Tradutor

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Noite de São João: Fé na Festa!

Feriadão, Noite de São João...

Deixemos de lado, por um momento, tristezas e preocupações.

Mágica noite de Alegria e Encantamento.

Fé na Festa!





Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=SoybVzCw-rc&feature=related




Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=-7m3t6vbuDw&feature=fvwrel

*

São João: do Nordeste para o Mundo

Esse País chamado Nordeste...

Alegria! Muita Alegria no Coração!





Video: http://www.youtube.com/watch?v=8AUFgtCNB9o


*

Dilma no Maior São João do Planeta

E a presidenta Dilma Rousseff mostrou ontem que não prestigia só as festas elitistas dos "serpentários midiáticos", como fez meses atrás na majestosa Sala São Paulo, em comemoração aos 90 anos daquele "jornal"...

Dilma só não dançou forró, mas esteve em Caruaru, a Capital do Forró,  para conhecer in loco uma das maiores manifestações da cultura popular planetária: o São João de Pernambuco.

Leia mais abaixo e no Blog do Planalto.

No maior São João do mundo, presidenta Dilma
valoriza cultura popular brasileira  


Presidenta Dilma Rousseff durante visita ao pavilhao da festa 
junina da cidade de Caruaru. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff participou, nesta quarta-feira (22/6), de uma das maiores manifestações populares do mundo: a festa de São João em Caruaru (PE). Ao longo do mês de junho, a cidade vive a grande celebração da cultura brasileira, atraindo mais de um milhão de pessoas em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro. Palhoças, quadrilhas, literatura de cordel, poesia matuta, cantadores, arraiais, shows, exposições, fogueiras, bandeirinhas e comidas típicas marcam o festejo.

Durante todo o mês, mais de 300 artistas e grupos se apresentam na cidade. Os investimentos, somando prefeitura e governos estadual e federal, ultrapassam os R$ 8 milhões. A expectativa do município é que sejam movimentados aproximadamente R$ 80 milhões na economia da cidade, gerando mais de dez mil empregos temporários, entre diretos e indiretos.

Neste ano, são quatro os homenageados: o forrozeiro Avenor Lopes, o teatrólogo Vital Santos e os cantores Jorge de Altinho e Israel Filho. Segundo a prefeitura, “cada um em sua área, os quatro contribuíram para que a cidade ganhasse o título de Capital do Forró, promovendo o maior São João do Mundo”.



Presidenta Dilma Rousseff conversa com o filho do 
Mestre Vitalino, Severino Vitalino, durante visita 
à Casa-Museu Mestre Vitalino. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR


Mestre Vitalino – Mais cedo, ao desembarcar na cidade, a presidenta Dilma visitou a Casa-Museu Mestre Vitalino, que guarda obras do famoso ceramista popular e músico pernambucano Vitalino Pereira dos Santos (1909 – 1963). Filho de lavradores, Vitalino começou, ainda criança, a modelar pequenos animais com as sobras do barro usado por sua mãe na produção de utensílios domésticos para serem vendidos na feira. Ele criou, na década de 1920, a banda Zabumba Vitalino, da qual era o tocador de pífano principal.

Sua atividade como ceramista permaneceu desconhecida do grande público até 1947, quando o desenhista e educador Augusto Rodrigues (1913 – 1993) organizou no Rio de Janeiro a 1ª Exposição de Cerâmica Pernambucana, com diversas obras suas. Seguiu-se, então, uma série de eventos que o tornou conhecido no Brasil e no exterior.

Em 1971, oito anos após sua morte, foi inaugurada no Alto do Moura, no local onde o artista residiu, a Casa-Museu Mestre Vitalino. No espaço, administrado pela família, estão expostas suas principais obras além de objetos de uso pessoal, ferramentas de trabalho e o rústico forno a lenha em que fazia suas queimas.

*