Tradutor

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O lado em que sempre estive

Eu tenho um lado. Eu não mudei de lado.

Portanto, como autora e editora deste espaço, este blog tem um lado.

Chamem de esquerda, progressista, alternativo, independente... Eu chamo de cidadão.

Este é um Blog Cidadão. E procura atuar na construção e em defesa da cidadania.

Escrito por uma socialista que não se vincula a partido algum.

Minha História de Vida

Não fui presa nem torturada. Mas dentro dos espaços que tive nos anos 70 e 80, como estudante da mais importante universidade brasileira e como filha de pai nordestino, operário de mente progressista, e mãe paulista, dona de casa, ambos de origem humilde, rural, com pouquíssima instrução formal, mas certamente socialistas, porque cultivavam, praticavam valores imperecíveis da igualdade e da solidariedade, dentro dos espaços que tive combati o estado de exceção em que vivíamos, ajudei com muito orgulho a derrubar a feroz e sanguinária ditadura militar instalada pelo Golpe de 64, assinando manifestos, frequentando assembleias, atos públicos, passeatas, fugindo muitas vezes da repressão policial...

Décadas depois, vendo as fotos de movimentações de rua na época, fotos do cortejo fúnebre de Santo Dias da Silva, operário e militante que tentava dialogar com PMs quando foi barbaramente assassinado com um tiro nas costas, em outubro de 1979, fotos dos comícios das Diretas Já e de outros momentos marcantes dos anos de chumbo, eu penso com orgulho "bom": "Eu estava lá"...

Nos anos 1990 e 2000, fui patrulhada, perseguida, prejudicada de várias formas e demitida de duas universidades públicas em que trabalhei. Nunca sofri violência física. "Apenas" violência psicológica e linchamento moral.

Não é agradável passar por estas situações. Mas é muito bom saber que estive e estou exatamente no lado oposto a destes patifes que infestam e emporcalham também a universidade.

Se um dia eu tivesse atuado na grande (?!) imprensa, certamente não teria "durado" muito lá... Tenho perfil independente. Escrevo aquilo em que acredito. Não tenho vocação pra subserviência. Abomino sabujice.

Estou aqui pra fazer minha parte. Sem arrogância, sem ilusões. De preferência sem ingenuidades. Mas com convicção. Com a "indignação justa" de que falava Gandhi, como já disse aqui.

Este não é um blog intelectual. De vez em quando posto aqui artigos escritos por intelectuais, por gente que pensa o País. Os objetivos (ambiciosos?) do blog são: trazer informação clara, correta, que muitas vezes não aparece na mídia tradicional; informar os leitores sobre direitos fundamentais do cidadão, que muitos desconhecem; estimular a discussão de temas que envolvem Direitos Humanos, Cidadania, Comunicação, Mídia e Poder, abrindo espaço para quem quiser se manifestar de modo educado sobre os assuntos tratados aqui; denunciar a atuação danosa da mídia tradicional contra o povo brasileiro e a soberania do País;  por meio de ideias, palavras e ação, monitorar, esclarecer, informar, denunciar, mobilizar; colaborar para a democratização da comunicação no Brasil e para a construção de um verdadeiro Estado Democrático de Direito.


Este é um Blog Cidadão. Este blogue se filia à Blogosfera Cidadã.


Liberdade, Igualdade e Fraternidade (Solidariedade).