Tradutor

terça-feira, 7 de junho de 2011

Uma Mulher na Casa Civil do Governo Dilma Rousseff

A senadora Gleisi Hoffmann acaba de ser confirmada como Ministra Chefe da Casa Civil, em substituição ao consultor de empresas Antonio Palocci.

Gleisi Hoffmann, senadora do PT pelo estado do Paraná, é agora a segunda mulher mais importante da República Federativa do Brasil, depois da presidenta Dilma Rousseff.

Leia mais abaixo.



Gleisi Hoffmann assumirá pasta

Por Adriano Ceolin, iG Brasília, e Ricardo Galhardo, iG São Paulo


Com a
queda do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) foi convidada pela presidenta Dilma Rousseff para ocupar o cargo, segundo integrantes da direção do PT, aceitou. O anúncio da substituição será feito após a formalização da saída do ministro.



Formada em Direito na Faculdade de Curitiba, a senadora Gleisi Hoffmann, de 46 anos, é casada com o ministro Paulo Bernardo. Hoje em seu primeiro mandato eletivo, Gleisi foi secretária de Estado no Mato Grosso do Sul e secretária de Gestão em Londrina. Fez parte da equipe de transição do governo Lula e diretora da Itaipu Binacional. Petista histórica, a senadora iniciou sua carreira política no movimento estudantil, na União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas e Grêmio Estudantil do Cefet na capital paranaense. Também fez parte da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Governista radical no Senado, Gleisi apoiou o Código Florestal proposto pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Conhecida nos corredores do Congresso pela beleza, Gleisi rejeitou o rótulo de musa em uma entrevista concedida ao iG em abril deste ano.
“Não sou musa do Senado. Sou uma mulher que se cuida”, disse.

Portal iG


A Mulher na Política - entrevista março 2011




Link do video: http://www.youtube.com/watch?v=ii-i8oRX9WQ

*

Palocci caiu ! Já vai tarde ! ! !


Palocci pede demissão da Casa Civil


João Domingos e Leonencio Nossa


O ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, já pediu demissão do cargo e deve anunciar em instantes a sua decisão. Palocci entregou nesta tarde carta à presidente Dilma Rousseff solicitando o seu afastamento do cargo. A informação foi repassada pela assessoria de imprensa da Casa Civil.




“O ministro considera que a robusta manifestação do procurador-geral da República confirma a legalidade e a retidão de suas atividades profissionais no período recente, bem como a inexistência de qualquer fundamento, ainda que mínimo, nas alegações apresentadas sobre sua conduta. Considera, entretanto, que a continuidade de embate político poderia prejudicar suas atribuições no governo. Diante disso, decidiu solicitar seu afastamento”, cita a nota divulgada pela assessoria da Casa Civil.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR) esteve à tarde reunida com a presidente Dilma Rousseff e é, no momento, a mais cotada para assumir o lugar de Palocci.

Liberdade para a blogueira ativista !

A blogueira síria Amina Arraf, que em seu blog A Gay Girl in Damascus (Uma Garota Gay em Damasco) criticava duramente o regime repressivo na Síria, e que também participava dos protestos de rua contra o governo, foi sequestrada nesta segunda-feira em Damasco.

A blogueira revolucionária, que tem cidadania americana e escreve seus posts em inglês, utilizava o espaço na blogosfera para conscientizar pessoas e estimular manifestações a favor da derrubada da ditadura síria:





















E LIBERDADE para a blogueira ativista !


Família denuncia sequestro de blogueira envolvida em protestos na Síria


Amina Arraf
Blogueira escrevia sobre política e sobre sua condição de lésbica
Uma blogueira que ganhou projeção com textos sobre a revolta popular na Síria e sobre como é ser lésbica em seu país foi sequestrada por homens armados em Damasco, afirmaram membros de sua família.
Amina Arraf tem dupla cidadania - americana e síria - e publicava textos em inglês com o pseudônimo de Amina Arraf, no blog A Gay Girl in Damascus (Uma Menina Gay em Damasco).
Ela teria sido vista pela última vez na segunda-feira à noite, quando iria se encontrar com uma pessoa envolvida com os protestos que vem sendo realizados no país há meses - e reprimidos com violência pelo governo do presidente Bashar al-Assad.
Segundo um texto publicado no blog A gay Girl in Damascus por Rania Ismail, prima de Amina, a blogueira teria sido levada por três homens armados, que a arrastaram para dentro de um carro. Segundo o post, o carro tinha um adesivo com o rosto de Bassel al-Assad, irmão do presidente sírio, morto em um acidente de carro, em 1994.
A prima contou que o pai de Amina está tentando descobrir quem a teria sequestrado, mas que isso é uma tarefa muito complicada, uma vez que a única testemunha do sequestro não anotou a placa do carro. Ele afirma que é difícil tentar rastreá-la, já que a Síria conta com ''18 diferentes grupos de polícia, bem como milícias e gangues''.
''Nós não sabemos quem a levou, então não sabemos a quem pedi-la de volta. É possível que eles tentem forçá-la a ser deportada'', afirmou Rania Ismail.
A prima se mostra esperançosa no blog, entretanto, ao dizer acreditar que Amina será solta em breve. "Se eles quisessem matá-la, já o teriam feito. É por isso que estamos todos rezando.''
Em seu blog, Amina escrevia sobre temas como as aparentes contradições entre ser lésbica e muçulmana sunita praticante. Ela postava ainda poemas e comentários políticos sobre a revolta na Síria.
Amina ganhou destaque internacional recentemente ao ser tema de uma reportagem do jornal britânico The Guardian, na qual é chamada de ''uma improvável heroína da revolta em um país conservador''.
A campanha pela libertação da blogueira está sendo difundida pelo Twitter, com usuários postando mensagens sob a classificação #FreeAmina, e por meio da página de Facebook ''Free Amina Abdalla'', que já foi marcada com um ''curti'' por cerca de 2.500 pessoas.

*