Tradutor

quinta-feira, 8 de março de 2012

A mulher que me deu caráter e coragem



8 de março de 2012: Dia Internacional da Mulher


Estava pensando em falar das mulheres que admiro, das que me inspiram, me orgulham e me fortalecem. Poderia falar da presidenta Dilma, da aguerrida ministra-corregedora Eliana Calmon, de mulheres admiráveis na Justiça, na política, nas artes...


Mas é o momento de homenagear uma em especial, extraordinária: a que me trouxe ao mundo, a que me deu caráter e hombridade, a que me ensinou princípios e valores imperecíveis. A mulher que lutou a vida inteira, com trabalho e honestidade, junto com meu pai, para me deixar uma casa, que hoje seus netos e nora, unidos em bando, roubam descaradamente da Blogueira.


A lembrança de minha mãe, Geralda de Carvalho Amorim, me traz coragem para enfrentar TUDO, até este embate duríssimo para reaver a propriedade plena de minha casa.




Minha mãe já há muitos anos não está mais comigo fisicamente. Mas em mim ela vive e tem continuidade, pela dignidade, integridade e caráter que me legou.


Mulher simples, de origem camponesa, de raízes no mundo rural, de família pobre do Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Mulher com pouquíssima instrução, sem o primário completo, sem diplomas. Lia bem, mas tinha dificuldade para escrever até o próprio nome. 


Mas que grande bagagem ética e estofo moral tinha a Dona Geralda! Quantos valores  e ensinamentos a partilhar, a transmitir! Infelizmente, os netos, que cresceram em seu convívio, nada quiseram aprender com a avó, preferindo trilhar o caminho tortuoso e sombrio do ilícito...


Família Carvalho. Foto de meados dos anos 20 do século passado. Minha mãe, Geralda, é a segunda, da direita para a esquerda, junto do meu avô, Olímpio, de minha avó, Júlia, e de meu bisavô, Adolfo. A primeira à direita, tia Maria Olímpia, eu não conheci. À esquerda, a saudosa tia Leonor, e ao lado dela o Zeca, falecido em criança.


Mulher de caráter, uma das coisas que minha mãe me ensinou logo nos primeiros anos: "Não fazer ao outro o que não quer para si"... ensinamento básico da boa convivência entre cidadãos, princípio fundamental da ética planetária.


Mulher de fibra, às vezes séria, às vezes dura, mas acolhedora dos mais frágeis, me ensinou também a solidariedade: "Fazer o Bem e não olhar a quem", ela dizia.


Apesar dos percalços que enfrento, me considero uma pessoa feliz, bem estruturada, sem grandes conflitos. Venho de uma "árvore" abençoada. Sou ramo de árvore sagrada, símbolo de força, coragem, firmeza, resistência, lealdade, que não se verga diante de intempéries.


Na Grécia antiga, o carvalho era associado a Zeus, entre os romanos, a Júpiter, e também foi cultuado entre celtas, druidas, nórdicos... A madeira do carvalho era usada em rituais mágicos e para acender o fogo sagrado.




O carvalho era considerado Árvore da Vida na era pré-cristã. As folhas e os frutos do carvalho propiciavam força, liderança, sucesso nas batalhas.


Em Roma, coroas feitas com folhas de carvalho eram concedidas aos generais bem-sucedidos nos empreendimentos bélicos.

                            
Diz-se que ao pé de um carvalho Abraão recebeu as revelações de Deus. Ou seja,a árvore foi um instrumento de comunicação entre o Céu e a Terra.

O carvalho é árvore-símbolo de hospitalidade e acolhimento. Seus galhos e folhagem parecem abraçar os que nela procuram abrigo.





E vejam só que coisa mais interessante: o carvalho é usado por botânicos e geólogos para medir catástrofes naturais. Se querem saber o índice de temporais e tempestades numa floresta, eles observam o carvalho, pois é a árvore que mais absorve as consequências dos temporais.


Quanto mais tempestades e intempéries o carvalho enfrenta, mais suas raízes se aprofundam na terra, mais seu tronco se enrijece, mais forte ele fica, sendo impossível arrancá-lo ou derrubá-lo! 


Muitas vezes, depois de passar por tantas agressões naturais, o carvalho fica com uma aparência triste. Mas quando uma tempestade se avizinha, lá está ele de novo, firme e forte, para encarar o novo desafio.
 

O carvalho é símbolo da Vida e da verticalidade, em eterna evolução e ascensão para os céus. Árvore feminina, nutridora, muitos a associam à Grande Mãe.



*

Mulheres que Comandam o Brasil



8 de Março de 2012: Dia Internacional da Mulher

Dia de Comemoração e de Luta.

Comemoremos as dignas, corajosas e competentes mulheres que comandam o Brasil.




Presidenta DILMA ROUSSEFF, ex-guerrilheira, presa e barbaramente torturada pela ditadura militar no início dos anos 70. Economista, duas vezes ministra do governo do Presidente Luiz Inácio LULA da Silva.





Gleisi Hoffmann, graduada 
em Direito.

Ministra da Casa Civil.







Miriam Belchior, Mestra em Administração e Professora.

Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão.






Maria do Rosário Nunes, Pedagoga.
Ministra de Direitos Humanos.










  Tereza Campello, Economista e Professora. 
   Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.



Eleonora Menicucci, Socióloga e Professora. 
Ministra de Políticas para as Mulheres.

                                                    Isabella Teixeira. Ministra do Meio Ambiente.


Ana de Hollanda, Cantora, Compositora e Gestora Cultural.
Ministra da Cultura.


                                             Luiza Helena de Bairros, Administradora Pública e de Empresas.
                                             Ministra da Promoção da Igualdade Racial.



Ideli Salvatti, Licenciada em Física e Professora. 
Ministra das Relações Institucionais.

                                     Helena Chagas, Jornalista. Ministra da Comunicação Social


Imagens: Portal da Presidência da República.

*