Tradutor

sábado, 25 de janeiro de 2014

São Paulo: 460 anos de vida e 30 anos do Comício das Diretas Já


LINHA DO TEMPO



Quando menina, meu pai, operário e janista, após o jantar, entretinha longas conversas sobre política com meu avô Olímpio, ademarista fanático. Havia muitos comícios, e esse pai progressista, de esquerda, sem que soubesse de ideologias, nos levava, a mim e a meus irmãos, para ouvir discursos inflamados de Carvalho Pinto, Franco Montoro, Ulysses Guimarães... na periferia da cidade de São Paulo.

Dia de eleição, 15 de Novembro, era dia de celebração. De tempos em tempos, comemorava-se a festa da democracia, mais ainda que da República. Caçula, eu ia para a seção eleitoral com minha mãe, entrava com ela na "cabine indevassável", uma espécie de "tenda", e aí ela votava. Por vezes, ela deixava que eu fizesse o "xis" no quadrinho que ela indicava... 

Essas foram minhas primeiras, queridas e inesquecíveis aulas de democracia e cidadania, recebidas de pai e mãe com pouquíssimo estudo, mas de mente aberta, avançada, libertária.

Tempos depois, já estudante da USP e da Cásper Líbero, nos anos de chumbo, a menina aprendiz de democracia se transformou numa ativista, indo pras ruas e praças do centro da cidade, em passeatas e atos públicos, lutando pela derrubada da ditadura militar e a volta do País ao Estado Democrático de Direito.

bravo povo de Piratininga se somou a milhões de cidadãs e cidadãos dos quatro cantos do País para fazer história, acabar com as atrocidades e sepultar o arbítrio.

Hoje, sob o comando de mãos limpas e dignas, a Pauliceia Desvairada festeja seus 460 anos e os 30 anos do histórico comício das Diretas Já.

Comemoremos o aniversário desta cidade vibrante e acolhedora!

Celebremos a Liberdade e o Estado Democrático de Direito!


Eu estava lá...

25.01.1984, Praça da Sé, gigantesco comício pelas Diretas Já, 
pela derrubada da ditadura militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário