Tradutor

sábado, 8 de janeiro de 2011

A velha mídia e a "obsessão" por Lula

Com alegria constatamos que o Abra a Boca, Cidadão! não está tão mal de assunto assim...

O grande jornalista e blogueiro Ricardo Kotscho postou hoje pouco antes da hora do almoço texto parecido com o que o ABC! publicou logo cedo, apontando a "obsessão" patológica da velha mídia com o ex-presidente Lula. Confiram abaixo.


08/01/2011 - 11:06

Eles não conseguem esquecer o Lula

 
SÃO SEBASTIÃO _ Faz uma semana hoje que o Brasil mudou de presidente. Como todo mundo viu, saiu Lula, entrou Dilma, um novo governo assumiu, a roda da história girou, a fila andou. Para certos setores da imprensa brasileira, no entanto, que até hoje não se conformam com a vitória de Lula em 2002 e 2006, e o sucesso dos oito anos de seu governo, aprovado ao final por 87% da população, é como se nada houvesse mudado.

Parece obsessão _ e é. Entre as perturbações mentais mais comuns, a obsessão compulsiva caracteriza-se pela presença de ideias, de imagens ou de impulsos recorrentes, segundo o Manual Muck da Biblioteca Médica Online. 

Dia sim, noutro também, eles não conseguem virar o disco, mudar de assunto. Lula continua sendo o assunto dominante nas manchetes, nas colunas, nos blogs. A única diferença é que, quando ele ainda estava no governo, o presidente respondia aos ataques no mesmo tom, dando a sua versão dos fatos, o que levava a imprensa a falar em ameaças à liberdade de expressão.

Agora, não. É um monólogo do pensamento único. Só um lado investiga, denuncia e julga, sem dar tempo para que as instituições se manifestem. Até entendo o comportamento de editores, colunistas, blogueiros e repórteres da grande mídia, que afinal ganham para isso ou pensam mesmo aquilo que escrevem em seu nicho de mercado.

Mas o massacre é de tal ordem que atingiu até alguns leitores do Balaio, principalmente aqueles que usam codinomes; não importa o tema tratado, escrevem comentários com a mesma ferocidade dos tempos da campanha eleitoral que acabou faz mais de dois meses.

Neste clima, pouco importa se o ex-presidente tem ou não razão ou direito nos atos adotados em seus últimos dias de governo e na primeira semana depois de passar a faixa. Nem tudo o que a lei permite é eticamente recomendável, eu sei. Não estou aqui para julgá-lo ou defendê-lo, não ganho para isso. Posso discordar dele em várias coisas, mas me espanta o tratamento raivoso e vingativo dado a Lula fora do governo em comparação aos seus antecessores.

Qualquer coisa que o agora ex-presidente faça ou deixe de fazer é motivo de críticas, denúncias, editoriais irados, como se devesse simplesmente desaparecer do mapa para ter um pouco de paz.   

Nestes primeiros dias de 2011, procurei tratar de assuntos mais amenos, fugir da eterna pauta política de confronto entre governo e oposição, mas está difícil. Cada um entende o que quer, enxerga intenções que não tive e usa qualquer argumento para avivar a guerra ideológica. Até quando?

Agora vou à praia, atendendo a um convite do sol. Bom fim de semana a todos.

do Portal IG




Ano Novo e mídia mais velha do que nunca

Termina a primeira semana do ano e da Presidenta Dilma no governo. Hora talvez de um pequeno balanço.

E uma coisa curiosa, assustadora, desoladora, até, para os mais sensíveis, é constatar que a velha mídia continua a mesma, ou seja, mais velha e podre do que nunca, apesar do novo ano, das novidades no Planalto e no País...

Elitista, preconceituosa, ressentida, vingativa, parcial, cheia de "cacoetes", sempre procurando "pêlo em ovo" quando se trata do governo popular e da vida do Presidente Lula, o pseudojornalismo da mídia tradicional continua a todo vapor em sua eterna campanha contra o pobre Luiz Inácio... doença que parece não ter cura.

Sábado passado, dia primeiro de janeiro de 2011, o Presidente Lula passou a faixa presidencial e o governo do País para a Presidenta Dilma Rousseff, numa solenidade belíssima, com momentos marcantes, emocionantes, acompanhados por milhões de brasileiros.



Dilma assumiu, começou a trabalhar já no dia seguinte, domingo, recebendo vários chefes de Estado que marcaram audiência, e Lula e dona Marisa deixaram Brasília, voltando a São Bernardo, onde sempre viveram, para tocar sua vidinha como qualquer família.

A velha e carcomida mídia deixou em paz o torneiro mecânico presidente que diuturnamente criticou?

"Obsessora encarnada" do presidente agora ex, a Folha de S. Paulo, acompanhada por outros veículos de comunicação, passou a farejar cada passo de Lula, que continuou refém dos jornalistas de plantão em frente ao seu prédio, não tendo direito sequer de sossegadamente ir até à padaria da vizinhança fazer o que qualquer cidadão faz pela manhã: comprar pão.

E aí Lula e família, pra fugir do assédio doentio de uma mídia mesquinha e provinciana, numa "fuga espetacular", com chuva e tudo rumou pro litoral, para uma base do Exército no Guarujá, onde imaginava estar a salvo da mídia obsessora. Ledo engano. Também lá teve sua privacidade invadida, por repórteres que se aproximaram por barco da praia onde se encontra Lula e familiares. E o noticiário denuncista correu solto, insinuando que o ex-presidente usufruía indevidamente das acomodações militares. Até o ministro da Defesa, Nelson Jobim, precisou ser mobilizado, vir a público e dar declarações para esclarecer que Lula ocupa a base legalmente, como convidado do ministro e do Exército.

E as perseguições continuaram... A  obsessora descobriu que o Itamaraty concedeu passaportes diplomáticos a filhos e neto do ex-presidente, e passou a noticiar isso como se fora um afronta ao Estado de Direito etc. etc. Até o Presidente da OAB veio a público pedir que os passaportes fossem devolvidos. Pedido que ao que parece será atendido sem qualquer resistência nos próximos dias.

Falta grandeza à mídia brasileira. Falta classe. Falta elegância. Falta educação. Falta compostura. Falta criatividade. Sobram preguiça, futricaria, leviandade, ignorância.

Falta jornalismo à velha mídia brasileira.