Tradutor

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

"Apagão": Dilma cobra melhores explicações

Parece que a presidenta Dilma não ficou nada satisfeita com as explicações técnicas dadas na segunda-feira, 7, pelo ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, sobre as causas do apagão-blecaute-interrupção de energia que aconteceu na madrugada da última sexta-feira em oito estados do Nordeste, afetando 46 milhões de pessoas. Alterando a agenda, Dilma convocou o ministro e outros dirigentes do setor elétrico para uma reunião no final da tarde de ontem, no Planalto.

A presidenta, que conhece muito bem o sistema elétrico brasileiro graças à sua atuação à frente do Ministério das Minas e Energia, quer explicações mais convincentes. Até porque um "mini-apagão" aconteceu ontem no meio da tarde na cidade de São Paulo, causando transtornos.

O que disseram alguns sites jornalísticos ontem à noite, com destaques nossos:

"Tânia Monteiro, da Agência Estado

BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff convocou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão e dirigentes do setor elétrico para cobrar explicações sobre o que realmente causou o apagão no Nordeste na semana passada, atingindo oito estados e prejudicando 46 milhões de pessoas.

O motivo da convocação de todos ao Planalto, segundo fontes, foi a insatisfação da presidente com as explicações dadas pelo ministro Lobão, ontem, de que o motivo do apagão teria sido a falha em um cartão de proteção do sistema.

Dilma quer um detalhamento maior sobre o que houve de fato, se houve falha humana ou em que parte especificamente do sistema, porque não se sentiu convencida das razões apresentadas pelo ministro."



"Dilma se reúne com Lobão e diretores do setor elétrico


Presidente mudou agenda no final da tarde, mas pauta não foi divulgada.
Encontro no Palácio do Planalto teve quase três horas de duração.

Do G1, em Brasília

A presidente Dilma Rousseff se reuniu por quase três horas no início da noite desta terça-feira (8) com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e dirigentes do setor elétrico no Palácio do Planalto. A reunião não estava na agenda inicial da presidente, que foi alterada no final da tarde. O Planalto não informou a pauta do encontro.

Lobão deixou a reunião pela saída privativa do Planalto. Os demais participantes da reunião, entre eles o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Ubner, e o presidente da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Dilton Daconti, também não deram declarações."




"Dilma convoca reunião com setor elétrico sobre apagões


Presidente não se convenceu com explicações dadas por ministro

Gustavo Gantois, do R7, em Brasília

A cúpula do setor elétrico chegou no final da tarde desta terça-feira (8) ao Palácio do Planalto para uma reunião de emergência com a presidente Dilma Rousseff na qual apresentará um detalhamento sobre o apagão que atingiu oito Estados do Nordeste na semana passada. De acordo com o presidente da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Nelson Hubner, diferentemente do apagão que atingiu 40% do país em 2009, desta vez as razões serão divulgadas mais rapidamente.
- Será mais simples. Não foi um problema que atingiu a dimensão da falha registrada em 2009, então será mais rápido.

O presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, disse ao R7 que o encontro foi convocado por Dilma para que fossem apresentados razões sobre as eventuais panes que resultaram no blecaute. Oficialmente, o Ministério de Minas e Energia argumenta que o problema foi causado por um defeito no cartão de proteção da subestação de Luiz Gonzaga, em Jatobá, no interior de Pernambuco. Até o momento, no entanto, o governo não explicou porque houve essa falha.

É exatamente isso que tem incomodado a presidente. De acordo com assessores, Dilma não se convenceu de explicações que foram dadas sobre o tema e cobrou dos responsáveis do setor elétrico justificativas melhores para o problema.

A reunião não estava prevista na primeira versão da agenda de Dilma e assessores da Presidência garantem que a presidente ficou ainda mais irritada quando soube do blecaute que atingiu parte do Estado de São Paulo na tarde desta terça-feira. Nos bastidores, é evidente o desagrado da presidente com a condução da política energética, justamente o setor em que ela se especializou na política.

Além de Lobão, Hubner e Tolmasquim, estão reunidos com Dilma, o presidente da Chesf (Companhia Hidreletrica do São Francisco), Dilton da Conti, e o diretor-presidente do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Hermes Chipp."