Tradutor

domingo, 17 de março de 2013

Em Nova York, com Yoani Sánchez


A ativista e blogueira cubana Yoani Sánchez está em Nova York. Logo que chegou, a blogueira participou de colóquio na Escola de Jornalismo da Universidade de Colúmbia e recebeu o honroso e tradicional Prêmio Maria Moors Cabot, que ganhou há 4 anos. A escritora cubana concede entrevistas à imprensa, passeia, descansa, encontra amigos e curte a neve.

Ainda esperando confirmação, especula-se que a dissidente cubana foi convidada para falar nas Nações Unidas, no próximo dia 21. Uma glória!

E na blogosfera brasileira... silêncio sepulcral.

Será que só esta cidadã blogueira e este brioso ABC! têm interesse em acompanhar o périplo da internacional blogueira cubana?

Em seu Twitter ela comemora a Liberdade:

En las calles de New York, camino, respiro profundo, estiro los brazos... soy libre! 


                                                                                                             No Google


Nas ruas















          A bandeira de Cuba em NY

                                                           Na Apple

                                                                        Entrevista ao Martí Notícias

(Imagens do Twitter @yoanisanchez)


Vídeo - Na Universidade de Colúmbia



mmmmmm

Suprema Falta de Decoro


Esta escritora e blogueira paulistana, neste momento, todos os dias, o dia todo, há 3 anos, vive imersa numa criminosa situação de vida, promovida por mulher oportunista, desonesta e violenta, e seus comparsas, que desferem violências de todo o tipo contra a escritora-blogueira. Desta forma, tentam silenciar denúncias, impedir reparação de direitos violados e manter a impunidade. 

Quem semeia pimentas, não pode colher morangos...



COMUNICAÇÃO E PODER


“Acima do conhecimento, acima das notícias, acima da inteligência, o coração e a alma do jornal reside em sua coragem, em sua integridade, sua humanidade, sua simpatia pelos oprimidos, sua independência, sua devoção ao bem estar público, sua ansiedade em servir à sociedade.”
                                                                                                        Joseph Pulitzer

                                (PIG, "porco" em inglês: Partido da Imprensa Golpista)


Jornalistas e Juízes podem ser amigos?



Paulo Nogueira, do Diário do Centro do Mundo, diz que faltou pudor ao colunista Merval Pereira como também aos ministros do STF, Gilmar Mendes e Ayres Britto, que prestigiaram o lançamento do seu livro em Brasília; segundo ele, há uma relação incestuosa entre o Judiciário e a mídia


Paulo Nogueira, do Diário do Centro do Mundo

Já falei de Mensalão, o livro de Merval.


Volto ao assunto, depois de ver fotos do lançamento em Brasília. Figuras eméritas da Justiça Nacional correram, sorridentes, a prestigiar a cerimônia.


O pudor, se não a lei, deveria impedir este tipo de cena. Veja as expressões de contentamento e cumplicidade. Que isenção se pode esperar da Justiça brasileira em casos relevantes que porventura envolvam Merval e, mais ainda, a Globo?

Mas o pudor se perdeu há muito tempo. Em outra passagem imoral desse interesseiro caso de amor entre mídia e justiça, o ministro Gilmar Mendes compareceu sorridente, em pleno julgamento do Mensalão, ao lançamento de um livro de Reinaldo Azevedo em que os réus eram massacrados.

Ali estava já a sentença de Gilmar.

O grande editor Joseph Pulitzer escreveu, numa frase célebre, que “jornalista não tem amigo”. Ele próprio viveu em reclusão para evitar que amizades influenciassem os rumos do jornal que comandou.

Para que você tenha uma ideia da estatura de Pulitzer, foi ele quem rompeu com a tradição de publicar as notícias na ordem cronológica. Ele estabeleceu a hierarquia no noticiário. Estava inventada a manchete, bem como a primeira página.

Era um idealista. “Acima do conhecimento, acima das notícias, acima da inteligência, o coração e a alma do jornal reside em sua coragem, em sua integridade, sua humanidade, sua simpatia pelos oprimidos, sua independência, sua devoção ao bem estar público, sua ansiedade em servir à sociedade”, escreveu.

Tinha uma frase que me tem sido particularmente cara na carreira: “Jornalista não tem amigo.”

Como a “Deusa Cega da Justiça”, afirmava Pulitzer, ele ficava ao largo das inevitáveis influências que amizades com poderosos trazem. “O World [seu jornal], por isso, é absolutamente imparcial e independente.”

Merval tem muitos amigos, como se vê na foto deste artigo. Não é bom para o jornalismo que ele faz. E pior ainda é que ele é correspondido no topo da Justiça brasileira.

Juízes, como os jornalistas, não deveriam ter amigos, como pregou Pulitzer. Pelas mesmas razões.

Os nossos têm, e parecem se orgulhar disso, como se vê na foto acima.