Tradutor

domingo, 28 de agosto de 2011

Lula no palanque



Eterno Presidente Lula: o foco agora é São Paulo. A meta: "desinfetar" a Prefeitura e o Governo do Estado. Defenestrar, despachar demotucanos. Sanear, higienizar. E "reconstruir" São Paulo. Primeiro a cidade. Depois o Estado, em 2014. Com a reeleição da Presidenta Dilma, claro.


Com foco em São Paulo, Lula monta cenário eleitoral para 2012


O esforço do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para viabilizar a candidatura de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo subordina a lógica da montagem dos palanques do PT em capitais estratégicas na eleição de 2012.


Lula definiu a Grande São Paulo e outras cinco capitais no país como focos de sua atuação, informa reportagem de Vera Magalhães publicada na Folha deste domingo (íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).


Nesses lugares, o ex-presidente deve se empenhar para influenciar sobre qual deverá ser o candidato do PT ou, ainda, os casos em que o partido deve sacrificar candidatos em nome de alianças.


Os vetores a nortear as conversas de Lula são dois: replicar a aliança que dá suporte à presidente Dilma Rousseff em Brasília no maior número possível de grandes cidades e vencer o PSDB nos redutos nos quais o partido é mais forte, como São Paulo e Minas.


Arte - LULA NO PALANQUE Onde o ex-presidente concentra a articulação eleitoral
Folha Online
*

Uma voz contra a corrupção



O ativista indiano de 74 anos, Anna Hazare, encerrou greve de fome que vinha fazendo para exigir do Parlamento emenda à lei anticorrupção, entre outros. O protesto pacífico de Hazare gerou uma crise política na Índia, pois o cidadão ativista teve amplo apoio popular. O Parlamento teve que ceder.


Ativista indiano anticorrupção rompe seu jejum


Anna Hazare interrompeu a greve de fome que mantinha há 12 dias após o Parlamento indiano aprovar algumas de suas exigências



O ativista Anna Hazare rompeu hoje o jejum que mantinha há 12 dias no centro de Nova Délhi, depois que o Parlamento indiano adotou ontem à noite suas exigências para reforçar a luta contra a corrupção.


Hazare, de 74 anos, e que deu por finalizada sua greve de fome bebendo água de coco misturada com mel que lhe ofereceram algumas meninas, será hospitalizado nas próximas horas para ser submetido a uma revisão médica devido a seu precário estado de saúde.


                         Anna Hazare cumprimenta manifestantes no momento em que interrompeu 
                         sua greve de fome. Foto: AFP


Ativista Anna Hazare quebra jejum ao tomar água de coco com mel, mistura oferecida por duas meninas. (Foto: Manan Vatsyayana / AFP Photo)

Ativista Anna Hazare quebra jejum ao tomar água de coco com mel, mistura oferecida por duas meninas. (Foto: Manan Vatsyayana / AFP Photo) G1O Parlamento indiano iniciou neste sábado um debate especial sobre as exigências do ativista Anna Hazare, de 74 anos, para colocar fim à greve de fome que mantém há 11 dias, período em que já perdeu sete quilos. A principal exigência de Hazare era uma emenda à lei anticorrupção, conhecida como Lokpal, para que abranja todas as camadas da administração pública, seja aplicada no conjunto do país e inclua uma carta de defesa dos direitos cidadãos. 



Após as fortes reservas, o Partido do Congresso (governista) demonstrou-se nas últimas horas disposto a aceitar as condições, para colocar fim à crise política gerada pelo protesto do ativista, que conta com forte apoio popular. 


                    Foto: EFE                                    Estudantes apoiam Anna Hazare com cartazes