Tradutor

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Esquerda burra insufla ódio contra Yoani Sánchez


LIBERDADE DE EXPRESSÃO


                                                                                       Facebook de Yoani

Ela não é uma assassina. Ela não cometeu qualquer crime.

Se ela é rica, milionária, sorte dela. Se é contra o regime cubano, se recebe dinheiro do governo americano, se é agente da CIA... isso não é motivo para inviabilizar sua viagem ao Brasil, pelo contrário. É oportunidade para esclarecer estes pontos obscuros ou polêmicos de sua vida de ativista e blogueira.

A blogosfera que se autodenomina "progressista" está cheia de posts  ofendendo e insultando a blogueira cubana Yoani Sánchez, de certa forma insuflando esse ódio manifestado nos protestos agressivos de que ela vem sendo objeto desde que desembarcou ontem de madrugada no Recife.

Gente que provavelmente nunca se deu ao trabalho de acessar o blog Generación Y, não conhece os posts da blogueira, ouviu dizer de suas opiniões sobre o regime cubano, gente que até escreve errado o seu nome!... Mas que se acha no direito de ficar repetindo como maritacas o nhenhenhém contra ela.

Querem criticar, dar lição de moral, calar, silenciar... e nem sabem ao certo o nome da blogueira...

Esquerda burra, atrasada, ignorante, boçal, mal-educada, analfabeta e totalitária. 


                                 Faixa estampada com o nome errado da blogueira...


Polícia Militar da Bahia passa a escoltar Yoani Sánchez após protestos


Blogueira cubana e colunista do "Estado" lamentou situação mas elogiou "liberdade de expressão" no Brasil

Guilherme Russo, enviado especial a Feira de Santana

FEIRA DE SANTANA (BA) - Sobre o esquema policial atípico em Feira de Santana (BA), a blogueira cubana e colunista do Estado, Yoani Sánchez, concedeu uma entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 19. Na noite anterior, ela havia enfrentado um intenso protesto, que impediu a exibição do documentário Conexão Cuba-Honduras, do cineasta Dado Galvão. Então, o prefeito da cidade baiana, José Ronaldo de Carvalho (DEM), que esteve no local da manifestação, pediu ao comando da Polícia Militar da localidade que garantisse a segurança da ativista durante sua visita.


Yoani passa a ser escoltada em Feira de Santana
Reginaldo Pereira/Efe

Pelo menos 14 policiais militares e seis guardas municipais vigiaram o entorno da Câmara de Dirigentes Lojistas, no centro de Feira de Santana, onde Yoani chegou escoltada por um carro de polícia, para conceder a entrevista. Preocupados com possíveis protestos, os organizadores da viagem da cubana à Bahia cancelaram as visitas da blogueira ao mercado de arte e ao Museu do Sertão, anteriormente programadas para ocorrer nesta manhã.

Yoani está preocupada com sua segurança, apesar de elogiar a "pluralidade" e a "liberdade para se manifestar" existentes na sociedade brasileira. "Agradeço muito (o reforço na segurança). Foi um gesto muito positivo me blindar com essa proteção. Mas lamento que a situação tenha chegado a esse ponto, pois sou uma pessoa que utiliza a palavra, não uso armas", disse a dissidente ao Estado, pouco após o término da entrevista coletiva, que durou cerca de duas horas. Ela também lamentou que "a visita de uma filóloga" tenha se convertido em "uma situação de risco físico."

Na noite desta terça-feira, Yoani deve participar de um debate, programado para 19h, na Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF).

Aeroportos

Além do protesto que impediu a exibição do documentário e acabou resultando em um debate improvisado pelo senador Eduardo Suplicy (PT), que esteve no local, a União da Juventude Socialista (UJS) organizou na segunda-feira outras duas manifestações, quando a blogueira passou pelos aeroportos do Recife e de Salvador, a caminho de Feira de Santana. A entidade promete organizar mais mobilizações de repúdio à presença de Yoani no Brasil.


Destaques do ABC!

*

"Democratas" brasileiros impedem Yoani de falar


LIBERDADE DE EXPRESSÃO


As acusações são várias: Agente da CIA, blogueira milionária, mercenária, traidora, farsante... Mas não a deixam falar, se defender, explicar, expor suas ideias.

Estes são os grandes "democratas" brasileiros: 20, 40, 80 cidadãs e cidadãos, barulhentos e intolerantes, que não nos deixam ouvir o que a polêmica blogueira cubana tem a dizer.

Além de impedirem a exibição do documentário "Conexão Cuba Honduras", com apupos, vaias, ofensas e agressividade, os manifestantes também tumultuaram e inviabilizaram o debate que se tentou articular, interrompendo a fala da blogueira com gritos, insultos e acusações.

Democracia é uma coisa. Falta de educação e incivilidade é outra.

                                                                              Facebook de Yoani


Manifestantes impedem exibição de filme com presença de dissidente cubana

Flávia Marreiro

Enviada especial a Feira de Santana

Grupos de manifestantes ligados a movimentos estudantis e sociais, ao PC do B e ao PT impediram nesta segunda-feira (18) a exibição de um filme em Feira de Santana, na Bahia, com a presença da blogueira cubana Yoani Sánchez.

Aos gritos de "traidora", "Cuba sim, ianques não", os militantes tomaram o salão da Casa do Saber, um planetário cedido pela prefeitura para a exibição de "Conexão Cuba Honduras", do cineasta baiano Dado Galvão, que tem como uma das protagonistas a ativista cubana, que chegou ontem ao Brasil.

Quando Sánchez chegou ao local, os ânimos se exaltaram e a blogueira chegou a ser recolhida na sala de diretoria, enquanto o senador Eduardo Suplicy (PT) tentava uma negociação com os manifestantes.

Com chapéu com estrela de Che Guevara, o ex-vereador do PT Angel Almeida negociou a mudança do evento: de exibição de documentário a debate, com participação dos militantes.

Quase uma hora depois, a blogueira, que pode sair de Cuba após 20 tentativas frustradas, finalmente começou a falar, de pé, por 15 minutos: "Vivo numa sociedade onde opinião é traição", começou.



                                                                                         Mário Bittencourt/Folhapress
Grupo de manifestantes mostra cartaz com frases contra a blogueira 
cubana Yoani Sánchez, durante encontro em Feira de Santana, na Bahia


As vaias tomaram mais uma vez o ambiente -- o vereador paramentado de Che mais uma vez conteve os ânimos. E foi assim em vários momentos.

A exibição frustrada foi o auge de uma jornada já tumultuada por protestos, que começaram na primeira escala de Sánchez, em Recife -- ela teve até o cabelo puxado --, e seguiram em seu desembarque em Salvador.

"Protesto faz parte da democracia, agressividade não", disse Dado Galvão. "É uma cidade pacata", queixou-se. "É o que a 'Veja' disse que ia acontecer".

"Acabou tensionando tudo", admite Jader Dourado, do movimento de bairros de Feira de Santana e que foi candidato a vereador pelo PT na cidade.

Ele negou qualquer orientação nacional para a mobilização. "Soubemos da visita e fizemos uma reunião com as organizações na sexta-feira. Era um convite aberto e irrestrito."

Na platéia, líderes do protesto no aeroporto de Salvador ajudavam a mobilização local. Entre eles, Caio Botelho, da UJS (União da Juventude Socialista), ligada ao PC do B. Panfletos contra a blogueira.

Ambos prometem repetir os protestos na agenda de hoje de Sánchez, que inclui um debate em uma universidade de Feira de Santana. Em São Paulo, para onde Sánchez segue amanhã, os protestos também devem ser organizados, informaram os militantes.

"Todo mundo está se organizando em todo o território", diz Dourado.


Destaques do ABC!

*