Tradutor

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Nina Rosa: Justiça para os Animais



Há quase 1 ano estamos aqui diariamente falando de comunicação, mídia, Justiça, Direitos Humanos e Cidadania.


Hoje, Dia Internacional dos Animais e Dia de São Francisco de Assis, o maior "Defensor Público" dos Animais de todos os tempos, esta blogueira, apaixonada pelos animais e pela natureza, quer aproveitar este pequeno espaço para homenagear uma mulher luminosa, que dedica sua vida à proteção dos animais.


Nina Rosa Jacob, ativista da causa animal e fundadora da ong Instituto Nina Rosa. 


Conheçam abaixo um pouco do trabalho desta mulher extraordinária, deste verdadeiro Ser de Luz. E apoiem as atividades do Instituto Nina Rosa.


Toda Vida é Sagrada !


Nina Rosa


"Pouco importa que dirijam o olhar para você, se estiver decidido a ser bom, generoso, altruísta e compassivo. Consciente de estar fazendo o melhor, nenhum fracasso poderá perturbar a sua serenidade interior e você não precisará estar constantemente reconsiderando seus objetivos. A consciência limpa serve de travesseiro macio."


Dalai Lama

nina01
Já fui fumante, onívora e bem menos consciente da minha responsabilidade de ser humano do que sou hoje. Precisei encontrar o caminho do coração, independentemente do padrão da sociedade.


Com Cléo e Chica, duas cadelas com quem tive a alegria de conviver, aprendi sobre o amor e sobre o meu vínculo (indesatável) com os animais. Nesse vínculo estão incluídos desde o menor inseto até o maior paquiderme.
CleoCom Cléo aprendi a mudar o meu olhar em relação aos animais.

Depois Chica tocou meu coração com tanto amor, que o despertou para a compaixão e inspirou meu trabalho de ativista pelos direitos dos animais.Chica
Após alguns anos de auto-observação, auto-conhecimento, estudos sobre alimentação, trabalhos voluntários e involuntários como "protetora" da natureza e dos animais, praticante do vegetarianismo e do consumo consciente – com natural aversão pelo desperdício – veio à luz o INSTITUTO NINA ROSA - Projetos por amor à vida.
O processo continua, porém agora organizado e com apoio de seres afins. Propósito: desenvolver a compaixão, o sentido de justiça e o respeito para com a natureza e todas as criaturas viventes através da informação, da educação e do exemplo.
O Instituto nasceu por um sentimento de amor à vida e a vontade de compartilhar que a vida está presente em tudo o que nos cerca.
Qualquer objeto ou utensílio no seu processo de idealização, criação, execução, comercialização, função, carrega um tanto da energia de cada etapa e pessoa que participou.
Nos alimentos, a todo o processo da natureza, ainda soma-se o da alquimia que criamos para nutrição e paladar.
Com as plantas sentimos mais facilmente a vida e nossa responsabilidade, pois sem água elas não sobrevivem, são suscetíveis às energias do entorno - as pesadas podem adoecê-las e matá-las; a atenção, palavras e gestos afetuosos podem vitalizá-las.
O que dizer, então, dos bichos? Além da sensibilidade e da dependência pela atenção, hidratação, alimentação, cuidados com a saúde e afeto, são seres senscientes que demonstram claramente sentir dor, alegria, medo, agressividade, amor, fidelidade, sentimentos que aflorarão de acordo com o manejo e o exemplo. Muito mais do que isso, os animais são seres puros e naturalmente curadores; com eles podemos aprender sobre o amor incondicional. Eles não têm preconceitos, inspiram ternura e promovem alegria.
Abusar, enganar, caçar, torturar, negligenciar, abandonar, maltratar física ou psicologicamente um animal - que desconhece a maldade - é como fazer isso com Deus.


