Tradutor

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

LULA, O BLOGUEIRO


A entrevista que o Presidente Lula concedeu a blogueiros "progressistas" na semana que passou não trouxe, salvo melhor juízo, nenhuma informação nova, nenhuma revelação bombástica. O Presidente se manifestou sobre o que quis e "escorregou" de alguns temas mais delicados, por exemplo quando indagado sobre as razões do afastamento do delegado Paulo Lacerda da direção da Polícia Federal por ocasião da Operação Satiagraha.

Em tempos de entrevista do Presidente a blogueiros, num momento de blogosfera sob holofotes e críticas, o que chamou a atenção foi a declaração auspiciosa de Lula ao final da entrevista, sobre o que fará quando deixar a Presidência: "... eu serei tuiteiro, eu serei blogueiro... eu vou ser um monte de coisas que eu não fui até agora".

Já imaginaram Lula nosso "colega" na blogosfera?

Com a extraordinária História de Vida que ele tem, primeiro, não faltará assunto. Coisas interessantíssimas e até "revelações bombásticas" que sequer imaginamos poderão, quem sabe, ser postadas...

E pelos 8 anos de governo bem-sucedido, aprovadíssimo pela maioria da população, pelo perfil inclusivo de suas políticas, que emanciparam milhões de brasileiros, e por sua postura contrária a qualquer preconceito, claramente comprovada na escolha de uma mulher para sucedê-lo, estaremos com certeza muito bem acompanhados na blogosfera, ao lado de um blogueiro verdadeiramente progressista.

Sem contar que um novo espaço político poderá ser aberto, sem mediação, seja da "velha imprensa" ou da nova mídia eletrônica. Do carro de som e megafone em punho no portão de fábrica para o espaço cibernético diário...

A propósito, reproduzo artigo do professor e  jornalista Carlos Castilho publicado no site do Observatório da Imprensa.

(http://www.observatoriodaimprensa.com.br/)


Lula, o blogueiro, pode inaugurar um novo estilo político no país
Postado por Carlos Castilho em 27/11/2010 às 00:12:11

Caso o presidente Lula leve adiante a sua idéia de ingressar na blogosfera logo depois de passar o governo em janeiro, esta decisão representará a transformação da internet brasileira numa nova arena partidária, com muitas chances de ofuscar os debates parlamentares e reduzir ainda mais o papel da imprensa na mediação com o público.
A entrevista de Lula a blogueiros, no dia 25 de novembro, pode ser vista como o primeiro passo concreto nesta direção, marcando um novo espaço político onde o presidente vai interagir diretamente com os internautas, passando ao largo do seu próprio partido.  Pode ser o que um amigo definiu como “Lula em estado puro”, sem o protocolo presidencial e sem os entraves institucionais.
Caso ele aprenda a manejar os segredos de um blog e do twitter, o presidente poderá voltar ao estilo conversa em  porta de fábrica” que lhe trouxe  tanta  popularidade . Só que agora usando o espaço cibernético, cujo alcance é muitíssimo maior do que o megafone dos seus tempos de sindicato.
Se Lula inaugurou um novo estilo de governar durante os seus oito anos de presidente, ele agora pode promover mais uma inovação, ao criar um novo modelo de fazer política, sem a mediação da imprensa e dos partidos políticos.  O contexto lhe é muito favorável já que vai sair do Planalto com a popularidade em alta e, mesmo fora do governo, tudo o que disser acabará na agenda política nacional, com ou sem blog.
É inevitável. Se não for Lula, pode ser qualquer outro político a empunhar o computador como ferramenta de comunicação, da mesma forma que Brizola usou a rádio para projetar-se no cenário político nacional, nos idos de 1961.
O ingresso de políticos na blogosfera é apenas uma questão de tempo, porque o sistema oferece vantagens demasiado atraentes para serem desprezadas.  Para os políticos é uma plataforma barata e eficientíssima, por conta de seu alcance universal. Para o cidadão é ainda mais atraente porque lhe dá a possibilidade de intervir no debate, coisa que até agora era inviável.
Durante a campanha eleitoral de 2010, a blogosfera entrou em transe por conta das discussões contra e a favor de Lula. Vocês já imaginaram o que acontecerá quando e se o próprio Lula começar a postar sobre tudo e sobre todos?
Há, no entanto, uma outra cara da moeda. A polarização inevitavelmente gera uma guerra informativa em que a verdade é sempre a primeira vítima. Já tivemos um pouco disso na última campanha eleitoral, mas o fenômeno pode se tornar ainda mais intenso, caso a polêmica entre lulistas e anti-lulistas se transfira de corpo e alma para o espaço cibernético, onde as limitações são muito menores.