Tradutor

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Khadafi e a bestialidade humana



É... talvez esta blogueira seja muito sensível, mesmo. Mas as imagens que vejo desde ontem nos portais dos grandes jornais, das agências de notícias, são aterradoras, estarrecedoras. "Perturbadoras", como declarou a alta comissária de Direitos Humanos da ONU.


A animalidade, a bestialidade daquele bando de "rebeldes" que cercam um ensanguentado Khadafi, ainda vivo, berrando, urrando, grunhindo como animais... e depois, com a mesma selvageria, inebriados pelo sangue, já diante de um cadáver.


Eu queria falar sobre isso, sobre as marchas mundiais pela democracia, pela justiça, que vêm acontecendo em tantos países, mobilizações cheias de indignação, mas em geral pacíficas e até muitas vezes bem humoradas... e sobre esse mundo animal que ainda sobrevive no chamado mundo civilizado.


Não consigo escrever mais.


Talvez seja uma fragilidade desta alma artista-mística-ativista...


Enterro é cercado de mistérios



Reprodução de imagem da TV árabe Al Jazira mostra imagem do coronel Kaddafi caído
O enterro de Muammar Kaddafi, ex-presidente da Líbia, está cercado de mistérios e informações desencontradas. As autoridades do Conselho Nacional de Transição (CNT), que governam o país provisoriamente, evitam detalhar o local onde o corpo será enterrado e informar a data da cerimônia para evitar peregrinação e manifestações.
A morte de Kaddafi levanta uma série de dúvidas sobre as circunstâncias exatas de sua captura. Fotos e vídeos mostraram o ex-líder vivo e ensanguentado, logo depois da captura, em uma ofensiva contra sua cidade natal, Sirte. Também há imagens que mostram que Kaddafi foi capturado e arrastado pelas ruas e teve o corpo agredido.

Há informações também de que Mutassim Kaddafi, filho do ex-presidente e ex-conselheiro de segurança nacional, morreu na ofensiva. Os relatos sobre a morte de Saif Al Islam, filho de Kaddafi apontado como seu sucessor, são conflitantes. O ministro da Justiça interino da Líbia, Mohammad Al Alagi, disse que Islam foi capturado e estava hospitalizado e não há mais informações.
O corpo de Kaddafi, segundo integrantes do CNT, é mantido em uma mesquita em Misrata, cidade para onde ele foi levado depois de sua captura na cidade de Sirte – cidade natal de Kaddafi. No entanto, representantes do conselho informaram que o sepultamento do ex-presidente ocorrerá seguindo os preceitos muçulmanos e respeitando o corpo. Ontem (20), entretanto, o corpo de Kaddafi foi exposto pelas ruas de Misrata.


ONU quer investigação
A situação levou a alta comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Navi Pillay, a defender uma investigação completa sobre a morte de Kaddafi. Pillay classificou como “perturbadoras” as imagens que mostram que o ditador estava vivo quando foi capturado, segundo seu porta-voz, Rupert Colville.

O Conselho Nacional de Transição da Líbia nega ter executado Khadafi. Segundo o órgão, ele morreu em decorrência de um tiro na cabeça, em meio aos embates entre seus simpatizantes e os opositores ao antigo regime.

Porém, o médico Ibrahim Tika, que examinou o corpo, disse que ele morreu por causa de um tiro no abdome. “Kaddafi estava vivo, quando foi preso, e morreu depois. Uma bala perfurou seu intestino”, contou o médico. “Depois, ele recebeu um tiro na cabeça”, acrescentou.

As informações do médico aumentam as controvérsias sobre as circunstâncias da morte do ex-presidente. O emissário do CNT na França, Mansour Saif Al Nasr, negou que Khadafi tenha sido vítima de linchamento.

Os relatos de integrantes do conselho são de que Khadafi estava a bordo de um jipe, em meio a um comboio que foi alvo de tiros dos opositores. O ex-presidente, segundo o CNT, tentou escapar entrando em um esgoto, tendo, em uma mão, uma metralhadora kalachnikov e na outra, uma pistola. Mas foi rendido e deixou de reagir.

Operação da Otan

Um dia após a morte de Muammar Kaddafi, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, afirmou que a intervenção militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no país africano chegou ao fim. O mandatário francês pediu que o povo líbio adote o “perdão, a reconciliação e a unidade.”

Também nesta sexta-feira 21, o ministro de Relações Exteriores da França, Alain Juppé, disse que o país vai apoiar as autoridades interinas da Líbia na transição para um governo democrático. “Nosso objetivo não era matar Gaddafi e sim forçá-lo a abandonar o poder”, destacou.

Os países membros da Otan devem se reunir durante a tarde em Bruxelas, na Bélgica, para debater sobre o final das operações militares na região, iniciadas em 31 de março.

Segundo o CNT, a proclamação da libertação total da Líbia deve ocorrer entre sexta-feira e sábado, colocando fim ao conflito que já dura oito meses e matou pelo menos 30 mil pessoas.

O CNT, reconhecido como representante legítimo do povo líbio pela ONU e outros 60 países, publicou em setembro uma “declaração constitucional”. Pelo documento, um governo de transição deve ser adotado em até um mês após a proclamação da libertação.

O governo de transição deve organizar eleições gerais em oito meses e entregar os poderes a uma Assembleia eleita.


Com informações  da AFP, Agência Brasil, da BBC Brasil e da emissora pública de rádio da França.
*Veja mais notícias da AFP.

Quem matou Khadafi ?



A Anistia Internacional  exige investigação para apurar as circunstâncias da morte do coronel Muammar Khadafi, líder deposto da Líbia, que morreu ontem em Sirte, sua cidade natal, após ser preso.


Também o Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos pediu investigação ampla, ante a possibilidade de que Khadafi tenha sido sumariamente executado.


Khadafi foi capturado vivo e recebeu um tiro na cabeça, segundo algumas fontes, episódio parecido com a execução de Osama Bin Laden. Hoje já se fala em tiros na barriga e intestinos. Há relatos de que o coronel, ao ser capturado, suplicou: "Não atirem! Não atirem, meus filhos!"



Como sabem, aqui defendemos os direitos humanos, não a lei da selva. Bestas enfurecidas devem ser enjauladas. Até os assassinos mais crueis devem ter reconhecido seu direito a julgamento por um tribunal imparcial. Ninguém tem autoridade para executar ninguém.

E reiteramos o que foi dito ontem:


Esperamos que as lideranças mundiais não venham a público "comemorar" a morte do coronel, como fez o arrogante dono do mundo e Prêmio Nobel da "Paz", Barack Obama, após a execução de Bin Laden perpetrada por norte-americanos. Não se comemora morte de quem quer que seja, mesmo dos inimigos mais atrozes.

Khadafi é uma figura no mínimo controversa. Há os que o eudeusam e os que o condenam como sanguinário ditador.

O ABC! não fará nem uma coisa nem outra. Torcemos e vibramos pela população líbia. Para que cesse a violência no país e para que o povo líbio encontre muito em breve o caminho do desenvolvimento, da Justiça e da Paz.

Leiam mais abaixo.



Fim sem misericórdia levanta questão: quem matou Kadafi?


Relatos inconsistentes provocam dúvidas sobre quem desferiu golpe fatal contra ex-líder morto em sua cidade natal, Sirte.


Retirado à força de uma tubulação, um Muamar Kadafi ferido ergueu suas mãos para o céu e implorou aos combatentes do Conselho Nacional de Transição da Líbia: "Não me matem, meus filhos." Dentro de uma hora, ele estava morto, mas não sem antes ter seu corpo vingado por décadas de ódio. Tropas puxavam os cabelos do excêntrico ditador e desfilaram seu corpo ensanguentado no capô de uma caminhonete.


O fim violento do líder na cidade onde nasceu, Sirte, representou a morte de um regime que comandou com mãos de ferro durante 42 anos e foi derrubado por um levante popular iniciado em fevereiro que se tornou uma sangrenta guerra civil. Kadafi, foragido havia dois meses, foi o primeiro chefe de Estado deposto pelas revoltas da Primavera Árabe que acabou morto.


Antes da confirmação oficial da morte, uma profusão de imagens de seu corpo começou a circular pela internet. O canal de TV Al-Jazeera levou ao ar um vídeo com um Kadafi muito ferido, mas ainda vivo, sendo arrastado por homens armados até uma caminhonete. A rede transmitiu em seguida uma filmagem da parte superior de seu corpo, parcialmente despido, com um rosto apático e ferido por uma bala na cabeça. Nela, combatentes anti-Kadafi celebravam, fazendo disparos para o ar. Um terceiro vídeo, publicado no YouTube, mostrou tropas cercando animadamente o corpo do líder deposto, aparentemente sem vida. A cabeça era puxada pelos cabelos para enfatizar nas fotografias o rosto do homem morto.


Essas perturbadoras imagens do corpo de Kadafi levantam questões sobre o autor do golpe fatal e sobre como foi executada a operação dos combatentes com auxílio da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).


