Tradutor

sexta-feira, 23 de maio de 2014

CNBB denuncia ilegalidades de Joaquim Barbosa


REFORMA DO JUDICIÁRIO


A Comissão Brasileira Justiça e Paz, órgão vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), emitiu nota em que denuncia as ilegalidades cometidas pelo ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, contra os réus da Ação Penal 470 (mensalão), que acabam provocando danos irreparáveis a milhares de detentos do sistema prisional.

Na semana que vem, o MST, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, marchará até Brasília para fazer manifestação diante do Supremo, exigindo que seu presidente cumpra a lei, respeite a Constituição da República e o Estado Democrático de Direito.

A que ponto chegamos!

O chefe do Poder Judiciário: um fora da lei!







Nota da Comissão Brasileira Justiça e Paz sobre a execução da Ação Penal 470


Misericórdia e fidelidade se encontram, justiça e paz se abraçam. ( Sl 85,11)



As decisões proferidas pela Presidência do Supremo Tribunal Federal sobre a execução da Ação Penal 470 (mensalão) que têm suscitado críticas e preocupações na sociedade civil em geral e na comunidade jurídica em particular, exigem o inadiável debate acerca das situações precárias, desumanas e profundamente injustas do sistema prisional brasileiro.

A Pastoral Carcerária, em recente nota, referiu-se à Justiça Criminal como um “moinho de gastar gente” por causa de decisões judiciais que levam a “condenações sem provas” e “negam a letra da lei” com “interpretações jurídicas absurdas”. Inseriu, neste contexto, a situação dos presos da Ação Penal 470 ao denunciar o conjunto do sistema penitenciário, violento e perverso, que priva os apenados “dos cuidados de saúde e de higiene mais básicos” e carece de políticas públicas para sua inserção no mercado de trabalho.

A Comissão Brasileira Justiça e Paz, organismo vinculado à CNBB, soma-se à Pastoral Carcerária e “repudia” o conteúdo destas decisões, bem como a política de encarceramento em massa, que penaliza especialmente negros e pobres, com inúmeras práticas cruéis, estendidas aos familiares e amigos dos presos, como a “revista vexatória”, atentado direto à dignidade humana.

A independência do Poder Judiciário somente realiza a necessária segurança jurídica em sua plenitude, quando viabiliza sem obstáculos o amplo direito de defesa e a completa isenção na análise objetiva das provas. Ela é imprescindível na relação do Judiciário com os meios de comunicação, não se podendo confundir transparência nos julgamentos com exposição e execração pública dos réus.

CBJP tem a firme convicção de que as instituições não podem ser dependentes de virtudes ou temperamentos individuais. Não é lícito que atos políticos, administrativos e jurídicos levem a insuflar na sociedade o espírito de vingança e de “justiçamento”. Os fatos aqui examinados revelam a urgência de um diálogo transparente sobre a necessária reforma do Judiciário e o saneamento de todo o sistema prisional brasileiro.


Brasília, 22 de maio de 2014


Pedro Gontijo

Secretário Executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB




*