Tradutor

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Papa: protestos, sim, mas sem manipulações


CIDADANIA, SIM. VIOLÊNCIA, NÃO!



Este blog, criado e editado por uma cidadã ativista desde os anos 70 e 80, que foi para as ruas, sozinha ou no movimento estudantil (USP), para ajudar na derrubada da ditadura militar, reconhece o direito de todos (não apenas dos jovens) a expressar suas ideias e opiniões e defender seus direitos, nas instituições (Judiciário, Polícia, Ministério Público, Corregedorias, Controladorias etc. etc.) e também publicamente, em praças, ruas, avenidas, redes sociais, blogs...

Mas...

Que sejam manifestações republicanas, sem violência, sem depredações, sem bombas ou qualquer outro artefato destrutivo, utilizando suas vozes, cartazes, músicas, criatividade. E exigindo, sim, com firmeza, tudo o que for de direito e de interesse da sociedade. Não de grupelhos.

E com respeito à diversidade de opinião, ideologia, crença religiosa, opção sexual etc. etc. E sem manipulações de neonazistas, fascistas, "viúvas e filhotes da ditadura"...

Às ruas, cidadãs e cidadãos! 

No sentido de mudar o País para melhor e defender a Democracia. Não para derrubar ou desestabilizar uma Presidenta eleita por milhões de brasileiros!

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

"Não me agrada um jovem que não protesta"


Em entrevista ao repórter Gerson Camarotti, da GloboNews, Francisco 
comenta as manifestações de rua de junho no Brasil: “O jovem 
é essencialmente um inconformista. E isso é muito lindo! É preciso 
ouvir os jovens, dar-lhes lugares para se expressar, e cuidar para que 
não sejam manipulados”. Além disso, tocou em assuntos sensíveis 
para a Igreja Católica, como os escândalos no Vaticano e a perda de fiéis

247 – Antes de embarcar para o Vaticano, o Papa Francisco abordou assuntos delicados para a Igreja, como os escândalos no Vaticano e os desafios para atrair fiéis. Em entrevista ao repórter Gerson Camarotti, da GloboNews, ele comentou também a acolhida que teve no Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude, e deu mais uma vez lições de humildade.

Leia, a seguir, trechos da entrevista:



Brasil e Argentina


O povo brasileiro tem um grande coração. Quanto à rivalidade, creio que já está totalmente superada. Porque negociamos bem: o Papa é argentino e Deus é brasileiro.

Pobreza x ostentação


Penso que temos que dar testemunho de uma certa simplicidade - eu diria, inclusive, de pobreza. O povo sente seu coração magoado quando nós, as pessoas consagradas, são apegadas a dinheiro.


Perda de fiéis


Não saberia explicar esse fenômeno. Vou levantar uma hipótese. Pra mim é fundamental a proximidade da Igreja. Porque a Igreja é mãe, e nem você nem eu conhecemos uma mãe por correspondência. A mãe... dá carinho, toca, beija, ama. Quando a Igreja, ocupada com mil coisas, se descuida dessa proximidade, se descuida disso e só se comunica com documentos, é como uma mãe que se comunica com seu filho por carta. Não sei se foi isso o que aconteceu no Brasil. Não sei, mas sei que em alguns lugares da Argentina que conheço isso aconteceu.


Escândalos no Vaticano


Agora mesmo, temos um escândalo de transferência de 10 ou 20 milhões de dólares de monsenhor. Belo favor faz esse senhor à Igreja, não é? Mas é preciso reconhecer que ele agiu mal, e a Igreja tem que dar a ele a punição que merece, pois agiu mal. No momento do conclave, antes temos o que chamamos congregações gerais - uma semana de reuniões dos cardeais. Naquela ocasião, falamos claramente dos problemas. Falamos de tudo. Porque estávamos sozinhos, e para saber qual era a realidade e traçar o perfil do novo Papa. E dali saíram problemas sérios, derivados em parte de tudo o que vocês conhecem: do Vatileaks e assim por diante. Havia problemas de escândalos. Mas também havia os santos. Esses homens que deram sua vida para trabalhar pela Igreja de maneira silenciosa no Conselho Apostólico.


Jovens


Com toda a franqueza lhe digo: não sei bem por que os jovens estão protestando. Esse é o primeiro ponto. Segundo ponto: um jovem que não protesta não me agrada. Porque o jovem tem a ilusão da utopia, e a utopia não é sempre ruim. A utopia é respirar e olhar adiante. O jovem é mais espontâneo, não tem tanta experiência de vida, é verdade. Mas às vezes a experiência nos freia. E ele tem mais energia para defender suas ideias. O jovem é essencialmente um inconformista. E isso é muito lindo! É preciso ouvir os jovens, dar-lhes lugares para se expressar, e cuidar para que não sejam manipulados.


Brasil 247

*