Tradutor

sábado, 16 de julho de 2011

A blogueira paulistana e o cretino fundamental


Entre uma montanha de ofensas, ameaças e imundícies que vem proferindo na porta da casa da blogueira, "descendo das tamancas", o cretino fundamental confessou que lê este blog. Para denegri-lo, ridicularizá-lo, fazer pouco. Claro. Ele que não consegue escrever 10 palavras sem errar 11...

O cretino fundamental, saibam, é um semi-analfabeto, um Pé-de-Chinelo tirado de sua dolorosa insignificância e promovido a língua de aluguel para violentar esta blogueira.

O cretino fundamental está "se achando". O cretino fundamental é um pária. O cretino fundamental é um lambe-botas. Do alto de sua estrondosa ignorância e tacanhice, vomita asneiras contra a vida particular e profissional da blogueira, pau-mandado que é.

O cretino fundamental é um "macaquinho amestrado". Um pulha, na linguagem machadiana.

O cretino fundamental é um energúmeno, um mequetrefe, um safardana. E certamente precisará de dicionário para ler este post...

O cretino fundamental, como parasita que é, passou a viver à sombra de descarada bandidagem.

O violento cretino fundamental se garante no favor dos que deveriam coibir e sancionar o crime.

O cretino fundamental confia na impunidade, enquanto dá passos largos e céleres em direção à criminalidade.

Se não contido, o sacripanta pode fazer estragos, pois sem cerimônia deturpa, engana, ameaça, trapaceia, difama, mente, agride, violenta...

O "cretino fundamental" é um conceito elaborado pelo grande escritor Nelson Rodrigues, para explicar o advento do medíocre, do idiota, do imbecil metido a besta.

E o mundo anda coalhado de cretinos fundamentais.

"Para um gênio você tem um milhão de imbecis."

Leia mais abaixo. Leia também o comentário do amigão blogueiro Gilberto Azevedo. E veja o vídeo/ouça a música "Bicho [a] Feroz", que fala do "sangue ruim"...

"Malandro é malandro e Mané é Mané"...


O cretino fundamental

Cá estou pra tentar uma façanha, tentar me aproximar de uma definição de quem é Cretino fundamental. Este talvez seja um dos arquétipos mais famosos de Nelson Rodrigues, que criou outras figuras ilustres como desconhecido íntimo, padre de passeata, estagiária de calcanhar sujo e idiota da objetividade.

O cretino fundamental é um medíocre. É aquele cidadão que não faz muita questão de raciocinar, tornando-se massa de manobra. Flexibiliza seus conceitos éticos como quem dobra uma vara verde. Não é capaz de perceber as coisas de maneira sutil, precisando da evidência escancarada. Pior, é conduzido por canalhas ou outros cretinos quando está na mais absoluta convicção de que está com o controle de tudo.

Se posiciona como um papagaio que repete argumentos de outros sem fazer as considerações devidas, ou fazendo uso de ideais socialmente aceitos, levando a concordância geral sem grandes esforços.

Ele diz em uma mesa de bar que o problema do país é a educação e pronto. Quem há de discordar?

Não me isento, também tenho grandes momentos de cretinice fundamental. Mas sigo lutando contra minha própria ignorância.

Um cidadão médio possui diversos traços desta cretinice, que vemos com constância no dia-a-dia. Não encontra oposição, pois do seu lado há um grandíssimo cretino fundamental. Deste jeito, eles vão conquistando seu espaço em diversos campos. Na política mesmo, a mediocridade, a relatividade da ética, argumentação vazia tem espaço, não é?

A cretinada levou essa. Recolham seus arsenais.

Algumas frases do Nelson sobre os cretinos:

- O cretino fundamental é aquele que tenta deturpar o óbvio ululante.
- O idiota da objetividade também é um cretino fundamental.
- Ao cretino fundamental, nem água.
- Ponha um cretino fundamental em cima de um caixote de querosene e você manda ele falar, ele dá um berro e imediatamente milhares de outros cretinos se organizam, se arregimentam e se aglutinam.
- O maior acontecimento do século XX é a rebelião dos CRETINOS FUNDAMENTAIS!
- Antes, "o cretino fundamental" raspava a parede da sua humildade e na consciência da sua inépcia. Mas agora conseguiram finalmente, pela superioridade numérica. Porque para um gênio, você tem um milhão de imbecis.