Tradutor

quarta-feira, 27 de junho de 2012

SP: Se alguém estiver olhando, a violência pára...



O filósofo francês Michel Foucault afirmou que todos nós agimos de modo diferente se estivermos sendo vigiados. Exemplo: se estivermos num ambiente onde há câmeras por toda a parte, gravando, filmando a movimentação das pessoas, nosso comportamento muda. Atos ilícitos podem ser inibidos se o delinquente souber que sua ação está sendo monitorada.




Criminosos geralmente são covardes. E não pretendem ser descobertos. Violência física, moral, psicológica pode ser coibida se a vítima contar o que sofre para a vizinhança, colegas de trabalho, familiares, conhecidos e outros.


As pessoas em geral têm medo de intervir, de tomar partido, de serem testemunhas. Mas às vezes basta um olhar incisivo, e os criminosos já se amedrontam...


Eles são covardes e atuam geralmente em bando, pelas costas, nas sombras.


Este blog foi criado em 15 de outubro de 2010. Escrevi e publiquei meses e meses sobre Política, Comunicação, Mídia... O ABC! trabalhou intensivamente para eleger Dilma Rousseff. Mas em abril de 2011, infelizmente tive que trazer para o blog minha vida particular e as violações de direito que sofria e sofro. Isso tem me ajudado a ter mais visibilidade na minha luta e proteção à minha integridade física.


Vamos todos usar as novas tecnologias da comunicação e as redes sociais a nosso favor.


Está sofrendo violência? Denuncie, conte, comunique, abra a boca!...


Ficou sabendo de violência? Não tenha medo, seja solidário. Mostre ao criminoso que você está vendo a violência que ele está praticando... 


A Anistia Internacional, organização que há 50 anos defende a liberdade e os direitos humanos no mundo, produziu um vídeo simples, que mostra claramente essa situação.




Se alguém estiver olhando, a violência pára.


Link do vídeo


Anistia Internacional no Brasil: www.anistia.org.br
*