Tradutor

sábado, 27 de novembro de 2010

ALERTA GERAL: RISCO À BLOGOSFERA


Desafinando o coro dos contentes...


Esta blogueira procura sempre se informar de maneira ampla, procura sempre que possível conhecimento e informação qualificada, de fontes confiáveis, pontos de vista diversos, até pra não se colocar como dona da verdade, em pedestal, torre de marfim e coisas do gênero... e pra não ser leviana, consigo própria e com seus leitores...

Com relação às críticas que venho fazendo a alguns procedimentos dos blogueiros "progressistas" que entrevistaram o Presidente esta semana em Brasília, fui buscar outros pontos de vista semelhantes, uma vez que alguns "medalhões" que participaram ou apoiaram tais procedimentos se mostraram hostis às minhas intervenções e questionamentos, "encerrando o assunto" de forma autoritária e arrogante ou refutando críticas que expus aqui e em seus blogues, com "ironia fina", gracejos, insinuações... "Com a pena da galhofa e a tinta da euforia"... e sem a "melancolia" machadiana... Trocando em miúdos: deram todo o respaldo ao comportamento pouco ético da "comissão entrevistadora"...

Reproduzo abaixo três textos ("Desafios da blogosfera - I", "Blogueiros com Lula: vitória da esperteza" e "Audiência com Lula: panelinhas tentam tomar conta da blogosfera"), do jornalista e escritor Alfredo Bessow, do blogue Passe Livre, de Brasília (http://passelivreonline.wordpress.com/)

Desafinando o coro dos contentes e  botando mais lenha na fogueira... o ABC! procura apenas cumprir o seu papel: estimular o debate, mostrar pontos de vista parecidos ou divergentes, muitas vezes até mais amplos, que incluem aspectos novos, que não haviam ocorrido a este blogue... O objetivo aqui não é fazer cabeça de ninguém, não é ser "mentor", "grande irmão" ou coisas do gênero, mas ajudar a produzir pensamento crítico, não manipulável. Ou seja: construção de cidadania.

Boa leitura, muita reflexão... e fique atento, cidadão!


Desafios da blogosfera-I

24 11 2010
Desde o Encontro dos Blogueiros em São Paulo – creio que nem o termo progressistas e nem independentes contempla o perfil da blogosfera nacional, sendo que vejo a blogosfera muito mais com o perfil de ‘indignada’ do que aforismas e palavras de ordem que nos remetem à militância política partidária. Voltando: Desde o Encontro dos Blogueiros Indignados em São Paulo que tenho tentado arrancar tempo do meu dia para debater alguns aspectos que, para mim, representam riscos e ameaças para a blogosfera da forma como nós a vamos construindo em termos de Brasil.

E desde lá em São Paulo tenho manifestado minha preocupação no sentido de que percebo um claro direcionamento ‘partidário’ – lá em São Paulo até era tolerável, afinal de contas o ‘Barão do Itararé’ funciona dentro do PCdoB, tem o perfil instrumentalizado do PCdoB, traz o viés do aparelhismo, do intervencionismo e do dirigismo.

Ao falar no evento – e foi engraçado que o pessoal da mesa não queria que as intervenções da plebe fossem manifestações das pessoas, mas que quem fizesse uso da palavra dirigisse perguntas e questionamentos aos deuses iluminados que estavam dirigindo os trabalhos – manifestei minha preocupação e apreensão no sentido de que, com aquele modelo, estava-se tentando criar um sistema de castas, onde haveria uma elite da blogosfera que deveria servir de referência para a arraia miúda.

Ou seja: o pior dos presságios lá de São Paulo foi sendo confirmado tanto no evento organizado pelo Barão/PCdoB quanto nas posturas posteriores – inclusive um perverso dirigismo do CCC – Comitê Central da Casta que se arvora detentor do conhecimento para nortear a realização dos encontros regionais.

E não adianta negar ou dizer que estou vendo fantasmas. Ainda antes do 2º turno, fui procurado por um representante do PCdoB que dizia que vinha e falava em nome ‘de São Paulo’. A primeira pergunta que me foi feita – parado diante da porta do Comitê Central da Dilma aqui em Brasília: qual a sua (minha) relação com o PCdoB?

Ou seja: há uma estratégica ação do CCC – Comitê Central da Casta no sentido de manipular, dirigir e doutrinar os blogueiros aqui de baixo, desta arraia miúda onde vive quem não é do CCC.

Continuando na conversa, disse (eu) que o Encontro de Blogueiros aqui no DF para mim deveria ser menos estrelar e mais plantador – sendo que o público alvo deveria ser o das escolas de jornalismo/comunicação, nas entidades de classe (sindicatos, associações, etc) para fomentar que surgissem novos blogueiros. Para minha surpresa, veio a informação: não, o objetivo do encontro deve ser o de organizar e centralizar os blogueiros já em atividade.

Claro que virei as costas e fui cuidar da minha vida, que afinal de contas preciso trabalhar. E tenho estômago para não precisar ficar escutando certas imbecilidades.

Neste sentido e para esta primeira abordagem quero deixar bem claro: o maior desafio da blogosfera é fugir da manipulação de um grupo que se sente confortável nesta posição de mando, de mentor – como se o resto não pensasse e fosse agir concorde e silenciosamente como cadeia de transmissão de suas doutas verdades. Não deve ser por acaso que este grupo que pensa ser a representação dos blogueiros do Brasil – a turma do CCC – se sentiu liberado a se apresentar como porta-voz da blogosfera na entrevista com o Lula.



Blogueiros com Lula: vitória da esperteza

24 11 2010
Eu tenho dito aqui e em todos os lugares: assumo tudo que eu penso, não aceito cabresto e nem o ar de serenidade de certas figuras que são ridículas quando tentam travestir sua falta de caráter com ares de fidalguia. Comigo, isto não funciona.

Comigo funciona é dignidade, olho no olho e não picaretagem.

Para mostrar como foi ridícula a encenação dos ares de democracia da escolha dos blogueiros, o próprio Miro por telefone me confirmou que no começo viria só aquilo que alguns gostariam de ser a elite da blogosfera, que se pensa acima do bem e do mal – um seleto grupo de iluminados capaz de levar a luz para imbecis e cegos. E como fez bem saber que pessoas como Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif, Rodrigo Viana e Luiz Carlos Azenha acharam por bem não participar da picaretagem – algo que só os dignifica ainda mais.

Transcrevo a seguir um post do blog ‘O terror do nordeste’ que vale a pena ser lido – como também vale a pena acompanhar o seu conteúdo no dia-a-dia:

LAMENTÁVEL

É triste ver a assessoria do governo Lula desprestigiando quem, realmente, merece.

Li no Blog do Rovai que Lula será entrevistado, no dia de amanhã, por um grupo de blogueiros intitulados de progressistas. Dentre os blogs convidados, encontra-se o Acerto de Contas, aqui do Recife, de Pierre Lucena.

Na terra que Acerto de Contas for considerado um blog progressista, o Blog da Dilma, que parece que não foi convidado, é de extrema esquerda.

Até as pedras do Palácio dos Campos da Princesa sabem que Pierre Lucena é jarbista doente e que Marcos Bahé é tucano.Os dois são críticos ácidos do governo Lula, assim como foi do ex-prefeito João Paulo.

Indigna-me saber que tantos blogueiros inteligentes e decentes foram preteridos por blogueiro do tipo Pierre Lucena. A assessoria de Lula deveria ter chamado também Jamildo Melo, do Jornal do Comércio.

Miguel do Rosário, Oni Presente, Daniel Pearl, Jussara Seixas, Nogueira Jr, Enio Barroso, DiAfonso, Giovani Moaris, Magno e tantos outros, jamais poderiam ter ficado de fora dessa entrevista concedida por Lula.

Veja que o jornalista Alfredo Bessow, do Passe Livre, ainda que por outros argumentos, no qual na maioria eu discordo, também expressa essa indignação.

===
Por minha conta e risco também transcrevo alguns comentários:


Márcio Lacerda de Araújo disse…
Concordo Terror .. palhaçada que da terra do Lula vá um blog tucano-jarbista representando os blogs sujos ..
escrevi o seguinte comentário lá no Acerto: “Nunca ouvi falar desse blog .. aproveitem seus 15 minutos de fama nas costas do presidente Lula .. pq com a Dilma não vai ter colher de chá pra vcs não ..”

TERROR DO NORDESTE disse…
Marcio, eu conheço o AC de longas datas, briguei muito nesse blog na última eleição para prefeito.Abraços.


DiAfonso disse…
Cumpadi… esquenta, não…

a assessoria do nosso grande presidente está devendo faz tempo. Lula sabe que estes assessores são uns aloprados. O importante é que ele, no íntimo, sabe quem o ajudou a ganhar as eleições (duas vezes + uma com Dilma). Ele sabe que fomos nós, os que fazem a Blogosfera alternativa e progressista, fomos nóis, cumpadi… lá no Marco Zero e dividindo a labuta com as blogagens, mesmo não tendo tempo para muita coisa e, muitas vezes, deixando nossa família de lado. Eu, por meu turno, estou tranquilo e com o papel que desempenhamos.
Grande abraço!
 



Audiência com Lula: panelinhas tentam tomar conta da blogosfera

23 11 2010
A blogosfera brasileira tem na sua diversidade uma de suas principais características. Há milhões de blogueiros – e não creio que a importância deles seja pelo chamado número de acessos, porque isto depende de muitos outros fatores. (Esta, por sinal, é uma luta dos editores de revistas e jornais que lutam contra o modo tucano que domina a Secom, onde o custo por mil é mais importante do que a qualidade do conteúdo). No Encontro dos Blogueiros Progressistas, em SP, eu coloquei a minha preocupação com a clara tentativa de criar um sistema de castas – onde o estrelismo e o egocentrismo contam mais que fatores como solidariedade.

Infelizmente, os meus piores presságios – e lembro que na oportunidade o Nassif disse, por estar na mesa, que era uma visão equivocada minha. Agora, percebo que não. Conformou-se e confirmou-se a percepção de que o mesmo necrosado e pelos brasileiros derrotado paulistanismo – que tanto mal faz para o jornalismo brasileiro (Veja, Globo, Estadão, Folha), para a política nacional (PSDB, PPS e segmentos deslumbrados do PT), para a nossa brasilidade (vide as manifestações de ódio, preconceito e racismo) e poderia elencar outros setores nacionais que penam por conta deste paulistanismo – tenta transformar a blogosfera num território dominado por uma panelinha de paulistas. Neste desenho, os demais blogueiros tem, como está posto na mensagem recebida, o direito de transmitir…

Quem definiu a nominata dos ‘convidados’?

No jogo de empurra, disseram que foi o Planalto.

E o Planalto não escolheu nenhuma blogueira mulher?

E o Planalto só chamou blogueiros paulistas (ainda que morem em outros estados), ou que também trabalhem em ‘veículos’ paulistas?

O assunto vem sendo tratado com tal sigilo que, quando inadvertidamente alguém me falou deste assunto ontem, pediu pelo amor de Deus manter segredo – para não ter problema com a repercussão.

Posso dizer que pelos nomes revelados, ali está a mesma panelinha que tem como pressuposto a arrogância de querer mandar e comandar a blogosfera. É a carcomida visão paulistana de que o mundo gira em torno do umbigo deles e que o resto… bom, o resto é só o resto…