Temos uma imensa dívida para com os animais.
nina03
Temos agido de forma preconceituosa, onipotente e indigna, torturando-os direta ou indiretamente para tê-los em nosso prato, na indústria da "diversão" (rodeios, circos, touradas, farras do boi, rinhas ...), em testes cruéis e desnecessários, no tráfico, entre outros.
Após participarmos de tudo isso, ainda temos a ilusão de que a violência está fora de nós, que somos apenas vítimas da situação atual Se queremos paz, a hora é de mudança de valores, de ampliar nossos conhecimentos, sentimentos, consciências e tornarmo-nos responsáveis pelos nossos atos e pela vida em nossa Terra. E o que significa isso? Significa pessoas comuns como você , como eu, agirem.
Se estamos insatisfeitos com o desenrolar da vida no planeta, podemos mudar e melhorar. Cada um de nós pode utilizar seu poder de escolha para fortalecer o que considera positivo. Em todos os setores existem grupos trabalhando assim. Claro está, que a iniciativa privada tem papel fundamental nesse processo.
Hoje, alguns anos após o nascimento do Instituto Nina Rosa, o caminho se confirma, os processos pessoais continuam, vou aprendendo mais sobre como respeitar a vida, e que isso é contagioso.
Desejo a você intuição, amor e coragem em seu caminho pessoal.
Conte com minha solidariedade,
Nina Rosa Jacob
nora
Nora (primeiro amor na infância).
Nina Rosa com 3 anos.
nina1946
nina_jegue
Com jeguinha Grega.
Com Lobo, Dick e Aiou.
nina_3animais
nina_estrada
Resgatando filhotinhos na Via Anhanguera
Com Patola, Piloto, Lobo e Samanta.nina_serra

nina_canilCom Aiou.

Com Brida.Nina_BRIDA

lili_nina_dengo_2001Com Lili e Dengo.

Com Lindinha.ninalindinha

Nina_viadinhaCom a veadinha Nina Rosa no santuário Rancho dos Gnomos.

A chimpanzé Billy Jo, nascida em 1968, viveu 14 anos em laboratórios de pesquisa. Está no santuário Fauna Foundation, no Canadá. Foi adotada por Nina em julho de 2005.nina_Billyjoe

Este é o Zoio, que recebeu este nome porque quando foi encontrado pela Nina vagando numa estrada paulista quase só tinha olhos. Este era o estado dele:
zoio_antes1zoio_antes2

zoio_antes3
Adotado pela Nina, depois de 3 meses de muito amor e bons tratos, ficou assim...
zoio_depois
... e viveu feliz com ela por mais 7 anos.


AMO TAMBÉM AS ÁRVORES
Esse amor me acompanha, nutre e inspira em devoção.
Essas benfeitoras da humanidade oferecem abrigo, sombra, flores, frutos, beleza, e ainda transmutam energias.
Acolhem, ouvem e inspiram quem delas se aproximar com o coração aberto.
Recomendo a todos que olhem - não só para os troncos - como é comum nos grandes centros, mas acima, para suas faces, lindas, gratificantes, que lá estão firmes, apesar de tudo e de todos... fazendo a sua parte.
Se você tem o privilégio de ter alguma dessas companheiras perto de sua casa, experimente fazer contato, mesmo que só visual no início, ofereça água nos dias secos, limpe suas raízes do lixo e do cimento, permita-se desfrutar de toda a sabedoria que dela emana, seja mais feliz.
*

Eliana Calmon: Rebelde com causa



Eliana Calmon, ministra do Superior Tribunal de Justiça e Corregedora Nacional de Justiça, teve semana passada uma grande exposição na mídia por conta de uma entrevista que concedeu afirmando que no Judiciário há infiltração de "bandidos togados". Leia mais aqui.


Embora até as pedras da rua saibam da existência da bandidagem, a declaração da ministra gerou uma crise na cúpula do Judiciário. A irritação do Imperial Presidente do Supremo (STF), ministro Cezar Peluso, foi corporificada numa nota de repúdio praticamente exigindo uma retratação da corregedora.


