Tradutor

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

2012: Revolução Mundial ou Fim do Mundo ?



Amigos leitores se referiram ao propalado "Fim do Mundo" previsto para 23 de dezembro de 2012, segundo interpretação de estudiosos do calendário maia.


Lao-Tsé, filósofo chinês, no livro sagrado Tao-Te-King, diz que "Tudo o que tem um começo tem um fim"... Isso vale para todos os seres viventes, como sabemos, para coisas e objetos, situações, relacionamentos... e também para os mundos, imagino.




Com tudo o que a humanidade vem semeando por séculos em termos de atrocidades contra o planeta, a natureza e os mais frágeis, humanos, plantas e animais, não é difícil perceber a resposta traduzida em terremotos, tsunamis e outras catástrofes. Lei da Ação e Reação. Simples assim. Que vale para tudo, não só na física.


Por outro lado, o fim pode ser mais simbólico: fim de uma mentalidade de ganância e espoliação do homem pelo homem. Fim de uma era marcada por um capitalismo desumano, feroz, selvagem. E início de um mundo de maior fraternidade e solidariedade.


Uma parcela considerável da humanidade está empenhada nisso. Vimos recentemente as mobilizações mundiais exigindo democracia, respeito aos mais frágeis, liberdade, igualdade. Aqui no blog participamos ativamente deste movimento da cidadania planetária: World Revolution.


Nesse momento de começo de um ano, penso que deveríamos procurar nos sintonizar com o que houver de melhor no mundo e empenhar nossos esforços, dentro de nossos pequenos e anônimos cotidianos, pela Justiça. Como disse na mensagem de final de ano, a Justiça nos trará pão, trabalho, oportunidades iguais para todos, liberdade, igualdade, proteção aos mais frágeis, Paz.


Abaixo, trago para vocês mais uma extraordinária canção. Não se apeguem demasiadamente às imagens. Nem todas foram felizes. Mas desfrutem da letra maravilhosa e da harmonia magistral dessa belíssima canção.




Link do vídeo


Música: Flávio Venturini
Interpretação: 14 Bis


*