Tradutor

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

E a Presidenta Dilma NÃO vestiu vermelho...

Contrariando um blogueiro "progressista" que dias antes da posse se constituiu numa espécie de "personal stylist", aconselhando que ela politizasse a posse e usasse vermelho durante as solenidades, a Presidenta Dilma transitou, ao longo deste dia histórico, sob sol e sob chuva, em ambientes abertos e fechados, junto a autoridades no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Itamaraty, e bem próximo ao povo, nos desfiles em carro aberto pela Praça dos Três Poderes... a Presidenta transitou, elegantíssima, com um vestido e casaquinho no tom pérola.


                             
Numa das cenas mais emocionantes da posse, a Presidenta Dilma passa as tropas em revista. 
                                                                                                                Foto: Roberto Stuckert Filho/PR


Além de elegante, inteligente, antenada e atenta. Tem gente que não entendeu ainda, mas a campanha acabou e agora estamos diante de uma estadista. Dilma deixou claro em várias ocasiões, e reafirmou em várias passagens do seu discurso, que governa para todos, que é Presidenta de todos os brasileiros. Leiam abaixo trechos selecionados dos dois pronunciamentos onde isso fica manifesto:


Não venho para enaltecer a minha biografia; mas para glorificar a vida de cada mulher brasileira. Meu compromisso supremo – eu reitero – é honrar as mulheres, proteger os mais frágeis e governar para todos!

Por isso, ao saudar os extraordinários avanços recentes, liderados pelo Presidente Lula, é justo lembrar que muitos, a seu tempo e a seu modo, deram grandes contribuições às conquistas do Brasil de hoje.

A luta mais obstinada do meu governo será pela erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos.

Esta não é tarefa isolada de um governo, mas um compromisso a ser abraçado por toda a nossa sociedade. Para isso peço com humildade o apoio das instituições públicas e privadas, de todos os partidos, das entidades empresariais e dos trabalhadores, das universidades, da juventude, de toda a imprensa e das pessoas de bem.

Nossa política externa estará baseada nos valores clássicos da tradição diplomática brasileira: promoção da paz, respeito ao princípio de não intervenção, defesa dos Direitos Humanos e fortalecimento do multilateralismo.

Disse, ao início deste discurso, que eu governarei para todos os brasileiros e brasileiras. E vou fazê-lo.

Mais uma vez estendo minha mão aos partidos de oposição e às parcelas da sociedade que não estiveram conosco na recente jornada eleitoral. Não haverá de minha parte e do meu governo discriminação, privilégios ou compadrio. A partir deste momento sou a presidenta de todos os brasileiros, sob a égide dos valores republicanos.

          Reafirmo aqui outro compromisso: cuidarei com muito carinho dos mais frágeis e mais necessitados. Governarei para todos e todas as brasileiras.

Uma mulher, uma importante líder indiana disse um dia que não se pode trocar um aperto de mão com os punhos fechados. Pois eu digo: minhas mãos vão estar abertas e estendidas para todos, desde os nossos aliados de primeira hora até aqueles que não nos acompanharam neste processo eleitoral.

         É com este espírito de união que eu assumo hoje o governo do meu país. Acredito e trabalharei para que estejamos todos unidos pelas mudanças necessárias na educação, na saúde, na segurança e, sobretudo, na luta para acabar com a pobreza, com a miséria.

         Não peço a ninguém que abdique de suas convicções. Buscarei o apoio, respeitarei a crítica. É o embate civilizado entre as ideias que move as grandes democracias como a nossa.

Agora é hora de trabalho. Agora é hora de união. União de todos nós pela educação das crianças e dos jovens. União pela saúde de qualidade para todos. União pela segurança de nossas comunidades. União para o Brasil continuar crescendo, gerando empregos. União para o Brasil continuar crescendo, gerando empregos para as atuais e para as futuras gerações. União, enfim, para criar mais e melhores oportunidades para todos nós.

          Para consolidar e avançar as grandes conquistas recentes precisarei muito do apoio de todos vocês.

          Quero pedir o apoio de todos, de Leste a Oeste, do Norte ao Sul do nosso país.

Que todos nós juntos possamos construir um mundo de paz.

          Um abraço a todos, homens e mulheres do meu Brasil.


Já imaginaram uma presidenta tomando posse, vestida toda de vermelho, cor associada à esquerda, ao socialismo, ao comunismo... num país com tamanha diversidade como o Brasil? E depois de uma campanha eleitoral tão agressiva e de ânimos tão acirrados? Já na posse estaria instigando ódios, rancores, confrontos...

Como mulher inteligente, globalizada, e verdadeira estadista, escolheu se apresentar com discrição e sobriedade, vestindo algo que reafirmasse os valores e princípios difundidos em seus discursos. Ponto pra ela!

E ontem, domingo, em seu primeiro dia de trabalho como maior executiva da nação, a Presidenta usou apropriadamente um terninho preto em suas diversas reuniões com chefes de Estado, como mostra a foto com o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates.


                                                Presidenta Dilma Rousseff conversa com o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, durante audiência no Palácio do Planalto _ (Brasília, DF, 02/01/2011) _Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
                                                                                 Foto: Roberto Stuckert Filho/PR


Também na posse, a Presidenta Dilma mostrou que, além de coragem e competência, esbanja compostura, elegância e inteligência.