Tradutor

domingo, 12 de maio de 2013

Ser Mãe em São Paulo


PREFEITURA PROMOVE RODA DE DIÁLOGO "SER MÃE EM SÃO PAULO"



Muitas vezes, tudo o que precisamos é dar voz a toda essa diversidade. Esperamos que esse diálogo seja apenas o começo. Nesses quatro anos, queremos escutá-los de modo que possamos nos enxergar no lugar do outro para, enfim, construirmos uma São Paulo melhor e mais solidária para todos.

                                         Ana Estela Haddad, primeira-dama da cidade de São Paulo


Primeira-dama, Ana Estela Haddad    SECOM/PMSP


Primeira-dama promove diálogo entre mulheres para a discussão dos desafios da mãe paulistana

Atividade integra evento em comemoração ao Dia das Mães. Atrações musicais, feira gastronômica, brincadeiras, oficinas e palestras serão realizadas no Vale do Anhangabaú até domingo.


Maria Amélia Vampré Xavier tem 87 anos de idade e é mãe de um senhor com deficiência intelectual. Quando muito pouco se sabia sobre a criação de crianças deficientes intelectuais, Maria Amélia se juntou a outros pais que enfrentavam o mesmo problema e fundou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Paulo na década de 60. Atualmente, a rede de APAEs está presente em mais de 2 mil municípios de todo o território brasileiro.

Entre 2008 e 2012, a jovem Alana viveu pelas ruas de São Paulo. Durante parte deste período, teve de lidar com o desafio de criar um de seus filhos. Atualmente, a jovem é atendida por uma organização social e, recentemente, voltou a estudar e já tem planos para entrar no mercado de trabalho.

Maria Amélia e Alana são duas das várias mulheres que contaram sua história na manhã deste sábado (11), em meio à roda de diálogo "Ser Mãe em São Paulo", no Vale do Anhangabaú. Mediada pela primeira-dama Ana Estela Haddad, a atividade reuniu depoimentos que tinham como intuito levantar discussões acerca da diversidade das mães paulistanas e o papel da maternidade na sociedade contemporânea.

"Estamos aqui hoje para compartilhar a experiência dessas mulheres que assim como tantas outras paulistanas, lidam com o desafio de ser mãe em São Paulo", afirmou Ana Estela na abertura do evento. A maternidade exercida por cadeirantes, migrantes, casais homoafetivos e soropositivos esteve entre os temas discutidos ao longo de mais de três horas de conversa.

Em diversos momentos, a primeira-dama chamou atenção para o mundo de vozes que definem a mãe paulistana. “Muitas vezes, tudo o que precisamos é dar voz a toda essa diversidade. Esperamos que esse diálogo seja apenas o começo. Nesses quatro anos, queremos escutá-los de modo que possamos nos enxergar no lugar do outro para, enfim, construirmos uma São Paulo melhor e mais solidária para todos”, comentou.

O prefeito Fernando Haddad esteve presente e acompanhou o debate. “Estamos inaugurando uma nova forma de lidar com o Dia das Mães. Nós tivemos a oportunidade de ouvir depoimentos muito importantes que têm o objetivo de humanizar, de criar uma cidade mais tolerante e um olhar mais atento para as mães paulistanas em toda a sua complexidade de vida de mulher moderna - não apenas na condição de mãe, mas de trabalhadora, de cidadã”, comentou o prefeito após o encerramento da roda de conversa.

A ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, a secretária adjunta da Secretaria de Direitos Humanos, Larissa Beltramim, e as secretárias Luciana Temer, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Marianne Pinotti, da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, e Denise Motta Dau, da Secretaria de Política para as Mulheres, também participaram da roda de diálogo.

Durante a tarde, a primeira-dama assistiu às apresentações do grupo de ballet da Associação Fernanda Biandrini, cujas integrantes são mulheres portadoras de deficiência visual, e da cantora Tulipa Ruiz. Ana Estela visitou ainda as tendas que integram o evento promovido pela Prefeitura. São espaços onde mulheres puderam obter informações, orientações e atendimento à saúde, inclusive. Informações sobre a Lei Maria da Penha, o teste do pezinho, aleitamento materno e orientações sobre adoção estão entre os serviços prestados.

O evento reuniu ainda oficinas de temas diversos. Havia oficinas de bonecas, de cuidados com a pele da gestante, de compartilhamento das atividades domésticas, de tai chi e práticas alternativas, de tênis de campo e de cartonagem.



Pedalada


Neste domingo (12), para encerrar o evento, a Secretaria de Esportes convida as mães e filhos a participar da pedalada no Centro Histórico de São Paulo. A atividade contará com a presença do prefeito Fernando Haddad e da primeira-dama, Ana Estela Haddad. O passeio terá início às 10 horas, em frente à sede da prefeitura, no Viaduto do Chá, e terminará em frente ao prédio dos Correios.


*