Durona, Eliana, além de não se retratar, ainda reiterou: "Eu quero é proteger a magistratura dos bandidos infiltrados!"


O Brasil, para promover a moralização que o Judiciário requer, precisa do "jeito Eliana de ser": combativa, destemida, irreverente, sem qualquer disposição para lamber botas de quem quer que seja... A mulher certa no lugar certo.


Abaixo um perfil da ministra, publicado na Folha de S. Paulo e lido no Blog do Ricardo Gama.



                                                                 Ministra Eliana Calmon  
                                                         Corregedora Nacional de Justiça


Em 1976, em plena ditadura militar, a baiana Eliana Calmon dá parecer favorável a um mandado de segurança dos estudantes contra a invasão da UnB por policiais.

O então procurador-geral da República, Henrique Fonseca de Araújo, inverte o conteúdo para agradar o regime.

Calmon não aceita e larga a Procuradoria: "Se o sr. quiser assinar, o sr. assine. Eu não assino", reagiu Calmon.

Saiu da sala dele e pensou: "Basta!". Passou em quarto lugar no primeiro concurso de juiz que surgiu e deu a guinada que a tornaria, anos depois, ministra do Superior Tribunal de Justiça, a segunda mulher numa corte superior.

Atual corregedora do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que investiga o Judiciário, ela causou polêmica no Supremo Tribunal Federal ao dizer que há "bandidos atrás das togas". Mas foi defendida por entidades e cidadãos.

Um dos apoios foi nos bastidores do Planalto, dominado por um trio feminino. Ao ler as declarações de Calmon, a presidente Dilma Rousseff sorriu: "Essa é das minhas".

A personalidade forte, a rebeldia e a mania de falar tudo o que pensa vêm de longe para a soteropolitana Eliana Calmon, 65.

Mais velha de três filhos, foi uma aluna exemplar. Mas atrevida, dava trabalho para as freiras do Colégio Nossa Senhora da Soledade.

Com 1m70, pé número 39 desde menina, se insubordinava com o critério de altura que a empurrava para o último lugar da fila e criava caso. Assim como roubava pitangas do jardim das freiras.

Desinibida, falava bem. Era quem recitava as poesias e fazia os discursos nas festinhas. De quebra, arbitrava as desavenças entre os pais.

Amigos da família previam: "Essa menina vai ser advogada". Mas, ao entrar na Universidade Federal da Bahia, queria ser promotora.

A militância política foi "de esquerda light", sem filiação partidária. Casou-se no último ano da faculdade com um militar da Marinha. Hoje divorciada, só teve um filho, aos dez anos de casamento. Moraram no Rio e em Natal, onde tirou primeiro lugar para auxiliar de ensino na Faculdade de Direito e conquistou a única vaga.

Depois, foi secretária do Conselho Penitenciário até passar no concurso para procuradora da República, em 74. Dois anos depois, Procuradoria-Geral da República, em Brasília. E, enfim, juíza.

Atuou dez anos como juíza na Bahia, foi promovida depois para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, englobando 14 Estados, mas com sede em Brasília.

Foi aí que ela articulou o núcleo original da Escola de Magistratura. Uma de suas máximas é que "juiz não pode estar só".

Quando decidiram lançá-la para ministra, assustou-se: "Eu? Ministra? Irreverente desse jeito?!" Perdeu passivamente da primeira vez, mas se mexeu na segunda.

Calmon havia relatado um processo de interesse do senador Edison Lobão (hoje ministro de Minas e Energia), que a procurou e pediu informações. Após a decisão - favorável a ele -, ela lhe enviou uma cópia da peça.

Candidata ao STJ, ela se lembrou e usou implicitamente o princípio de reciprocidade. Lobão se tornou seu maior cabo eleitoral, junto ao senador Jader Barbalho (PA), à época presidente do PMDB.

O cerco fechou quando o candidato do senador baiano Antonio Carlos Magalhães foi preterido. Ele telefonou para Calmon: "O presidente [Fernando Henrique Cardoso] tem compromisso com a Bahia, e a senhora tem muitos amigos". Virou ministra.

A história foi contada pela própria Eliana na sua sabatina no Senado com duplo intuito: agradecer o apoio, e tornar-se impedida de julgar qualquer ação envolvendo ACM, Lobão e Barbalho.

Apesar da imagem de mulher forte, destemida, irreverente, Eliana Calmon adora cozinhar e publicou o livro "Receitas Especiais", cuja renda vai toda para uma instituição de caridade.

Malha todos os dias às 6h, dirige o próprio carro, gosta de perfumes, colares e roupas modernas. No celular, uma foto do neto Miguel: "O homem da minha vida", diz.


As chamas da Liberdade




“V” conversa com a Ex-tátua da Justiça - 2




Vera Vassouras




Olá, formosa dama, linda noite, não? Perdoe-me a interrupção. Talvez a senhorita pretendesse passear… apenas desfrutar a paisagem. Não importa. Creio que é chegado o momento de uma breve conversa. Ah! Eu me esqueci de que não fomos apresentados. Eu não tenho um nome, mas pode me chamar de V.

Madame Justiça… este é V. V… esta é madame Justiça. Olá, madame Justiça!

- “Boa noite, V.”

Pronto. Agora que já nos conhecemos, para ser sincero, outrora fui um admirador seu. Até imagino o que está pensando.

- “O pobre rapaz tem uma queda por mim… uma paixão juvenil”.

Perdoe-me, mas não é este o caso. Eu dizia a meu pai: Quem é aquela moça? E ele respondia: É a madame Justiça. Ao que eu replicava: Como é bela. Eu a admirava, apesar da distância. Ainda criança, ao passar na rua, admirava sua beleza. Por favor, não pense se tratar apenas de uma atração física, em absoluto. Eu a amava como pessoa, como IDEAL. Isso foi há muito tempo, agora, confesso que há outra…

“O quê? Que vergonha, V.! Traindo-me com uma MERETRIZ de lábios pintados e sorriso vulgar!”

Eu, Madame? Permita-me uma correção. Foi sua INFIDELIDADE que me arremessou aos braços dela!

Ahá! Ficou surpresa, não? Pensou que eu desconhecia suas escapadelas? Enganou-se. Eu SEI de tudo. Na verdade, não me surpreendi quando soube que você flertava com homens de uniforme.

- “Uniforme? E-eu não sei do que você está falando. Sempre foi você, V., o único amor em minha vi…”

Mentirosa! Meretriz! Ousa negar que se deixou envolver por ele com suas braçadeiras e botas?

Ah! O gato comeu sua língua? Foi o que pensei. Muito bem. A verdade foi revelada. Você não é mais MINHA Justiça. É a dele. Recebeu outro em sua cama. Faça bom proveito de seu novo amante.

- “Snif! Snif! Q-quem é ela? Como se chama?

Seu nome é ANARQUIA, e ela me ensinou mais como amante do que você supõe. Com ela aprendi que não há sentido na justiça sem LIBERDADE, é honesta, não faz promessas e nem deixa de cumpri-las como você. Eu costumava me indagar porque você nunca me olhou nos olhos. Agora eu sei. Por isso, adeus, cara dama. Nossa separação não me entristece, uma vez que não é mais a mulher que eu amei outrora. Eis um último PRESENTE, deixo a seus pés.

(V. coloca um artefato em forma de coração aos pés de sua ex-amada. Após a explosão, observa as chamas…)

As CHAMAS da liberdade. Que adorável! Quanta justeza, minha preciosa anarquia… Oh beldade, até hoje, eu te desconhecia!

Fonte: “V” de Vendetta.

Vera Vassouras é advogada, Mestra em Filosofia do Direito, professora universitária, tradutora e escritora, autora do livro O mito da igualdade jurídica - Notas críticas sobre a igualdade formal.


*