Tradutor

sábado, 19 de janeiro de 2013

SP: Haddad quer prevenir e punir a Corrupção


A chamada "grande imprensa" mal noticiou a posse do Controlador Geral do Município, Marcos Spinelli, conduzida ontem pelo prefeito Fernando Haddad. A Controladoria Geral do Município, criada pelo prefeito para prevenir e punir com rigor a corrupção que corre solta na administração municipal, recebe pouco espaço no noticiário dos "jornalões". Parece que a mídia de direita não tem interesse no tema mais importante para a sociedade brasileira neste momento - a corrupção.

Por que será?

Incompetência ou cumplicidade?

Por que a mídia corporativa escancara manchetes e matérias quando se trata de suspeitas de corrupção que envolvem integrantes do ministério da presidenta Dilma e esconde de seus leitores a corrupção nos partidos de direita e na administração pública estadual e municipal de São Paulo, por exemplo?

Felizmente, esse "jornalismo" parcial e indigente encontra-se em estado terminal. Cada vez mais o cidadão brasileiro vai abrindo os olhos e procurando informações na mídia alternativa, blogosfera e redes sociais. O "jornalismo" a serviço das elites e de interesses espúrios está com seus dias contados.


Fernando Haddad dá posse ao Controlador Geral do Município
Foto: Fernando Pereira/SECOM


Haddad dá carta branca ao Controlador Geral do Município

Marcos Spinelli terá autonomia para dar mais transparência à administração municipal e prevenir irregularidades.

O prefeito Fernando Haddad apresentou à imprensa nesta sexta-feira (18) o Controlador Geral do Município, Marcos Vinícius Claussen Spinelli. Durante entrevista coletiva realizada nesta tarde, Haddad afirmou que o controlador terá total autonomia para dar mais transparência à administração municipal e prevenir irregularidades.

“Spinelli foi escolhido por sua competência e tem carta branca para atuar em todas as áreas da administração municipal”, afirmou o prefeito. O controlador terá como missão coibir abusos, determinar boas práticas, regulamentar processos e sugerir leis e procedimentos, com o objetivo de aprimorar a administração pública. “Queremos que o cidadão se sinta seguro de que alguém está zelando permanentemente para que as melhores práticas sejam adotadas no âmbito municipal”, completou Haddad.

Engenheiro especializado em Segurança do Trabalho, com mestrado em Administração Pública, Marcos Spinelli é ex-secretário de Prevenção à Corrupção da Controladoria Geral da União. “Queremos construir um sistema que permita a adoção de políticas de prevenção e de punição da corrupção. Para isso, a transparência é essencial. Uma cidade como São Paulo tem que ser modelo de transparência para o resto do país”, disse Spinelli. Ele foi um dos formuladores da Lei de Acesso à Informação, tendo atuado na criação do Portal da Transparência do Governo Federal.

A Controladoria Geral do Município (CGM) foi criada por decreto assinado pelo prefeito. Irá reunir serviços atualmente dispersos na Prefeitura, centralizando as atividades de controle interno. Deverão ser integrados à nova estrutura o departamento de auditoria da Secretaria Municipal de Finanças, o Departamento de Procedimentos Disciplinares (Proced) da Secretaria de Negócios Jurídicos, a Ouvidoria do Município e as comissões de ética. “Com isso, os trabalhos terão uma organicidade maior e mais capacidade de intervir na administração pública”, explicou Haddad.

O novo órgão será estruturado em quatro áreas: auditoria, que exercerá o controle interno propriamente dito; promoção de integridade, que fomentará a transparência e a interação com a sociedade civil; corregedoria, responsável pelas sanções, e a Ouvidoria do Município. Haverá ainda um setor de produção de informações estratégicas e inteligência, que utilizará a tecnologia da informação para detectar desvios de conduta ou vulnerabilidades.

“O nosso objetivo é trabalhar cada vez mais de forma preventiva, porque é mais eficaz. Mas o sistema de correição tem que funcionar também muito bem, para que o servidor público saiba que, caso esteja envolvido em alguma irregularidade, será punido”, explicou Spinelli.

Segundo o controlador geral, os próximos passos para o trabalho do órgão serão realizar um diagnóstico dos serviços de controle já existentes e montar a estrutura legal do trabalho da CGM. Será realizado ainda um mapeamento das vulnerabilidades da máquina pública municipal.


Portal/PMSP

*