Tradutor

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O câncer do Lula e o câncer da sociedade



Estupidez. Falta total de educação e compostura. Carência total de humanidade. 


Me refiro aos que se manifestam nas redes sociais, pretendendo ver o ex-presidente Lula tratando seu câncer no SUS. Atriz (?) global, inclusive.


Quanta boçalidade e ignorância!


Percalços da liberdade de expressão.




Comentários cancerígenos

Michel Blanco

A repercussão do câncer de Lula na internet remete ao clima de baixarias que inundaram as redes sociais nas eleições 2010. Não à toa. Lula é peça-chave no jogo político, e a boçalidade destampada no período eleitoral continua a ser alimentada à farta.


O ex-presidente fez bem ao tornar logo público o tumor na laringe. Agiu com a transparência que se espera de quem deixou o Planalto com índice de aprovação de 87%. Não se trata apenas de um drama pessoal. Embaralha qualquer cenário que se vislumbre para as eleições municipais de 2012 e, obviamente, para a sucessão presidencial de 2014.

É nesse contexto que desponta nas redes sociais a campanha “Lula, faça o tratamento pelo SUS”. Ela renova o ódio reacionário que marcou a disputa eleitoral do ano passado, em que o auge foi a exortação do afogamento de nordestinos em São Paulo.

Lula poderia ir a um hospital público, como o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, mas preferiu o Sírio-Libanês, onde seus médicos trabalham – também ali se trataram de câncer o então vice-presidente José Alencar e a então chefe da Casa Civil Dilma Rousseff. Aliás, é desejável que ele não ocupe vaga de quem depende da rede pública de saúde.

Por que a campanha para Lula se tratar pelo SUS? Só ressentimento e ignorância explicam tamanha estupidez. Algum mimimi se no lugar do petista estivesse um tucano de densa plumagem? E se Lula fosse ao Instituto do Câncer não receberia tratamento de ótima qualidade, como todos que lá estão? O mais curioso é ver que o sujeito que quer Lula num leito público também comemorou o fim da CPMF, cuja extinção beneficiou uma parcela de brasileiros que, da classe média para cima, deixaram de entregar 0,1% sobre o valor de cada movimentação financeira para a saúde pública.

O ódio dessa minoria contra Lula escandaliza agora alguns de seus críticos sensatos na imprensa. Mas não se trata de cobrar comportamento decente de leitores, quando parte da mídia é responsável por fomentar essa raiva e dela se beneficia. Basta recordar como foi a cobertura do título honoris causa concedido a Lula pela Sciences Po.

Choca que a galera vomite nas redes tanta escrotidão com a mesma — ou até mais — desinibição que em círculos íntimos. A parada, porém, é mais profunda. Não é uma questão de compostura, mas classe. Melhor, classes. Num clima que transborda o ódio de quem sente as referências de exclusividade social se esvair, ainda que muito, mas muito lentamente.



Yahoo


Charge no Tudo em Cima

*

*

3 comentários:

  1. SE ELE TIVESSE NO AUGE DO PODER SERÁ Q ELE ANUNCIARIA SUA DOENÇA E TIRARIA FOTOS E FARIA FILMES FELIZ DA VIDA PARA OS 4 CANTOS DO MUNDO?

    ResponderExcluir
  2. "Feliz da vida" acho meio muito. Pelo que pude ver, o ex-presidente se manifestou de modo sereno e confiante. É um guerreiro. Um vencedor. Quanto ao "auge do poder"... ele não está na Presidência da República, mas continua muito respeitado e homenageado no mundo inteiro, em universidades tradicionais, ganhando prêmios e reconhecimento.

    ResponderExcluir
  3. se ele tivesse ido para o SUS,estaria vivo? duvido...

    ResponderExcluir