Tradutor

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Agora somos 7 bilhões



Esta é a bebê Danica, filipina escolhida pela ONU para simbolizar os 7 bilhões de seres humanos que o planeta atinge hoje. O primeiro gesto parece ser de saudação à vida, mãos e braços abertos para o mundo. Seja bem-vinda!


                                                                          Foto: Reuters (O Globo Online)


Pequena filipina simboliza o ser humano 
de número 7 bilhões

ONU elegeu filipina para simbolizar a marca, disputada por vários países.
Danica Camacho nasceu em hospital público de Manila.



Da France Presse


Danica vai receber uma bolsa de estudos, enquanto seus pais
terão ajuda para abrir loja. (Foto: AP)

A Ásia, onde vivem dois terços da população mundial, recebeu simbolicamente o ser humano de número 7 bilhões, uma pequena filipina de nome Danica, cujo nascimento foi celebrado em Manila e ilustra os desafios planetários de crescimento demográfico.

O planeta atingiu a população de seis bilhões em 1999. Na ocasião, a ONU escolheu Adnan Nevic, um menino nascido em Sarajevo, como representante simbólico da marca. Desta vez, a ONU optou por não designar nenhuma criança com antecedência e vários países pretendiam reivindicar a efeméride.

Danica May Camacho, nascida no domingo, dois minutos antes da meia-noite, no José Fabella Memorial Hospital, um centro público da capital filipina, tem 2,5 quilos. Seus pais, Florante Camacho e Camille Dalura, foram felicitados por representantes das Nações Unidas.

"É muito bonita. Não posso acreditar que seja a habitante sete bilhões do planeta", comentou emocionada Camille Dalura na sala de partos, invadida pela imprensa. Danica receberá uma bolsa de estudos e seus pais uma quantia em dinheiro para abrir uma loja.

"O mundo e seus sete bilhões de habitantes formam um conjunto complexo de tendências e paradoxos, mas o crescimento demográfico faz parte das verdades essenciais em escala mundial", declarou a representante do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) nas Filipinas, Ugochi Daniels.
G1


*