Tradutor

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O megashow da blogueira popstar no Brasil


YOANI SÁNCHEZ NO BRASIL



                                                                                                         Facebook/Yoani


"E, como toda atitude imbecil tem seu efeito bumerangue, a visita de Yoani Sánchez, que deveria mobilizar pouca gente, apenas os muito interessados em conhecer detalhes do cotidiano cubano, acabou se tornando um grande evento, um evento-espetáculo. Quem não sabia quem era a moça agora sabe; e sabe mais ainda, de que são capazes seus adversários quando se sentem contrariados."


O som, a fúria e o nada

Carlos Brickmann

Há certas coisas difíceis de entender.


Um jornalista (que trabalha numa grande empresa, das mais atacadas pelos fanáticos que se consideram de esquerda) proclama seu orgulho de ser intolerante e fundamentalista. Outro jornalista diz que, como petista, considera o senador Eduardo Suplicy, fundador do PT, “meio tucano”. Outro jornalista sugere que se vá a uma comunidade pobre e se verifique o que é que seus moradores preferem: saúde, alimentação ou liberdade de expressão. E conclui que ninguém ali estaria tão preocupado assim com a liberdade de expressão. Portanto, Cuba é ótima.

Houve época em que multidões de italianos aceitaram a ditadura fascista porque o ditador Benito Mussolini fez os trens andarem no horário. Mas não era contra esse tipo de pensamento que a esquerda se colocava?

Toda essa exacerbação ocorreu há poucos dias, com a visita da blogueira cubana Yoani Sánchez ao Brasil. Houve, entre as cenas horrorosas de tentativa de intimidação da blogueira, de promoção de tumultos e gritarias para impedi-la de falar, algumas coisas até engraçadas. Por exemplo, um senhor de meia idade, com quarenta e muitos ou cinquenta e poucos, que se jogasse futebol estaria entre os masters, vestindo a camiseta da UJS – União da Juventude Socialista.

Qual a essência do problema? Yoani faz restrições ao regime cubano; e os que tentaram impedi-la de falar não podem aceitar que alguém critique um regime tão maravilhosamente perfeito nem seus líderes geniais. Surgiram então as acusações (as de costume: “agente da CIA”, “enviada do imperialismo ianque”), as perguntas (“quem é que paga a viagem?”, “que é que ela acha da base de Guantánamo?”), os comentários sexistas (“esta mulher é o cão chupando manga”, “não existe cabeleireiro em Cuba?”, “em Cuba não há comida, nem liberdade, nem tesoura”). E daí? Imaginemos que Yoani seja simultaneamente agente da CIA, da Stasi, da KGB e do SNI. Em que é que isso tira a possibilidade de seus adversários de desmontar sua argumentação, com argumentos racionais, educadamente? Imaginemos que sua viagem seja paga pela Associação Internacional dos Pedófilos Anônimos. Em que é que isso modifica suas críticas, em que é que isso prejudica a possibilidade de contestá-la?

Nos tempos em que havia esquerda, formada por pessoas que estudavam em vez de gritar slogans, Rosa Luxemburgo, a grande revolucionária alemã, dizia que liberdade é quase sempre a liberdade de quem pensa diferente de nós. E o fato real é que tentaram impedir que Yoani tivesse a liberdade de dizer o que pensa. Acusá-la de ser agente de quem quer que seja, de receber passagens de grupos organizados, de receber recursos não-contabilizados, perfeito; desde que isso seja feito civilizadamente, sem tentar impedi-la de falar.

E, como toda atitude imbecil tem seu efeito bumerangue, a visita de Yoani Sánchez, que deveria mobilizar pouca gente, apenas os muito interessados em conhecer detalhes do cotidiano cubano, acabou se tornando um grande evento, um evento-espetáculo. Quem não sabia quem era a moça agora sabe; e sabe mais ainda, de que são capazes seus adversários quando se sentem contrariados.


Questão de sexo

Alguns cavalheiros polêmicos visitaram o Brasil ultimamente, como o iraniano Mahmoud Ahmadinejad, o italiano Césare Battisti (que ficou), o pessoal da FIFA. Ninguém criticou o corte de seus cabelos, nem suas roupas, nem seu sex-appeal. Mas, quando se trata de mulher, como no caso de Yoani, os atributos físicos e de moda entram imediatamente em debate. É feia, é reta, tinha de cortar o cabelo, tratar dos dentes, usar roupas diferentes – e isso num país onde existe (acreditem!, é verdade!) uma secretaria de Políticas para as Mulheres, com status de Ministério, comandada pela ministra Eleonora Menicucci. Que, aliás, mantém-se silenciosa sobre as agressões que uma mulher sofre quando tenta expor suas ideias.

