Tradutor

terça-feira, 5 de abril de 2011

Maravilhoso exemplo de dignidade e Cidadania Ativa

A cidadã "Maria da Paz" (vamos chamá-la aqui assim) merece todos os nossos elogios, toda a nossa admiração, todas as nossas homenagens.

"Maria da Paz" assistiu estarrecida a uma execução sumária feita por PMs em cemitério de município da Grande São Paulo, pegou o celular na hora, ligou para o 190 e denunciou o crime.

E não ficou nisso. Minutos depois, abordada pelos policiais assassinos, que inclusive queriam "levá-la para a delegacia" (já imaginaram o que seria feito de "Maria da Paz" no trajeto para a delegacia?!...), enfrentou os facínoras e ainda deu-lhes uma descompostura.

Quantos de nós teriam o sangue frio e a coragem de fazer isso, ainda mais com bandidagem fardada e armada?

Brava Gente Brasileira!



Mulher presencia execução feita por PMs e faz denúncia ao 190 em tempo real


Policiais fizeram BO dizendo que vítima resistiu à prisão, por isso foi morta; testemunha está sob proteção policial


04 de abril de 2011

Bruno Paes Manso - O Estado de S.Paulo

SÃO PAULO - Uma ligação para o telefone 190 do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) em março deste ano mostra uma execução em tempo real. A testemunha permanece sob proteção policial. Ela ligou para a PM e descreveu o crime, que foi gravado.

Werther Santana/AE
Werther Santana/AE
Cemitério onde ocorreu o crime em março

"Olha, eu estou no Cemitério das Palmeiras, em Ferraz de Vasconcelos e a Polícia Militar acabou de entrar com uma viatura aqui dentro do cemitério, com uma pessoa dentro do carro, tirou essa pessoa do carro e deu um tiro. Eu estou aqui do lado da sepultura do meu pai."

De onde presenciou o assassinato, a denunciante não conseguia ver a placa nem o prefixo da viatura policial. Enquanto falava com o Copom, ela teve sangue frio para esperar os policiais fecharem a viatura e passar em frente dela para que ela relatasse os dados ao Copom. "Espera só um pouquinho porque eles vão passar por mim agora. Espero que não me matem também. A placa é DJM 0451, o prefixo é 29.411, M 29.411."

Em seguida, o policial autor da execução percebeu a presença da testemunha, parou a viatura e foi em direção a ela. Corajosa, a mulher se antecipou e foi falar com o policial. "Tem um PM vindo na nossa direção. Oi, desculpa, senhor, o senhor que estava naquela viatura? O senhor que acertou o disparo ali? Foi o senhor que tirou a pessoa de dentro? Estava próximo de onde estávamos. Eu estou falando com a Polícia Militar".

Ainda durante a ligação, o policial fala à testemunha que estava socorrendo a vítima, conversa que também foi gravada. E tenta levar a testemunha para a delegacia. "Estava socorrendo? Meu senhor, olhe bem para a minha cara. Eu não vou (para a delegacia). Ele falou que estava socorrendo. É mentira. É mentira, senhor. É mentira. Eu não quero conversar com o senhor. E o senhor tem a consciência do que o senhor faz".

Os policiais militares acusados de execução registram um boletim de ocorrência de roubo seguido de resistência e morte. Alegavam que o homem morto havia resistido à prisão. Mas a iniciativa da testemunha fez a versão dos policiais cair por terra. Dois PMs estão presos no Romão Gomes.

A Polícia Militar manteve o caso sob sigilo para preservar as testemunhas.

(destaques meus)


Tributo a uma mulher desconhecida

Edmundo Leite


Não sei o nome nem quem é a protagonista da denúncia estarrecedora registrada pelo 190 da Polícia Militar, e noticiada pelo Estadão.  Seja quem for essa mulher, qual for sua história de vida,  entrou para um panteão em que poucos teriam lugar.

Seu gesto de coragem ao celular e na frente do policial assassino é um editorial pronto, um libelo contra a injustiça e  a violência, um “Eu acuso” de Zola dos tempos modernos. Com uma simples ligação telefônica, rompeu uma eterna lei do silêncio que costuma imperar em casos semelhantes:  “Diz que já é normal fazer isso aqui, mas não é normal eu assistir isso…”

Não é normal eu assistir isso… Fora a dignidade de não aceitar a violência como coisa normal e de denunciar um crime covarde cometido por quem deveria combatê-los no momento em que a barbárie era cometida, há a coragem indignada de contestar a versão estapafúrdia que o policial quis apresentar ao se perceber flagrado por essa mulher desconhecida. “… Não, não. Eu estava socorrendo o rapaz. Socorrendo? Meu senhor, olha bem pra minha cara.”

Claro que já não falta – inclusive em mensagens aqui no Estadão – gente dizendo que a polícia está certa em matar bandido mesmo infringindo a lei. Não está. A mulher desconhecida lembrou isso aos policiais e à sociedade. Lembrou que não podemos aceitar o crime,  sobretudo de quem deve combater o crime.

Em muitos lugares do mundo existem monumentos ao soldado desconhecido, em homenagem à bravura dos anônimos que lutaram por uma causa que talvez nem soubessem direito qual era. Um monumento a essa mulher desconhecida deveria ser erguido na Zona Leste de São Paulo. Espero que não num cemitério.

Estadão





2 comentários:

  1. Nada de novo no front e na retarguarda também.

    De Norte a Sul e de Leste a Oeste é sempre assim.

    Não são "casos isolados".

    Na "malha protetora da sociedade" encontram-se milhares de laranjas podres.

    Enquanto a sociedade não formar juízo de valor acerca das arbitrariedades cometidas e acobertadas durante a ditadura, não podemos nem sonhar em iniciar um processo noralizador do aparato. Parece até que "tá tudo dominado"...

    COMISSÃO DA VERDADE JÁ!!!

    ResponderExcluir
  2. Claro que não são casos isolados. Uma parcela considerável do que entra nas estatísticas como "legítima defesa", "latrocínio" etc. é execução sumária, feita por esta bandidagem fardada. Tá tudo dominado, sim. O cenário é de desalento. Mas a atitude da cidadã falando grosso com policiais assassinos é alvissareira! Comissão da Verdade, sim!!! Mas também Reforma do Judiciário, que inclui a Polícia! Olho da rua para corregedores-cúmplices! Faxina geral nas Polícias e na Justiça! Cadeia pra estes vagabundos todos!

    ResponderExcluir