Tradutor

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Eliana chora e agradece ao Povo Brasileiro


Eliana Calmon chora e diz que decisão do STF é histórica

Corregedora garante que não haverá caça às bruxas nas investigações contra os juízes


EVANDRO ÉBOLI




A corregedora Nacional de Justiça, Ministra Eliana Calmon, durante entrevista sobre o julgamento de ontem no STF: choro e emoção
Foto: Ailton de Freitas / Agência O Globo



A corregedora Nacional de Justiça, Ministra Eliana Calmon, durante entrevista sobre o julgamento de ontem no STF: choro e emoçãoAILTON DE FREITAS / AGÊNCIA O GLOBO
BRASÍLIA – A ministra Eliana Calmon, corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), se emocionou, embargou a voz e chorou na tarde desta sexta-feira ao falar sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu o poder do conselho de investigar e punir juízes. Ela afirmou que estava muito feliz com a decisão, mas ressaltou que ainda é preciso aguardar o final do julgamento. A ministra alertou que a decisão ainda pode ser alterada até que seja publicado o acórdão no “Diário Oficial de Justiça”.
- Quero esclarecer à sociedade brasileira que tudo continua como antes. Ainda faltam quatro artigos para serem analisados e julgados. E temos que esperar a publicação do acórdão sobre a decisão de ontem (quinta-feira), ainda que acho muito difícil ser alterada, mas temos que esperar – disse a corregedora.
A ministra fez um agradecimento à população pelo apoio que recebeu nesses meses e classificou como histórica a participação da sociedade no debate. Ela disse que recebeu muitos e-mails, cartas e artigos em apoio. Sobre os processos no CNJ referentes a supostas irregularidades cometidas por magistrados, Eliana Calmon afirmou que não haverá “retaliação”.
Ela rebateu críticas de que o CNJ possa atuar julgando processos midiáticos.- Não haverá devassa. Não haverá caça às bruxas. O que existem são problemas pontuais – afirmou.
- Dizem que vamos escolher os processos midiáticos, não é verdade. Existem hoje 56 processos no CNJ. Os senhores sabem os nomes? Não sabem, são sigilosos – garantiu.
A corregedora disse também que, quando a decisão do Supremo for publicada, o trabalho do CNJ será retomado a partir do julgamento dos casos de aumento patrimonial, processos relacionados a sindicâncias abertas. Hoje são 545 processos no CNJ em andamento contra magistrados que foram suspensos com a liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio em dezembro de 2011
Sobre sua relação com o presidente do Supremo, Cezar Peluso, ela disse que “é o melhor possível”.
- Estamos muito bem. Somos técnicos, magistrados de carreira. Alguns podem achar a relação apimentada, mas na hora do lanche damos risadas.
Perguntada se emocionou com a votação, a corregedora disse que se emocionou a cada voto contra ou a favor, e completou:
- Agora vou dormir porque não durmo há três meses.

O Globo Online


*


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário