Tradutor

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Ficha Limpa pode mudar resultado das eleições


O Tribunal Superior Eleitoral está acelerando seus trabalhos para julgar o mais rápido possível recursos impetrados por candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa. Muitos resultados nas eleições podem ser alterados. E há ainda possibilidade de recursos ao Supremo Tribunal Federal.


TSE PRIORIZA CASOS DA FICHA LIMPA


                   Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia explica 
                   que os candidatos com pendências não devem ter os votos invalidados 
                   até que a decisão da Justiça seja definitiva

Carolina Sarres, da Agência Brasil – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dará prioridade nesta semana ao julgamento de recursos que envolvem candidatos às eleições de 2012 impugnados pela Lei da Ficha Limpa. O tribunal informou que não será possível julgar todos os recursos, mas haverá esforço concentrado para acelerar as decisões. Depois do TSE, os candidatos podem recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O julgamento no TSE pode mudar resultados das eleições em municípios onde candidatos barrados pela lei tiveram contagem de votos suficiente para ser eleitos ou para disputar o segundo turno, em 28 de outubro. A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, explica que os candidatos com pendências no Tribunal não devem ter os votos invalidados até que a decisão da Justiça seja definitiva. Estes recursos podem se referir tanto a impugnações baseadas na Lei da Ficha Limpa, quanto a outras irregularidades.

No total, foram mais de 6,9 mil processos recebidos pelo tribunal, dos quais cerca de 3,6 mil estão com julgamento pendente. No caso da Lei da Ficha Limpa, há 2.247 recursos no TSE, dos quais 764 foram julgados até o momento.

A Lei da Ficha Limpa, Lei Complementar 135/2010 proposta por iniciativa popular, proíbe a candidatura de políticos condenados pela Justiça ou que renunciaram para não enfrentar processo de cassação de mandato. O objetivo da lei é proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato. As eleições do último domingo (7) foram as primeiras sob o vigor dessa lei.


Brasil 247


São Paulo: animais elegem vereador mais votado


Defensora independente e apaixonada por animais, eu não votei nele, mas acompanho e reconheço seu inestimável trabalho na proteção dos animais.

O vereador Roberto Trípoli (PV), o campeão de votos para a Câmara Municipal de São Paulo, é o responsável pela criação do primeiro hospital veterinário público, implantado no bairro do Tatuapé, zona leste da cidade de São Paulo, e outras leis e medidas de proteção aos animais.

Toda Vida é Sagrada, e uma sociedade verdadeiramente avançada protege os mais frágeis, o que inclui plantas e animais, esses seres mais que especiais.


      Leonardo, morto por maus-tratos dentro 
       de famosa clínica veterinária no bairro da 
       Penha, São Paulo


"Quanto mais conheço humanos, mais gosto de animais", diz Tripoli

Nem Roberto Tripoli (PV), 58, esperava tantos votos anteontem: 132 mil, o maior volume na corrida para a Câmara paulistana. Vereador desde 1989, disse ter se surpreendido com o resultado e afirma que o próximo será o seu último mandato na Casa. (EP)

Almeida Rocha/Folhapress

Roberto Tripoli, o vereador mais votado em São Paulo nesta eleição, com 132 mil votos

Entrevista

O primeiro lugar nas urnas o surpreendeu?

Sim, pois a proposta é a mesma de todas as campanhas. Não teve novidade.

A criação do hospital público para animais colaborou para a sua eleição?

A nossa proposta foi bem aceita pela população: vamos bater na mesma tecla dos últimos anos. Em segundo lugar, sou irmão do deputado Ricardo Tripoli (PSDB), que é ambientalista. Terceiro: o prefeito Gilberto Kassab (PSD), do qual sou líder [na Câmara], pôs em prática questões que eu havia colocado para ele, como a Lei Cidade Limpa, o hospital [público] para cães e gatos e equipamentos de ginástica em praças.

Quais são as propostas para o próximo mandato?

Descentralizar o CCZ [Centro de Controle de Zoonoses], criar esses hospitais em mais regiões... São as mesmas propostas, mas com cacife político maior para conquistá-las.

O paulistano está mais preocupado com os animais do que com as pessoas?

Meu trabalho na Câmara tem projeto de educação, saúde. Me envolvo com todos os temas. Agora, não há dúvida: quanto mais conheço o ser humano, mais gosto dos animais. Temos de cuidar de todas as vidas, independentemente de ser ser humano ou não. E a votação que tive responde a sua pergunta.


FSP Online

*

Professora Ativista se elege em Natal


Mazelas não faltam no Brasil. No Judiciário, na administração pública, na saúde, na educação... 

É preciso denunciar tais mazelas, apontar erros, distorções, ilícitos, reivindicar medidas cabíveis etc. e tal. E ocupar espaços.

Não há outra saída para a cidadã e o cidadão, a não ser abrir a boca de alguma forma. Não há outra saída para a democracia, que se alimenta de eleições há cada 2 ou 4 anos, mas também de atuação combativa o tempo todo. 

Veja o grande exemplo da professora-ativista Amanda Gurgel, cujo desabafo em audiência pública sobre educação explodiu em milhares de acessos nas redes sociais, o que lhe valeu uma cadeira na Câmara Municipal de Natal, onde defenderá ideais e tentará transformá-los em projetos e programas.




Professora que ficou famosa no YouTube se elege vereadora em Natal

Amanda Gurgel, que se revoltou com a precariedade do ensino, teve votação expressiva pelo PSTU e elegeu mais dois do PSOL

Wilson Lima 

Conhecida pelo vídeo de desabafo no YouTube em que ataca a precariedade do ensino público no Rio Grande do Norte, realizado durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado, a professora Amanda Gurgel conseguiu eleger-se a primeira vereadora do País pelo PSTU. Ela foi a vereadora mais votada na Câmara de Natal e, com isso, conseguiu eleger dois candidatos do PSOL pela coligação: Sandro Pimentel e Marcos do PSOL. Ela obteve 32 mil votos (8,5% do total).

No ano passado, ela ficou conhecida por um desabafo que rendeu aproximadamente 80 mil acessos no Youtube em menos de dois dias. O assunto também chegou à lista dos trending topics do Twitter. Na época, ela constrangeu deputados da Assembleia Legislativa potiguar perguntando aos deputados se eles “conseguiriam viver e manter seu padrão de vida com um salário de R$ 930”.

Além de ter conseguido eleger uma vereadora, o PSTU também disputará um segundo turno de eleição majoritária em Belém, na coligação com Edmilson Rodrigues, do PSOL.


Portal iG

*