Tradutor

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dignidade Já!

Campanhas globais da Anistia Internacional


A maior parte do trabalho que a Anistia Internacional realiza para proteger e promover os direitos humanos organiza-se por meio de campanhas.

Entre as principais campanhas internacionais promovidas pela Anistia Internacional no momento estão:


EXIJA DIGNIDADE

Pessoas que vivem na pobreza são mais vulneráveis a violações de direitos humanos - como os despejos forçados - e essas violações acabam por agravar ainda mais a sua situação.

A campanha Exija Dignidade, da Anistia Internacional, tem por objetivo capacitar as pessoas que vivem na pobreza a exercer e reivindicar seus direitos, a cobrar satisfações dos governos, das empresas e das instituições financeiras internacionais por abusos cometidos contra os direitos humanos, e a tomar parte nas decisões que afetam suas vidas.

A campanha tem por foco quatro temas centrais: favelas e despejos forçados; cumprimento legal dos direitos econômicos, sociais e culturais; saúde materna e direitos sexuais e reprodutivos; e responsabilidade social corporativa.


SEGURANÇA COM DIREITOS HUMANOS

A chamada "guerra ao terror" causou a erosão de todo um conjunto de direitos humanos. Os Estados passaram a se valer de práticas há muito proibidas pelo direito internacional, e vêm tentando justificá-las em nome da segurança nacional.

Por meio da campanha Segurança com Direitos Humanos, a Anistia Internacional demanda que os governos respeitem os direitos humanos em quaisquer ações que venham a tomar em nome da segurança nacional ou do combate ao terrorismo. Além disso, a Anistia está trabalhando também para ajudar as vítimas do terrorismo e dos grupos armados, apoiando-as em sua busca por justiça e compensação.

PENA DE MORTE

A pena de morte nega, de forma fundamental, os direitos humanos. Trata-se de um homicídio premeditado e a sangue-frio de um ser humano pelo Estado. Essa punição cruel, desumana e degradante é feita em nome da justiça. Mas é uma violação do direito à vida, conforme proclamado na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Logo após sua fundação, em 1961, a Anistia Internacional começou a enviar apelos para impedir a execução de prisioneiros de consciência. Hoje, a oposição da organização à pena de morte inclui todos os prisioneiros, independente dos crimes pelos quais tenham sido condenados.

Nas últimas décadas, foram alcançados enormes progressos nessa área e hoje o número de países que aboliram totalmente a pena de morte já chega a 90.


JUSTIÇA INTERNACIONAL

Com essa campanha, a Anistia Internacional se empenha pela eficácia do sistema de justiça internacional, a fim de que assegure justiça, verdade e compensação para os crimes de direito internacional, como genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra, tortura, execuções extrajudiciais e desaparecimentos forçados.


CONTROLE DE ARMAS

O comércio desregulamentado de armas provoca desgraça e sofrimento em todo o mundo. Todos os anos, milhares de pessoas são mortas, feridas, estupradas e forçadas a fugirem de suas casas em consequência da violência armada.

A campanha pelo Controle de Armas pede que seja criado um Tratado sobre o Comércio de Armas (TCA) que estabeleça regras estritas para as transferências internacionais de armamentos, e cobre responsabilidade dos fornecedores e comerciantes de armas.

Vejam o vídeo "Exija Dignidade"/Anistia Internacional/Portugal.





Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=rgkST5cPMy0

*