Haverá alguém aqui adepto do ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi? Ele deve ter queixas de vários dirigentes homens de outros países, mas só se soltou ao falar de uma mulher, a primeira-ministra da Alemanha Ocidental, Angela Merkel: “Uma bunduda incomível”. O curioso é que quem critica os atributos físicos das mulheres nem sempre resistiria a uma análise feminina. Ou alguém acredita que as festas de Berlusconi sejam animadas por meninas fascinadas pela beleza física, vitalidade e glamour de Sua Excelência? E de graça?



Observatório da Imprensa

Destaques do ABC!

*

Yoani Sánchez: "Dinheiro não é tabu"


LIBERDADE DE EXPRESSÃO



"Yoani diz querer usar o dinheiro dos prêmios para fundar um jornal independente.

' (...) para mim, o dinheiro não é tabu. É uma possibilidade de realizar os sonhos. Estou muito orgulhosa de todos os prêmios que ganhei.

Um dos objetivos da minha viagem é poder recuperar parte dos meus prêmios (em dinheiro ou não) com a intenção de levá-los a Cuba. Seria o capital inicial do jornal. Tenho recebido muito pouco, às vezes vem um amigo e traz uma parte. Também invisto na minha vida pessoal. Não promulgo um ascetismo como uma forma de vida. Não vou me sentir culpada por uma autonomia limpa.

Eu poderia me perguntar onde está a fortuna pessoal dos filhos de Raúl Castro, onde estão essas contas? Todos têm contas no exterior. Quando há um indivíduo autônomo, essa discussão se converte em problema. No mais, adoraria publicar gratuitamente no Granma (jornal oficial do governo). Me dá uma coluna no Granma, não me paga um centavo e eu seria a pessoa mais feliz do mundo.' "



“Para mim, o dinheiro não é tabu”

Flávio Tabak* 

Além de incontáveis palestras e debates, a blogueira cubana Yoani Sánchez terá uma tarefa bem prática durante os 80 dias da viagem iniciada pelo Brasil e que incluirá pelo menos outros 12 países: cuidar do próprio bolso. Alvo de críticas de opositores, que a acusam de ser financiada pelos Estados Unidos e por entidades contrárias ao regime dos irmãos Castro em Cuba, Yoani afirma não tratar dinheiro como “tabu”. Ela saiu do país com o equivalente a US$ 200 (divididos entre dólares e euros) e pretende engordar sua renda com os prêmios que ganhou nos últimos anos. O problema é fazer com que os recursos cheguem a Cuba sem que sejam confiscados no aeroporto de Havana.

Yoani diz querer usar o dinheiro dos prêmios para fundar um jornal independente. Uma outra parte seria reservada para fins pessoais. “Todo esse tema é porque o dinheiro em Cuba se transformou num tabu. Durante muitos anos, o dinheiro não funcionou como moeda de troca: o importante eram os méritos, a influência, os cargos políticos, a linhagem sanguínea. Mas, para mim, o dinheiro não é tabu. É uma possibilidade de realizar os sonhos. Estou muito orgulhosa de todos os prêmios que ganhei”, argumentou a blogueira, antes de partir para Brasília.

A blogueira é colaboradora do jornal espanhol El País e relata ter dificuldade para receber o pagamento pelos artigos que escreve. Ela tem uma conta bancária na Suíça, da época em viveu dois anos lá (de 2002 a 2004), mas afirma não usá-la. E reclama da acusação de mercenária, feita por manifestantes em Feira de Santana. “Um dos objetivos da minha viagem é poder recuperar parte dos meus prêmios (em dinheiro ou não) com a intenção de levá-los a Cuba. Seria o capital inicial do jornal. Tenho recebido muito pouco, às vezes vem um amigo e traz uma parte. Também invisto na minha vida pessoal. Não promulgo um ascetismo como uma forma de vida. Não vou me sentir culpada por uma autonomia limpa.”


“Adoraria publicar gratuitamente no Granma

A cubana nega que receba salário da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e diz ter uma carta da direção da entidade, explicando que “isso é totalmente falso, uma grande mentira”.

Yoani ainda não sabe quanto dinheiro precisará para fundar seu sonhado jornal, mas acredita que não necessitará “uma fortuna”. Em tom irônico, diz que não precisaria de um meio independente se pudesse contribuir para a imprensa de Cuba. “Eu poderia me perguntar onde está a fortuna pessoal dos filhos de Raúl Castro, onde estão essas contas? Todos têm contas no exterior. Quando há um indivíduo autônomo, essa discussão se converte em problema. No mais, adoraria publicar gratuitamente no Granma (jornal oficial do governo). Me dá uma coluna no Granma, não me paga um centavo e eu seria a pessoa mais feliz do mundo.”

* Flávio Tabak, de O Globo


Observatório da Imprensa

Destaques do ABC!

*

*