Tradutor

sábado, 28 de maio de 2011

Ativismo da Anistia Internacional celebra 50 anos

Hoje, 28 de maio de 2011, a Anistia Internacional, maior organização defensora dos direitos humanos no mundo, celebra seus 50 anos com comemorações em mais de 60 países.

Fundada em 28 de maio de 1961 em Londres, pelo advogado britânico Peter Benenson, a Anistia Internacional conta hoje com cerca de 3 milhões de ativistas e simpatizantes atuando em 150 países nos cinco continentes.


                                    

"Desde que a vela da Anistia Internacional lançou luz pela primeira vez nas masmorras do mundo, houve uma revolução de direitos humanos. O apelo à liberdade, à justiça e à dignidade abandonou as margens e se transformou numa demanda verdadeiramente global", afirmou Salil Shetty, secretário-geral da Anistia.

Apesar dos progressos alcançados, as violações de direitos humanos continuam. As disposições expressas na Declaração Universal dos Direitos Humanos são descumpridas por governos de todo o mundo. Cerca de dois terços da humanidade não dispõem de acesso à Justiça. Os abusos provocam e aumentam a pobreza no mundo. A violência contra mulheres é generalizada. E em 2010, a AI constatou tortura e maus-tratos em cerca de 98 países.

De acordo com Salil Shetty, o ativismo é um poderoso motor para as transformações: "Podemos oferecer algo que as forças da repressão jamais poderão conter nem silenciar: pessoas unidas numa ação comum; a forte e poderosa concentração da opinião pública; o acender de uma vela atrás da outra, até que a luz de milhões de velas desmascare a injustiça e produza uma pressão pela mudança".

Em 1977, a Anistia Internacional foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz. A organização vem desempenhando importante papel para combater a opressão, a tirania e a corrupção, fomentando a solidariedade internacional aos direitos humanos.

"50 anos de luta contra a tirania e a injustiça demonstraram que a mudança é possível, e que as pessoas, unidas numa ação comum, além fronteiras e crenças, podem conseguir coisas extraordinárias. Cada pessoa pode fazer a diferença, mas milhões de pessoas unidas e se levantando juntas contra a injustiça podem mudar o mundo", declarou Salil Shetty.

Abaixo um vídeo mostrando um pouco da atuação da Anistia Internacional nestes 50 anos.
                                               

 


Link do video: http:www.youtube.com/watch?v=K9pZ3dorFEo&feature=relmfu

*