Confira abaixo os principais relatos que apontam como seu longevo regime chegou ao fim:


- Uma autoridade europeia que estava a par das operações da Otan disse que há dias existiam fortes suspeitas de que Kadafi e seus filhos estavam escondidos em três edifícios localizados no quadrante noroeste de Sirte. O oficial, que falou anonimamente, disse que a Otan e os combatentes do CNT acreditavam que, se Kadafi estava em um daqueles prédios, tentaria fugir a qualquer momento.


- Nas primeiras horas da quinta-feira de 20 de outubro, as forças revolucionárias retomaram uma ofensiva em Sirte contra os partidários de Kadafi, que haviam recuado para um bloco de prédios com uma área aproximada de 600 m².


- Um comboio composto por cerca de 80 veículos saiu do prédio, e as tropas leais ao CNT tentaram interceptá-lo, segundo relato de Fathi Bashagha, porta-voz do Conselho Militar de Misrata. No comboio que levava o líder deposto também estava Abu Bakr Younis Jabr, líder do Exército, e Mutassim, um dos filhos de Kadafi. Um avião não-tripulado dos EUA avisou a Otan, que ordenou um ataque aéreo contra os veículos.


- De acordo com o ministro da Defesa da França, Gerard Longuet, por volta das 8h30 do horário local (4h30, horário de Brasília), o ataque foi lançado por jatos franceses a cerca de 3 km a 4 km a noroeste da cidade, forçando os veículos a parar.


- Em terra, os combatentes atacaram os partidários de Kadafi com foguetes, morteiros e armas, em uma batalha campal que durou três horas. Alguns membros do comboio escaparam a pé dos veículos, relatou Bashagha, enquanto eram perseguidos.


- O líder deposto e seus companheiros buscaram refúgio em uma tubulação sob uma estrada não muito longe do local do bombardeio.


Combatente do CNT mostra um duto de concreto onde Kadafi teria sido capturado
em Sirte, segundo uma das versões para a morte do líder deposto da Líbia Foto: AFP

- Forças do CNT cercaram Kadafi. "Primeiro, atiramos neles com morteiros, mas sem sucesso. Então fomos a pé. Um dos homens de Kadafi saiu agitando seu rifle para o ar... assim que viu meu rosto, começou a atirar em mim. Acho que Kadafi deve ter dito a eles para que parassem. 'Meu mestre está aqui, meu mestre está aqui', disse, 'Muamar Kadafi está aqui e está ferido'", completou o combatente Salem Bakeer à Reuters.


- Kadafi, então, foi retirado à força do esconderijo sem apresentar resistência e obrigado a entregar sua arma de ouro, segundo autoridades interinas. Com sérios ferimentos, perguntou aos combatentes que estavam do lado de fora: "O que vocês querem? Não me matem, meus filhos." De acordo com relatos, a captura ocorreu por volta das 12h do horário local (8h, horário de Brasília).


- Autoridades do governo interino dizem que Mutassim, um dos filhos do Kadafi, morreu durante a captura do pai.


Os momentos finais de Kadafi foram descritos pelo primeiro-ministro do governo interino da Líbia, Mahmoud Jibril, horas depois do anúncio oficial de sua morte:


- Segundo Jibril, um "relatório forense" apontou que Kadafi foi morto por um ferimento de bala na cabeça durante tiroteio entre os dois lados do conflito - em um argumento que parece ter a intenção de indicar que ele não foi executado.


- Segundo Jibril, Kadafi estava em boa saúde quando foi encontrado e, ao ser retirado da tubulação, levou um tiro no braço direito.


- Os combatentes arrastaram Kadafi ferido até uma caminhonete.


Veja vídeo de Kadafi capturado com vida:


Link do vídeo


- Enquanto o veículo se movia, uma bala do tiroteiro entre os combatentes do CNT e partidários do líder teria atingido Kadafi na cabeça.


- De acordo com o premiê, Kadafi morreu poucos minutos antes de chegar ao hospital.


- Apesar da versão oficial, especialistas estrangeiros que viram fotos do corpo de Kadafi dizem que os ferimentos parecem ter sido causados por disparos de arma a curta distância, e não por fogo de alta velocidade disparado por rifles de assalto à distância.


- O corpo do líder deposto foi levado para a cidade vizinha de Misrata, que as forças de Kadafi cercaram durante meses. Mohammed, um residente do local, alegou que esteve na mesquita para onde o corpo de Kadafi foi levado. À BBC, disse: "É definitivamente ele, é seu cabelo, seu rosto, saberia disso em qualquer lugar - todos os líbios saberiam."