Tradutor

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dilma e a mídia futriqueira


A mídia golpista e futriqueira anda inquieta com as pequenas aparições públicas da presidenta Dilma, e se assanha sempre que vê oportunidade de farejar e pinçar algum elemento que possa "semear a discórdia", "criar clima", desestabilizar.

Ontem foi uma ocasião para isso, com a vinda da presidenta a São Paulo para a entrega da Medalha 25 de janeiro ao ex-vice-presidente José Alencar. Leiam a notícia, onde estão destacadas e comentadas as deduções que este blog considera despropositadas, simples devaneios de um "jornalismo" futriqueiro.


Dilma já trata Kassab como aliado e faz críticas indiretas a tucanos de SP

Julia Duailibi/O Estado de S. Paulo

A iminente ida de Gilberto Kassab para o PMDB, partido da base governista, levou a presidente da República, Dilma Rousseff, a elogiar o prefeito paulistano e a destacar investimentos na capital, ao mesmo tempo em que criticou, de maneira indireta, o PSDB. [Será? Ou teria sido apenas educação e cortesia da presidenta, em agradecimento ao convite?]

A presidente cumprimentou Kassab (DEM) "com muito carinho" e disse estar "honrada" com o convite feito por ele [pois é...] para participar nesta terça, 25, da cerimônia em comemoração ao 457.º aniversário de São Paulo, na sede da Prefeitura, na qual foi entregue a Medalha 25 de Janeiro ao ex-vice-presidente José Alencar, que luta contra um câncer há 13 anos.

Além de Dilma e Alencar, estavam com Kassab no palco montado na Prefeitura o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), e o vice-presidente, Michel Temer (PMDB), com quem o prefeito mantém conversas sobre a troca de partido. Ontem, os dois conversaram rapidamente na presença de Alckmin.

Sentados lado a lado, Kassab e Lula falaram bastante durante a cerimônia. O prefeito concedera a mesma medalha ao ex-presidente em 2010 - à ocasião, também fez a homenagem ao ex-governador José Serra (PSDB).

Tanto Dilma como Lula são entusiastas da ida de Kassab, que está na oposição, para o PMDB. Ambos avaliam que a troca de partido enfraqueceria o PSDB em São Paulo, principal bastião oposicionista no maior colégio eleitoral do País. [Este blog desconhece qualquer manifestação de Lula e Dilma a respeito. E preferiria ver Kassab longe do governo Dilma.] Nas últimas cinco eleições, o PT não quebrou a hegemonia tucana no Estado.

Kassab pediu aos peemedebistas discrição nas negociações. Quer tornar pública a decisão apenas depois de 15 de março, quando ocorrerá convenção nacional do DEM para a escolha da nova direção. Caso não consiga emplacar a troca de comando no partido, Kassab terá um argumento forte para abandonar a legenda.

O prefeito disse às lideranças tucanas que pretende mesmo mudar para o PMDB, legenda que lhe daria fôlego para projetos políticos maiores, como a disputa pelo governo paulista em 2014 [Que Deus nos livre e guarde!]. Aos aliados afirmou que, mesmo no novo partido, pretende manter a aliança com o PSDB.

Na cerimônia, a presidente Dilma afirmou ainda que "junto" com Kassab vai "continuar esse processo de investimentos" feitos pelo governo federal na capital paulista. [E daí? Queriam que ela dissesse o quê? Nada mais "natural"... Ela é a Presidenta da República; ele o prefeito da maior cidade do País.] Sem citar os tucanos, que governam São Paulo há 16 anos, Dilma disse que o Estado ainda tem "desafios" a enfrentar com a população de mais baixa renda.

"Fico extremamente feliz de estar aqui em São Paulo e de que seja aqui que esta medalha esteja sendo entregue a José Alencar, porque justamente aqui temos um dos Estados mais desenvolvidos do nosso País. Mas, ao mesmo tempo, temos tantos desafios em relação à situação do nosso povo mais pobre", disse.

A presidente ainda destacou que o País está no "rumo certo" e que essa trajetória teria sido "construída" por Lula e Alencar. Não mencionou o nome do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) [e por que "mencionaria", se ela pensa diferente e não é "tucana" como a mídia?!...] que também foi um dos homenageados com a medalha ontem - o tucano não compareceu à cerimônia porque estava em viagem fora do País.

"Os dois presidentes (Lula e José Alencar) que não tinham diploma universitário mostraram um compromisso com a educação, como diz o nosso querido presidente Lula, ‘nunca dantes visto na história deste país’", completou Dilma. [Aqui concordamos: foi uma "alfinetada" na intelectualidade tucanística...]

No final de seu discurso, a presidente dirigiu-se brevemente a Alckmin [e se demoraria por quê? Quem conferiu a Medalha foram o Prefeito e a aniversariante cidade de São Paulo... nada a ver com o governador/estado]: "Queria dizer ao governador que estamos prontos para continuar a parceria entre o governo federal e o governo do Estado." [A presidenta foi até delicada, atenciosa, com os paulistas, incluindo essa referência em seu discurso...] Pouco antes, o tucano disse receber Dilma com "alegria" e desejar a ela um "ótimo mandato". "Contem com São Paulo", completou Alckmin.

Portal O Estado