Tradutor

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Lula, São Paulo, 2012...


Para ser combativo, é preciso também ser ousado. E este blog é.

Assistindo no blog Terra Brasilis os vídeos do discurso do eterno presidente Lula na festa de 31 anos do Partido dos Trabalhadores, semana passada, em Brasília, observamos com mais atenção algumas declarações do presidente.

O discurso todo foi muito emocionante. Por vezes, divertido. Lula falou que se sentiu como "cachorro que cai de mudança" quando deixou a Presidência da República: não sabia o que fazer, que rumo tomar... Já imaginaram o "day after"?!... O presidente lembrou também os percalços todos na construção do partido, e deixou muito claro que não tem qualquer discórdia com a presidenta Dilma, como torce e semeia a velha mídia.

Lula afirmou com todas as letras: está no governo federal, é governo, apesar de fisicamente se encontrar fora. "O sucesso da Dilma é o meu sucesso. O fracasso da Dilma é o meu fracasso." Precisa dizer mais?

Aí, entre uma fala e outra, o presidente declarou que nem pensa em aposentadoria, e que uma boa causa terá nele um bom "soldado"...

                                                                                                                 
Presidente Lula discursa durante cerimônia de lançamento da pedra fundamental da fábrica da Fiat - Ipojuca/PE
                                                                                                         Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em meados dos anos 70, esta reles blogueira, estudante da USP, já frequentava as ruas e praças do centro de São Paulo, participando de assembleias, atos públicos, manifestos, passeatas... procurando humildemente dar sua contribuição para "devolver os militares aos quarteis"... E algumas vezes encontrou o operário Lula, o líder sindical Lula, nessas manifestações. Muito antes da fundação do PT, em 1980.

E é na qualidade de "ex-combatente" contra a feroz ditadura brasileira que esta blogueira se dirige ao maior, melhor e mais importante presidente da República que o Brasil já teve:

Presidente Lula, na cidade e no estado de São Paulo há uma boa causa para o "soldado Lula" abraçar. Esta cidade e este estado, não sei bem como explicar, não conseguem se desvencilhar das sofríveis administrações demotucanas. Será preciso no meu entendimento que os estudiosos de ciência política da USP, Unicamp e outras universidades se debrucem sobre este "fenômeno" e nos tragam luzes...

Entra ano sai ano, entra eleição e sai eleição, e São Paulo, cidade e estado, continuam reféns desse descalabro.

Querem voltar à Presidência da República, comandar o País todo, e nem enchentes na cidade de São Paulo conseguem resolver... Sem contar o trânsito caótico, o transporte de massa relegado a quinto plano, os bairros pobres da periferia abandonados, quando não submersos por água e lama, os "inexplicáveis" incêndios em favelas... e por aí vai.

Quer causa melhor que esta, presidente?

Esta cidade o acolheu amorosamente, como a milhões de irmãos seus, nordestinos, e de outras regiões do País e do mundo. Foi aqui, nesta cidade, que o senhor construiu sua história de sucesso na vida pessoal, profissional e política. Foi nesta cidade que o senhor despontou como a mais importante liderança sindical, fundou o maior partido  de massas do Brasil, chegou à Presidência da República, para fazer um governo aprovadíssimo, estupendo e inesquecível. Foi a partir desta cidade de São Paulo que o senhor se projetou para o Brasil e para o mundo. E hoje é também um respeitadíssimo estadista no plano internacional.


Não queremos que o senhor se afaste de seus projetos de trabalho que envolvem ajuda a países pobres da África e América Latina. Eles também precisam muito de um "soldado" desprendido, combativo, determinado.

Mas se for possível, presidente Lula, pense com carinho na possibilidade de abraçar esta cidade e este estado, vítimas do egocentrismo, da mesquinhez, da tacanhice, do desamor e da incompetência de subsequentes governantes.

O senhor pode devolver a esta cidade toda a grandeza e a dignidade que lhe foram tiradas.

Lula, São Paulo, 2012.

Sem medo de ser feliz.