Tradutor

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dilma: "Não compactuarei com violação de direitos"

Fazendo claramente um paralelo entre os crimes cometidos pelos nazistas contra os judeus na Segunda Guerra Mundial e as atrocidades praticadas pela truculência das ditaduras, a presidenta Dilma Rousseff discursou ontem em Porto Alegre num ato em homenagem às vítimas do Holocausto.


Presidenta Dilma Rousseff discursa durante cerimônia alusiva ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto _(Porto Alegre, RS, 27/01/2011) _Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
                                                                                                     Foto: Roberto Stuckert Filho/PR


Sensibilizada pelo tema e intercalando considerações de improviso com o discurso previamente preparado, Dilma, seviciada barbaramente na época da ditadura militar, lembrou que os procedimentos da "violência industrializada" criada pelos nazistas na época da guerra foram adotados por governos ditatoriais nas décadas seguintes, em várias partes do mundo.

A presidenta deixou clara a importância da recuperação da memória em crimes bárbaros cometidos contra a humanidade em vários momentos da história como fator para coibir que novas violações aconteçam. E afirmou que seu governo não compactuará com violações de direito.

"Não se pode silenciar diante destas práticas", declarou uma Dilma visivelmente emocionada. "Nós rejeitamos a barbárie", arrematou.

Mais informações, inclusive áudio e vídeo do discurso, no Blog do Planalto.

2 comentários:

  1. "E na moça eu boto a força da fé..."

    Aos poucos ela vai se soltando e dizendo a que veio.

    Alguns acham que ela deveria estar rompendo tudo de uma só vez.

    Tem que se ter paciência.

    "Há tempo de plantar e tempo de colher".

    DÁ NELES DILMA!

    ResponderExcluir
  2. Ela sabe das coisas... é mineira... Mineiro "come quieto", "pelas beiradas"... "trabalha em silêncio"... "Tudo tem seu tempo, o momento oportuno", como diz o texto sagrado. Estamos em ótimas mãos!

    ResponderExcluir