Tradutor

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

SABUJICE BLOGOSFÉRICA

"Quando eu nasci
um anjo louco, muito louco,
veio ler a minha mão.
Não era um anjo barroco,
era um anjo muito louco, torto,
com asas de avião.

"Eis que esse anjo me disse,
apertando minha mão,
com um sorriso entre dentes:
vai, bicho, desafinar
o coro dos contentes,
vai, bicho, desafinar
o coro dos contentes."



Estes versos de Jards Macalé vieram à lembrança desta pobre e obscura blogueira quando se deparou hoje com a reação "sutilmente" adversa, "refinadamente" hostil de alguns "medalhões" do segundo escalão do Olimpo Blogosférico dito "progressista", incomodados por comentários "dissonantes" que esta editora e leitora de blogues ousou postar aqui e alhures, a propósito da histórica e auspiciosa entrevista concedida pelo Presidente Lula a alguns blogueiros ontem em Brasília.

Não se trata de convencimento ou mania de perseguição da blogueira. As reações são comprováveis, de fácil verificação. Reações de blogueiros e de leitores. Contra opinião divergente educadamente formulada. E isto é preocupante. Sobretudo numa esfera que pretende confrontar o reacionarismo da mídia tradicional.

Um dos blogueiros raramente se manifestou quando os comentários desta blogueira-leitora lhe eram "favoráveis". Ao longo de quase dois anos de leitura quase diária. Ontem e anteontem, porém, visivelmente indisposto por críticas que alertavam sobre o risco de se criar na blogosfera progressista uma espécie de "casta", tal blogueiro carimbou o comentário desfavorável de "péssimo"... Para alguém que se inclui na classe dos "blogueiros progressistas" e que combateu a intolerância semeada na campanha serrista este senhor demonstrou ter muita dificuldade em lidar com posições contrárias, pensamento divergente, diversidade.

Outro blogueiro, mais "medalhão" ainda, que não participou da entrevista, se apresentou como uma espécie de "porta-voz" dos ofendidos e humilhados pelas críticas... Não entendeu as referências feitas a risco de formação de uma "casta" na blogosfera progressista, reconheceu a falta de mulheres na entrevista com o Presidente, instigando as ausentes a constituírem uma "turma da luluzinha" pra entrevistar a Presidenta eleita, e concluiu solenemente seu "breve ensaio sobre a pequenez humana" com um post-scriptum no mínimo esdrúxulo...

Aliás, pequenez humana pra esta blogueira é negar a diversidade de visões de mundo. Pequenez humana é a impossibilidade de conviver com opiniões contrárias. Pequenez humana é se proclamar "progressista" e fomentar intolerância. Pequenez humana é só buscar aplauso, claque, torcida organizada, sabujice.

Encerro este post oferecendo aos humilhados e ofendidos uma reflexão:

"Não vejo mistério nenhum na vaia ou no aplauso. Toda unanimidade é burra - e é bom que as pessoas possam se expressar."

(Dilma Rousseff, perseguida, presa e torturada pela INTOLERÂNCIA da ditadura, julho de 2007, quando Lula foi vaiado no Nordeste)

O "GRITO DOS EXCLUÍDOS"


No último dia 23, véspera da entrevista do Presidente Lula a "blogueiros progressistas" em Brasília, alguns destes blogueiros noticiaram o fato em seus blogues, informando que tal encontro aconteceria no dia seguinte, no Palácio do Planalto, às 9 hs.

A autora/editora do Abra a Boca, Cidadão! estranhou o fato de tal encontro histórico só ser divulgado na blogosfera a menos de 24 horas do acontecimento, e "perguntou a seus botões" (aqui aproveito e homenageio o grande Mino Carta) se o governo havia convidado os tais blogueiros ou se eles mesmos haviam proposto a entrevista. "Curiosidade" natural de quem trabalha com "mídia, comunicação e poder"...

O ABC! noticiou o fato importantíssimo ainda no dia 23, no post "Lula dá primeira entrevista a blogueiros", e aproveitou para questionar sobre os critérios de escolha dos entrevistadores, entre outras considerações que fez.

O ABC!, então, jornalisticamente, saiu a campo para esclarecer essa questão da escolha dos blogueiros, e enviou mensagens por email a 8 deles: Conceição Oliveira (Blog Maria Frô), Eduardo Guimarães (Blog Cidadania), Rodrigo Vianna (Blog Escrevinhador), Luiz Carlos Azenha (Blog Vi o Mundo), Leandro Fortes (CartaCapital), William Barros (Blog CloacaNews), Pierre Lucena (Blog Acerto de Contas) e Túlio Vianna (Blog do Túlio Vianna). Na mensagem, foi reproduzido integralmente o post noticiando a entrevista do Presidente e pedindo esclarecimentos.

O ABC! não recebeu qualquer resposta dos "colegas blogueiros".

O ABC! também entrou em contato por email com a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, indagou alguns assessores e até o Secretário Nelson Breve sobre a articulação da entrevista, e recebeu ainda no dia 23 resposta do assessor Jorge Cordeiro, informando que a comissão organizadora do I Encontro Nacional de Blogueiros havia selecionado os que iriam a Brasília.

Como já foi dito aqui em post anterior, 5 dos 11 blogueiros que entrevistaram o Presidente Lula ontem fizeram parte da comissão organizadora do I Encontro, que contou com a participação de mais de 300 blogueiros.

O Abra a Boca Cidadão! é um blogue pequeno, recém-criado, feito com hombridade, integridade. E está na Blogosfera para informar, esclarecer, analisar, dar opinião e até denunciar, se preciso, pois considera que de tudo isso depende a construção plena da cidadania e da democracia.

O Abra a Boca, Cidadão! manifesta novamente seu estranhamento com as atitudes dos colegas blogueiros e descontentamento pela forma no mínimo atabalhoada com que parece ter sido articulado este encontro importantíssimo entre a maior autoridade da República e uma parcela da Blogosfera Cidadã.

Os fatos aí estão. Outros surgirão nos próximos dias. Vamos continuar aqui, buscando informação e esclarecimento. E oferecendo, claro, nossa opinião.

Os leitores do ABC! certamente analisarão os acontecimentos e ponderações, e tirarão suas conclusões, que são sempre muito bem-vindas aqui.