Tradutor

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

LULINHA, ESPELHO DA ERA LULA

Mídia + Política + Verdade = Jornalismo Cidadão


O jornal O Dia desta quinta-feira inicia uma reportagem especial, bem sacada, interessantíssima, sobre a saga do menino Luiz Inácio Matias da Silva, o Lulinha, como retrato dos 8 anos de governo Lula. A matéria mostra como a realidade transformada por políticas públicas e programas sociais da Era Lula associada à criatividade e verdade factual podem render bom jornalismo. Os ingredientes a mídia conhece. Basta querer fazer.   

http://odia.terra.com.br/portal/brasil/html/2010/11/especial_luiz_inacio_matias_da_silva_o_lulinha_do_camarista_meier_125256.html

 

E veja abaixo post do Mídia Mundo, considerando a matéria do Lulinha a melhor de 2010.



A melhor matéria do ano é de O Dia

Uma boa reportagem precisa de planejamento. O Dia (Rio de Janeiro, RJ) planejou por 8 anos a fantástica matéria sobre o menino Luiz Inácio Matias da Silva, que completará 8 anos no último dia de governo de seu homônimo Presidente da República.

Lulinha é um personagem urbano descoberto pelo jornal. Sua vida, a melhoria de vida de sua família, é o retrato perfeito de um período em que o Brasil cresceu. Nenhuma estatística é melhor que essa história.

Uma reportagem como essa precisa de inteligência criativa, de apostas, de disposição. Primeiro para achar o personagem, depois para segui-lo por 8 longos anos.

O Dia merece todos os prêmio de jornalismo por essa sensacional matéria. Pena ter dado mais peso na capa à subida do salário mínimo do que à melhor história do ano. Erro de edição logo no dia em que não poderia errar.

O "LADO" EM QUE SEMPRE ESTIVE...

Eu tenho um lado. Eu não mudei de lado.

Portanto, como autora, editora deste espaço, este blogue tem um lado.

Chamem de esquerda, progressista, alternativo, independente... Eu chamo de cidadão.

Este é um Blogue Cidadão. E procura atuar na construção e em defesa da cidadania.


Minha História de Vida

Não fui presa nem torturada. Mas dentro dos espaços que tive nos anos 70 e 80, como estudante da mais importante universidade brasileira e como filha de pai nordestino, operário de mente progressista, combati o estado de exceção em que vivíamos, ajudei com muito orgulho a derrubar a feroz e sanguinária ditadura militar instalada pelo Golpe de 64, assinando manifestos, frequentando assembleias, atos públicos, passeatas, fugindo muitas vezes da repressão policial... Nos anos 90 e 00, fui patrulhada, perseguida, prejudicada e demitida de duas universidades públicas em que trabalhei. Nunca sofri violência física. "Apenas" violência psicológica e linchamento moral.

Se um dia eu tivesse atuado na grande (?!) imprensa, certamente não teria "durado" muito lá... Tenho perfil independente. Escrevo aquilo em que acredito. Não tenho vocação pra subserviência e abomino sabujice.

Estou aqui pra fazer minha parte. Sem arrogância, sem ilusões. Mas com convicção.

Este não é um blogue intelectual. De vez em quando posto aqui artigos escritos por intelectuais, por gente que pensa o País. Os objetivos (ambiciosos?) do blogue são: trazer informação clara, correta, que muitas vezes não aparece na mídia tradicional; informar os leitores sobre direitos básicos do cidadão, que muitos desconhecem; estimular a discussão de temas que envolvem Comunicação, Mídia e Poder, abrindo espaço para quem quiser se manifestar de modo educado sobre os assuntos tratados aqui; denunciar a atuação danosa da mídia corporativa, velha mídia, mídia tradicional contra o povo brasileiro e a soberania do País;  por meio de ideias, palavras e ação, monitorar, esclarecer, informar, denunciar, mobilizar; colaborar para a democratização da comunicação no Brasil.

Este é um Blogue Cidadão. Este blogue se filia à Blogosfera Cidadã.