Tradutor

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

No ar, o ABC! News

Gente, pra quem não me conhece...


Eu sou a blogueira Sônia Maria de Amorim.


Sou paulistana, filha de pai nordestino, das Alagoas, e de mãe paulista, do Vale do Paraíba.


Nos anos 70, estudante de Letras na USP e jornalismo na Casper Líbero, participei das movimentações estudantis e de rua para derrubada da ditadura militar. Daí as perseguições que sofri ao longo dos anos em muitos lugares em que trabalhei.


Sou Bacharel em Letras (Português-Inglês) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP - Universidade de São Paulo, Licenciada em Língua Portuguesa pela Faculdade de Educação da USP e Mestra em Ciências da Comunicação (Jornalismo e Editoração) pela Escola de Comunicações e Artes da USP.


Tenho livros e outros trabalhos publicados.


Trabalhei em pequenas, médias e grandes editoras, produzindo livros.


Ministrei aulas de "Redação Jornalística", "Técnicas de Editoração", "Produção de Texto", "Cultura e Literatura no Brasil", "Artes Gráficas", "Edição de Texto" e "Projeto Editorial de Livros Paradidáticos", em universidades públicas e particulares.


Meu temperamento, como já viram, é combativo. Não compactuo com bandalheiras. Nem faço vistas grossas. Daí, fui perseguida em muitos lugares em que trabalhei. Na USP fiquei só um semestre lecionando e um "mandando bala" em todas as direções. A universidade também abriga vaidades exacerbadas, abusos de poder, quadrilhas...  


Sonia Amorim não poderia, mesmo, durar muito lá...


O "Abra a Boca, Cidadão!" não é diletantismo. Não estou aqui preenchendo horas de ócio, passando o tempo... Levo muito a sério este espaço virtual.


Muitas vezes, na noite do dia anterior já estou pensando no meu post do dia seguinte. Pesquiso, leio, faço anotações. Embora não ganhe dinheiro com o blog, ganho em alegria, realização. Isso aqui é alimento pra minha alma ativista.


Ando em falta com o meu amigo e "cumpadi" DiAfonso, de Recife, mas sou co-editora do belo blog Terra Brasilis, com muito orgulho. Publico também no Portal do Luiz Nassif. E para desespero dos meus inimigos psicopatas criei e estou editando um novo blog, o Psicopatas, um blog dark, literalmente sujo, onde falo de gentalha.


O ABC! é blog ativista e jornalístico. Aqui trato de Direitos Humanos, Cidadania, Mídia.


Como blog jornalístico, posso fazer jornalismo informativo (notícias), jornalismo interpretativo (reportagens), jornalismo opinativo (artigos, editoriais), no mínimo.


Desde o último mês de abril, comecei a fazer posts também sobre um assunto particular, mas de interesse público. Muitos de vocês sabem do que estou falando. Como a "coisa" chegou num nível quase insuportável, com a "transformação" de dois inquilinos meus em agentes de violências de toda a ordem contra mim, e sendo assunto de interesse público, resolvi abrir um espaço, uma seção, para tratar dessa questão, sem prejuízo de outras postagens nas demais linhas editoriais que desenvolvo.


Para que os leitores não recebam apenas uma visão da blogueira-jornalista sobre o assunto, convido os que estão do outro lado a participar. Não só por meio de comentários, que deverão, claro, ser assinados e escritos de forma educada. Mas tenho interesse real em ouvi-los: ao vivo, por email, msn ou outra forma qualquer. Meus leitores quererão saber o que dizem os que me atacam.


Quero ouvir familiares (ex-cunhada, sobrinhos e cônjuges) e vizinhos envolvidos na questão. Este é um espaço democrático, pluralista, cidadão.


Não basta acompanhar os acontecimentos na Líbia, nos EUA e Europa ou nos morros do Rio de Janeiro. Um bairro simples, pequeno e até com certo encanto, como Engenheiro Goulart, Penha de França, pode muito bem virar notícia e ser motivo de interesse aos leitores aqui e em outros países, já que o mundo virou mesmo uma aldeia global.


Meu endereço eletrônico está aqui na coluna ao lado. Meus telefones vocês têm. Entrem em contato para oferecerem suas versões, sua contribuição.


O jornalismo investigativo e cidadão agradece.


                     "Rua da Discórdia", vários números. Onde os fatos se dão. Imagem: Google Maps.


*

SP: pausa para um carinho



Muitos que me acompanham na blogosfera e em minhas andanças no mundo têm manifestado apoio, carinho, solidariedade e até ajuda concreta, "braçal"... rss... para que eu enfrente a bandidagem que covardemente me ataca.

Quando alguns silenciam e se acovardam, ou até mudam de lado, outros tantos se aproximam, deixam um recado, oferecem um colinho gostoso... 

Gente, isso tudo me encanta e me emociona muito. E eu tinha que fazer essa pausa na "artilharia" diária que venho desferindo nesta trincheira virtual para agradecer publicamente.

O Generoso, o Misericordioso, o Compassivo, o Altíssimo... é maior que tudo. Deus é Mais. Muito Mais. E sempre coloca em nosso caminho, durante as "intempéries", uma palavra amiga, um braço mais forte, mãos estendidas.

A vocês todos, meus companheiros e companheiras de jornada na blogosfera e no planeta, minha gratidão infinita. Contem também, sempre, com a blogueira e a cidadã.

Grande, apertado e caloroso abraço, queridas e queridos!

A todos ofereço um belíssimo vídeo, com uma canção extraordinária, uma das que mais amo e que mais me fortalecem.



Link do vídeo

Morning has broken  Raiou a manhã   Cat Stevens

MORNING HAS BROKEN  Raiou a manhã

LIKE THE FIRST MORNING  
Como se fosse a primeira
BLACKBIRD HAS SPOKEN  
O pássaro cantou
LIKE THE FIRST BIRD  
Como se fosse o primeiro
PRAISE FOR THE SINGING  Louvemos 
o canto
PRAISE FOR THE MORNING  Louvemos a
 manhã
PRAISE FOR THEM SPRINGING  Louvemos o
 brotar dessas coisas
FRESH FROM THE WORLD  
Recém-chegadas ao mundo
SWEET THE RAIN'S NEW FALL  
Docemente cai a primeira chuva
SUNLIT FROM HEAVEN  
Iluminada pelos céus
LIKE THE FIRST DEW FALL 
Como o primeiro orvalho
ON THE FIRST GRASS  Sobre 
a primeira grama
PRAISE FOR THE SWEETNESS OF THE WET GARDEN  Louvemos a
 doçura do jardim orvalhado
SPRUNG IN COMPLETENESS  
Brotado por completo
WHEN HIS FEET PASS  
Quando Ele passa
MINE IS THE SUNLIGHT  
Minha é a luz do sol
MINE IS THE MORNING  
Minha é a manhã
BORN OF THE ONE LIGHT EDEN SAW PLAY  Nascida de uma luz que o
 Éden viu vibrar
PRAISE WITH ELATION  Louvemos
 com alegria
PRAISE EVERY MORNING
  Louvemos cada manhã
GOD'S RECREATION OF THE NEW DAY  
A recriação divina de um novo dia


*