Tradutor

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Observatório da Blogosfera

Depois do "Furor WikiLeaks", quando uma boa parte dos blogs "progressistas" abriu bastante espaço para tratar do site de vazamentos do ativista Julian Assange, parece que a última semana foi marcada por um fogo cruzado entre duas ou mais correntes contrárias de opinião numa parcela da Blogosfera dita Progressista, que o ABC! tem chamado aqui de Blogosfera Independente, Blogosfera Cidadã, em contraposição aos blogs vinculados a veículos da grande (?) e velha mídia.

O tal fogo cruzado foi ateado devido a declarações publicadas no portal do Luiz Nassif que acabaram por ofender algumas blogueiras feministas e outros. Não me posicionei a respeito por estar ocupada com questões particulares, mas vou me colocar em dia com tal discussão antes de me pronunciar, até porque este espaço aqui pretende acompanhar criticamente, sem "efeito manada", sem sabujice, sem culto de vassalagem, o que acontece nesta parcela da Blogosfera.

O ABC! inicia esta reflexão introduzindo aqui algumas indagações:

1. O que é a Blogosfera Progressista?

2. Blogosfera (Independente, Progressista, Cidadã...) tem dono ou é "terra de ninguém" (e consequentemente de todo mundo)?

3. Vai ter sindicato, carteirinha, crachá... na Blogosfera Progressista?

4. Diante de opiniões divergentes é cabível falar-se em risco de "desagregação" da Blogosfera Progressista?

5. Blogosfera Progressista é partido político, grupo ideológico?