes do governo municipal suspeitam de boicote dos policiais.

Apenas no Distrito Policial de Campos Elíseos foram registrados ao menos 15 casos de vítimas de arrastões, em que grupos de cerca de 50 passavam agredindo e arrancando pertences dos frequentadores, sobretudo celulares e carteiras.

Uma das vítimas de roubo foi o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), durante show de Daniela Mercury, que abriu a Virada na praça Júlio Prestes. O senador subiu ao palco e fez um apelo para que os ladrões devolvessem seus documentos, o que de fato acabou ocorrendo.



Mortes

Foram registradas duas mortes de ontem para hoje. Elias Martins Morais Neto reagiu a um assalto na avenida Rio Branco e foi atingido na cabeça por volta das 5h. Em outro caso, a vítima sofreu parada cardíaca após uma overdose, segundo a Santa Casa de São Paulo. Mais cinco pessoas foram atendidas por ferimentos com armas brancas no pronto-socorro do hospital.

Outra pessoa ficou ferida ao levar um tiro na perna, na avenida Ipiranga; e uma mulher foi detida na mesma região após esfaquear o marido.


Rede Brasil Atual

Destaques do ABC!

*

São Paulo: Venha Viver a Virada






O domingo só está começando e ainda tem muita "Virada" pela frente, até o começo da noite.

Milhões de pessoas circularam pelo centro da cidade na noite de sábado e nesta madrugada. São Paulo está "fervendo"!



Página da Virada Cultural no Facebook

Tirolesa entre o prédio da Prefeitura e o Shopping Light, sobre o Vale 
do Anhangabaú - Foto: SECOM/PMSP

Prefeito Fernando Haddad e primeira-dama assistem apresentação 
de grupo de cultura popular - Foto: SECOM/PMSP



Acesse a programação do evento clicando aqui.

Virada Cultural 2013 leva milhões de paulistanos ao Centro


Atrações diversificadas levam milhões de paulistanos para o Centro da cidade. Prefeito Fernando Haddad avaliou positivamente o início da Virada Cultural 2013



A Virada Cultural 2013, evento que está em sua nona edição, foi aberta no início da noite deste sábado (18), com grandes shows musicais, peças de teatro, grupos de cultura popular, poesia, dança e artes plásticas.

A programação diversificada levará cerca de 4 milhões de pessoas à região central, onde acontecerão 784 atrações até às 18h deste domingo (19), ocupando com a cultura um espaço da cidade pouco aproveitado pelo paulistano em seu dia-a-dia, principalmente no período noturno.

O prefeito Fernando Haddad, acompanhado da primeira-dama, Ana Estela, o secretário municipal da Cultura, Juca Ferreira, e o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, curtiu algumas atrações do evento.

Andando entre as pessoas, o prefeito participou da abertura da Virada, com Cortejo de grupos de cultura popular e tradicionais, no Vale do Anhangabaú. Depois, por volta das 18h, acompanhou o show da cantora Daniela Mercury e o grupo Zimbo Trio, na Praça Júlio Prestes, com sucessos da baiana, além de músicas de Elis Regina.

Depois do show de Daniela Mercury, o prefeito ainda visitou a Viradinha, evento inédito com programação dedicada às crianças, no Parque da Luz, onde assistiu ao show do grupo "Palavra Cantada". Haddad voltou para a Júlio Prestes, onde acompanhou o show de Gal Costa.

O prefeito ainda foi ao Mercado Municipal, que pela primeira vez faz parte do roteiro da Virada, onde curtiu apresentações de chorinho.

“Um dos grandes problemas do Centro é a vida noturna e a Virada veio preencher essa lacuna e mostrar para o paulistano que o Centro tem sua graça à noite”, disse o prefeito, que afirmou que a ocupação do Centro será ampliada em sua gestão. “Precisamos trazer mais moradores para o Centro, mais habitações e atividades como essa”, disse Haddad.

O prefeito ainda avaliou positivamente as primeiras horas de evento, que até às 21h não apresentou nenhuma grande ocorrência e contou com reforço superior ao do ano passado tanto na segurança, quanto na limpeza. 


“Começamos bem. Começamos sem ocorrências. Estamos com um contingente de vigilância, segurança e limpeza muito reforçado. Na comparação com o ano passado, é muito maior”, afirmou Haddad.

A vice-prefeita Nádia Campeão também exaltou a ocupação do paulistano na região central. “A maior segurança é a população ocupando o Centro, como está fazendo. Com milhões de pessoas circulando, mais seguro ficará o Centro e, por isso, a Virada Cultural é importante nesse processo”, afirmou.

“Na Copa, teremos 50 mil pessoas aqui (Vale do Anhangabaú), todo o santo dia, e a Virada serve como preparação de São Paulo para os grandes eventos”, comentou a vice-prefeita.


Evento nacional

O prefeito destacou ainda a Virada Cultural 2013 como um evento nacional, com potencial turístico. A Prefeitura realizou, pela primeira vez, campanhas publicitárias em outros estados para divulgar a nona edição do evento e, ainda, operadoras de turismo venderam pacotes específicos para a Virada.

“É óbvio que é o primeiro experimento nosso, mas é um ensaio para os próximos anos. Penso que a Virada vai se transformar em um evento não só de São Paulo e da Região Metropolitana, como já é, mas tenho notícia de que tem gente do Brasil inteiro aqui”, disse o prefeito.

“Já vi gente da Paraíba, de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O público está chegando e esse grande evento ficará cada vez maior e melhor”, afirmou.

*