Tradutor

quarta-feira, 20 de março de 2013

Dilma: "O papa é argentino, mas Deus é brasileiro"


A presidenta Dilma Rousseff se encontrou com o Papa Francisco hoje de manhã e já está regressando ao Brasil.


O Papa vem ao Rio de Janeiro em julho e aproveitará para visitar também o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo.


                                                                                     Foto: Roberto Stuckert Filho/PR


Francisco confirma participação na Jornada Mundial da Juventude e visita ao Santuário de Aparecida

A presidenta Dilma Rousseff foi a primeira chefe de Estado a ser recebida pelo papa Francisco após a missa inaugural do pontificado. Segundo Dilma, o fato foi destacado pelo próprio papa durante encontro no Palácio Apostólico, no Vaticano, na manhã desta quarta-feira (20). A presidenta ainda revelou que Francisco confirmou presença na Jornada Mundial da Juventude, em julho, no Rio de Janeiro, e que pretende visitar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.
                                                                     
“Ele estava me dizendo que ele espera uma presença grande dos jovens na medida em que ele é o primeiro papa, ele é várias coisas primeiro: ele é o primeiro Francisco, o primeiro jesuíta, o primeiro latino-americano, o primeiro argentino, e ele espera a presença massiva de jovens. (…) Ele vai, logo depois da grande participação, em Aparecida, e até me lembrou que, em 2007, ele esteve em Aparecida e me deu um livro que é a síntese do que eles fizeram em Aparecida em 2007, que foi uma conferência de bispos latino-americanos”, afirma.

A presidenta também voltou a destacar a importância do compromisso do papa com os pobres e com as populações mais fragilizadas. Para Dilma, essa postura faz com que a relação com o Brasil ganhe em importância, já que o governo vem focando, nos últimos dez anos, a superação da pobreza extrema.

“Ele é uma pessoa extremamente carismática e, ao mesmo tempo, com um grande compromisso com os pobres, o que torna a relação com o Brasil uma relação muito importante para nós. Porque o governo brasileiro vem nos últimos 10 anos, a partir do Lula, focando a questão da superação da pobreza. E é uma política de estado, eu inclusive, expliquei para ele como é que nós estamos, e ele conhecia bastante bem, não houve nenhuma surpresa da parte dele, ele sabia o que nós estávamos fazendo”, completa.

O papa, segundo Dilma, ainda se solidarizou com as vítimas da tragédia em Santa Maria (RS) e disse que o Brasil demonstrou força e ternura.

“ ‘Eu fiquei muito comovido com a questão que ocorreu em Santa Maria e acho que a gente tem na vida que demonstrar força e ternura. Em Santa Maria, o Brasil demonstrou força e ternura’. Eu fiquei muito agradecida também e acho que ele será um papa muito importante para o momento em que todos nós vivemos”, disse.

Por fim, Dilma Rousseff afirmou que a Argentina está de parabéns pela escolha do papa Francisco e brincou ao responder a pergunta de um jornalista argentino sobre o encontro.

“Olha, vocês têm muita sorte. É um grande papa. A Argentina está de parabéns. Agora a gente sempre diz “o papa é argentino, mas Deus é brasileiro”, finaliza.


Blog do Planalto

*

4 comentários:

  1. Olá Sônia, vi seu comentário no Anais Políticos, criticando um vídeo que corta a resposta da blogueira cubana Yoani Sanchez. Não estou aqui para defender nem ela nem o Anais, mas para lhe sugerir a leitura de uma entrevista concedida por Yoani Sanchez para um especialista na relação Cuba X EUA, uma pessoa com conhecimento suficiente para fazer questionamentos interessantes que não costumamos ver de jornalistas que, simplesmente, cobrem uma pauta. Segue:
    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/02/o-bate-papo-que-desmascarou-a-blogueira-yoani-sanchez.html
    Aqui não há cortes, mas há muitos questionamentos. A entrevista é longa, mas vale a pena.
    Até

    ResponderExcluir
  2. Olá... Eu conheço a entrevista indicada por você. Ela é muito divulgada na internet. A blogueira cubana já respondeu a respeito, inclusive no Roda Viva, da TV Cultura. Gostaria que minha posição sobre Yoani ficasse clara: defendo seu direito à livre expressão de suas ideias. O que fizeram com ela aqui no Brasil é vergonhoso. E esse vídeo, onde a blogueira também é amordaçada, é um atentado à inteligência e bom-senso, pela conclusão idiota que faz: Check-mate... É risível. É fazer pouco da inteligência alheia. Pura cretinice de quem pinçou essa pergunta, que na verdade nem incomodou a blogueira. Yoani é inteligentíssima, articulada e culta. O vídeo tenta desinformar, linchar, denegrir. Boçalidade pura.

    ResponderExcluir
  3. Também defendo seu direito de livre expressão, o dela e de todos nós, também acho que a recepção que ela teve no Brasil foi vergonhosa. Vergonha do mesmo tipo que tenho quando, no Brasil, em eventos esportivos, assisto à reação com vaias aos nossos adversários em seus turnos, seja lá o esporte que for. Coisa que deixa clara nossa falta de respeito e comportamento tribal em certas ocasiões, acontece também na política.
    Que bom que você já leu a entrevista, o normal é, como o editor do vídeo que crítica, os apaixonados por uma ideia ou discurso (não que isso seja seu caso, acho que não é), atacarem seus antagonistas com ódio e irracionalidade, sem procurar saber se há algum valor neste antagonismo. Por isso procurei lhe passar o link desta entrevista. Nesta entrevista eu identifiquei diversas contradições, as mesmas que foram exploradas pelo editor do vídeo, mas, neste caso, em debate com alguém que possui muito conhecimento para deixar suas contradições claras.
    Agora entendo que sua crítica foi direcionada mais ao editor do vídeo do que ao autor do post.
    Entendo sua posição quanto à cretinice do vídeo. Este foi editado por alguém que não tem responsabilidade alguma com as posições que dissemina, alguém que também é livre para expressar o que desejar, sem a necessidade de promover o contraditório. O maior problema é quando esta cretinice, necessidade de desinformar, linchar e denegrir, está nas mídias de massa do País, coisa comum de se ver.
    Mas isto não é discussão para este post, obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir
  4. Eu é que agradeço sua vinda até aqui, para compartilhar suas posições. De modo cordial e educado. Muito obrigada. Sim, minha crítica é a quem "montou" originalmente o post, escolhendo a dedo uma suposta "pergunta incômoda" à blogueira. Eu até sei quem foi... É alguém que se diz jornalista, radialista, publicitário e cientista político. Com tal formação, acho lamentável o que ele fez. Nós, que fazemos a mídia alternativa, não podemos incorrer no que criticamos na velha imprensa. Não podemos ser levianos. Temos que estar atentos. Certamente a blogueira Yoani não é nenhuma santa. Mas também não é a "Filha Predileta de Lúcifer", como querem alguns... Grande abraço e mais uma vez obrigada pela participação.

    ResponderExcluir