Tradutor

quinta-feira, 24 de março de 2011

As "estrelas" Dilma e Izabel

"Meus parabéns, que você é uma estrela que brilha e ilumina todo o Brasil", disse dona Izabel Mendes, artista popular de 86 anos, para a presidenta Dilma, que respondeu: "Estrela é você, exemplo de força que merece toda essa homenagem..."

Esse foi o ponto alto da cerimônia de inauguração da mostra "Mulheres, Artistas e Brasileiras", exposição que reune pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e objetos de grandes artistas do século XX, inclusive bonecas de cerâmica do Vale do Jequitinhonha (MG), representando a arte popular brasileira.


A exposição aberta ontem no Palácio do Planalto conta com obras de artistas consagradas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Djanira, Leda Catunda, Tomie Ohtake, Mira Schendel, Regina Silveira, Renina Katz, Fayga Ostrower, Maria Bonomi e outras.


Presidenta Dilma Rousseff cumprimenta dona Izabel Mendes Bonequeira durante cerimônia de abertura da exposição Mulheres, Artistas e Brasileiras
A artista do povo e a presidenta                 Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma fez uma homenagem especial a dona Izabel Mendes, artista popular de 86 anos, que desde os 7 anos cria bonecas de argila no Vale do Jequitinhonha. A arte das bonequeiras do Jequitinhonha é fonte de renda e ajudou muitas mulheres de lá a sair da pobreza.

O destaque da mostra é o quadro "Abaporu", de Tarsila do Amaral, graças ao empenho da presidenta Dilma, que negociou pessoalmente com o colecionador Eduardo Constantini a vinda da obra, que faz parte do acervo do Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires.

"Abaporu" significa "homem que come carne humana". O quadro é considerado ícone do Movimento Antropofágico deflagrado pelos modernistas brasileiros a partir de 1928. Os modernistas propunham "deglutir" a cultura estrangeira, produzindo releituras a partir da cultura e realidade brasileiras. 


Abaporu     Tarsila do Amaral                 Óleo sobre tela/1928


Blog do Planalto