Tradutor

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Yoani denuncia a "satanização" de que é vítima


Graças à atuação desastrosa dos esquerdinhas baderneiros em Recife e Feira de Santana, cerceando a liberdade de expressão da blogueira cubana Yoani Sánchez com um festival de ofensas, grosserias e acusações, e impedindo que a ativista se manifestasse devidamente, Yoani acabou sendo convidada a ir a Brasília hoje à tarde, onde pôde falar na Câmara dos Deputados com relativa tranquilidade e esclarecer alguns pontos obscuros.

A cidadã cubana se declarou contra o embargo econômico promovido pelos Estados Unidos contra Cuba. E também criticou Guantánamo. E defendeu a libertação de 5 presos cubanos nos Estados Unidos.

Yoani comentou a "satanização" de que é vítima em Cuba. A nosso ver, essa "demonização" é promovida também em alguns setores autodenominados "progressistas" da blogosfera brasileira.

                                                                                              Facebook de Yoani


No Congresso, Yoani diz que é satanizada

Blogueira cubana afirmou que teve o "dia mais louco de sua vida" e criticou embargo econômico a Cuba

Jailton de Carvalho e Cristiane Jungblut



Yoani é recebida pelo deputado Otávio Leite (PSDB/RJ) em sua chegada a Brasília

para visita à Câmara dos Deputados, onde debateu liberdade de expressão. 
Foto: André Coelho

BRASÍLIA - Depois de enfrentar protestos em Salvador e no Recife, a blogueira cubana Yoani Sánchez afirmou que teve o “dia mais louco de sua vida” após uma sessão de desagravo no Congresso brasileiro, na tarde desta quarta-feira. Após uma chegada tumultuada, em que foi acompanhada por parlamentares e curiosos, Yoani discursou contra a censura política e disse que vem sendo satanizada desde que criou seu blog, o Generación Y. Ela criticou ainda a carestia, a escassez e a falta de liberdade para manifestação política em Cuba. Às 15h30m, a dissidente partiu para o aeroporto, rumo a São Paulo, e afirmou que está exultante com a recepção que teve no Congresso.

- Este é o dia mais louco da minha vida. Eu pensava uma coisa e aconteceu outra - disse a blogueira antes de deixar o local.

Yoani confirmou que tem uma agenda enorme no país, mas que não se sente cansada. Ela, que pretende voltar ao país em breve, afirmou que o “brasileiro tem adrenalina, vitamina”.

Após a sessão, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) reforçou a crítica aos que se manifestaram contra a blogueira. Segundo ele, a viagem dela ao Brasil representa uma oportunidade de reforçar o movimento contra o bloqueio econômico imposto a Cuba e pela liberação dos presos cubanos nos Estados Unidos.

- Eles (os críticos) estão gastando energia na direção errada - disse.

Durante a sessão, em resposta ao deputado Glauber Braga (PSB-RJ), Yoani se manifestou contra o bloqueio econômico dos Estados Unidos a seu país e contra a prisão na Baía de Guantánamo. A blogueira também defendeu a libertação de cinco presos cubanos nos EUA, que estariam sem direito a visitas.

- Cuba não é um partido, não é uma ideologia, não é um homem. Cuba é a diversidade, com muitas flores - disse Yoani.

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) voltou a cobrar explicações do governo brasileiro e do embaixador cubano sobre uma reunião em que teria sido entregue um dossiê sobre a blogueira, durante a qual teria sido preparado um esquema de investigação da blogueira em sua viagem pelo Brasil. Ele afirmou que está tentando agendar uma viagem dela a Curitiba.

O deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ) disse que Yoani é “simples, honesta e talentosa como escritora”. Ele criticou os grupos que a acusam de estar sendo financiada pela CIA.

- Se tem a mão da CIA em algum ponto desse processo, o que eu não acredito, seria mais uma ação dessas turmas fascistoides - disse Sirkis.

Um grupo de aproximadamente 30 militantes do Comitê de Defesa da Revolução Cubana e outras entidades foi proibido de entrar na sala da comissão de Constituição e Justiça, para acompanhar os debates. Segundo o segurança, só poderiam entrar funcionários e jornalistas credenciados na sala. Do lado de fora, o grupo gritou palavras de ordem contra a blogueira.

Tumulto na chegada ao Congresso

Houve confusão na chegada de Yoani ao Congresso. A entrada do prédio ficou tomada de parlamentares e curiosos. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o ministro Dias Toffoli, do STF, passaram quase despercebidos. Já o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), deixou a Casa minutos antes da chegada da blogueira, alegando que iria gravar um vídeo para seu partido. Por isso, quem presidia a sessão na sua chegada era o deputado Simão Sessin (PP-RJ).

A blogueira foi recebida por parlamentares da oposição, como os líderes do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), e do PSDB, Carlos Sampaio (SP). Yoani seguiu para o Plenário, com uma legião de parlamentares, curiosos e fotógrafos no seu encalço. A entrada da cubana no Plenário gerou mais confusão, porque estava ocorrendo uma sessão extraordinária para votar a MP 582. Os parlamentares reclamaram que a sessão foi mantida, e ela teve que ir para uma comissão temática da Casa.

Indagada se estava satisfeita com a viagem ao Brasil, ela disse que mesmo com manifestações de ontem estava feliz.

- Era tudo que eu esperava multiplicado por dez.


O Globo Online, com adaptações.

Destaques do ABC!

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário