Tradutor

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

LULINHA, ESPELHO DA ERA LULA

Mídia + Política + Verdade = Jornalismo Cidadão


O jornal O Dia desta quinta-feira inicia uma reportagem especial, bem sacada, interessantíssima, sobre a saga do menino Luiz Inácio Matias da Silva, o Lulinha, como retrato dos 8 anos de governo Lula. A matéria mostra como a realidade transformada por políticas públicas e programas sociais da Era Lula associada à criatividade e verdade factual podem render bom jornalismo. Os ingredientes a mídia conhece. Basta querer fazer.   

http://odia.terra.com.br/portal/brasil/html/2010/11/especial_luiz_inacio_matias_da_silva_o_lulinha_do_camarista_meier_125256.html

 

E veja abaixo post do Mídia Mundo, considerando a matéria do Lulinha a melhor de 2010.



A melhor matéria do ano é de O Dia

Uma boa reportagem precisa de planejamento. O Dia (Rio de Janeiro, RJ) planejou por 8 anos a fantástica matéria sobre o menino Luiz Inácio Matias da Silva, que completará 8 anos no último dia de governo de seu homônimo Presidente da República.

Lulinha é um personagem urbano descoberto pelo jornal. Sua vida, a melhoria de vida de sua família, é o retrato perfeito de um período em que o Brasil cresceu. Nenhuma estatística é melhor que essa história.

Uma reportagem como essa precisa de inteligência criativa, de apostas, de disposição. Primeiro para achar o personagem, depois para segui-lo por 8 longos anos.

O Dia merece todos os prêmio de jornalismo por essa sensacional matéria. Pena ter dado mais peso na capa à subida do salário mínimo do que à melhor história do ano. Erro de edição logo no dia em que não poderia errar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário