Tradutor

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Folha de S. Paulo terá acesso a processo contra Dilma

O Superior Tribunal Militar autorizou na tarde de ontem (16) o acesso do jornal Folha de S. Paulo aos autos do processo movido contra Dilma Rousseff na época em que ela foi perseguida, presa e torturada pela ditadura militar. O jornal, que entrou com este pedido em maio último, poderá a partir da próxima semana, quando a autorização deverá ser publicada no Diário da Justiça, consultar a ação sofrida por Dilma, inclusive fazendo cópias dos autos.

Determinação do Presidente do STM, Carlos Alberto Soares, havia proibido qualquer consulta ao processo durante a campanha à presidência. O Ministro manifestou temer uso eleitoral das informações contidas nos autos.

Dilma, nos anos 70, era uma jovem estudante, foi processada e ficou presa por quase 3 anos, quando foi seviciada pelos militares, num período sombrio que o Brasil viveu.

Os autos do processo em que foi condenada por subversão contêm informações sobre Dilma e mais 71 militantes da organização de esquerda VAR-Palmares, que lutava para derrubar o governo militar instalado pelo Golpe de 64.

Presidente eleita no último 31 de outubro, Dilma já se manifestou várias vezes a favor da ampla e irrestrita liberdade de imprensa, mas deixou claro que no seu governo deverá estabelecer o marco regulatório no setor das comunicações, o que é considerado pela velha mídia uma tentativa de implantar censura aos meios de comunicação.

Uma das perguntas que se faz neste momento é: como a Folha de S. Paulo, jornal francamente contrário ao governo popular do Presidente Lula e um dos sustentadores da candidatura oposicionista, utilizará as informações contidas no processo de Dilma, num momento em que a presidente eleita se prepara para assumir o comando do País?

Ainda hoje este blog trará mais detalhes e opinião sobre esta questão, e acompanhará todo o desdobramento desta decisão do STM e o uso que a mídia fará das informações obtidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário