Tradutor

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Brasileiros pedem desculpas a Yoani Sánchez


YOANI SÁNCHEZ NO BRASIL


Felizmente é uma minoria - mal-educada, grosseira, tacanha, autoritária, tosca, anacrônica... - que promove ataques, difamação e linchamento moral da escritora e blogueira cubana Yoani Sánchez.

"Filhotes da ditadura", democratas de "meia tigela", não respeitam os direitos da cidadã cubana de vir ao Brasil, participar de eventos, dar entrevistas e palestras e expressar suas opiniões.

Por sorte a ativista cubana sabe bem o que é intimidação e constrangimento, e vem recebendo muitas manifestações de carinho e solidariedade por onde passa. No Recife, um advogado mandou instalar um outdoor com pedido de desculpas à blogueira!!!

Hoje Yoani se despede do Brasil passeando e sendo tietada no Rio de Janeiro. Em seu Twitter, ela nos contou horas atrás:

"Calor humano por todos lados..."

"La gente en la calle con mucho cariño hacia mí. Muchos gritan Viva Cuba Libre!!!"

                                                            Facebook/Yoani Sánchez


BLOGUEIRA
Outdoor na Agamenon Magalhães pede desculpas a Yoani Sánchez


Peça foi assinada pelo advogado Silvio Amorim


Foto: Clemilson Campos/JC Imagem



Quem passa pela Avenida Agamenon Magalhães, uma das mais importantes e movimentadas do Recife, pode perceber um outdoor fazendo referência à passagem da cubana Yoani Sánchez pelo País. Mais: a peça, colocada na tarde deste sábado (23), é um pedido de desculpas pela hostilidade com que a blogueira foi tratada quando esteve no Brasil, inclusive em Pernambuco. A peça foi assinada pelo advogado Silvio Amorim.

"Fiquei envergonhado com tudo que Yoani passou aqui no Brasil. Uma pessoa que sofreu tanto na vida em Cuba, consegue um visto para deixar o país dela, vem ao Brasil e é tratada daquele jeito, com protestos e falta de respeito. O que fizeram com Yoani está longe de ser liberdade de expressão. Foi desrespeito, canalhice", disse Silvio Amorim.

O advogado lembrou dom Helder Câmara ao falar sobre o caso. "Dom Helder foi várias vezes a outros países, durante a ditadura militar, e nunca foi hostilizado dessa forma. Se tivesse sido, ficaríamos revoltados. Por que tratar Yoani daquele jeito? Fiz o outdoor na esperança que, de alguma forma, ela fique sabendo que a grande maioria dos brasileiros e sobretudo dos pernambucanos não concorda com a forma como ela foi tratada aqui".

Por onde passou, Yoani foi alvo de protestos. Em Pernambuco, o protesto aconteceu no Aeroporto dos Guararapes. Em Feira de Santana, na Bahia, os protestos foram mais pesados e alguns eventos precisaram ser cancelados. Em entrevista, a blogueira disse que o protesto era uma forma de expressão que ela não tinha em Cuba, mas a violência com que eles estavam acontecendo no Brasil a assustava.

Jornal do Commercio Online

Destaques do ABC!

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário