É o título de um livro (Why Leaders Lie) que acaba de ser publicado por John Mearsheiner, professor de Ciências Políticas na Universidade de Chicago (Internazionale, 27/5/2011, p. 5). O livro elenca mentiras graves proclamadas por Donald Rumsfeld, ex-secretário de Defesa dos Estados Unidos (“Sabemos onde estão as armas de destruição em massa.”), do premier italiano Sílvio Berlusconi (“A esquerda italiana quer transformar nossas cidades em acampamentos de ciganos, invadidas por estrangeiros.”) e por presidentes de vários países democráticos. Aliás, segundo o professor, os governos de países ditos democráticos mentem mais, já que os ditadores não precisam mentir. Não dependem do consenso de seus cidadãos.
1199 200x300 Porque os grandes do mundo mentemAs mentiras dos poderosos são de vários tipos. Há as de caráter pessoal, como quando depois de eleitos, os políticos esquecem ou negam promessas de campanha. Há mentiras de conteúdo econômico. E há as que justificam ou provocam guerras, massacres de povos inteiros e lançam países em aventuras inconcebíveis e inconsequentes, como fez George Bush e agora fazem os governos que coordenam ações militares na Líbia e em outros países. Um bispo católico de Trípoli declarou: “As tropas da Otan estão jogando bombas sobre alvos civis, destroem hospitais e tornam nossa vida insuportável. Eram aliados de Gadafi até poucos meses. Agora apoiam os rebeldes para garantir a continuidade dos seus interesses nos poços de petróleo e minérios do país”. Nos Estados Unidos, Nethanhyahu, primeiro-ministro de Israel, declarou que é a favor da paz no Oriente Médio, mas, ao mesmo tempo, deixou claro que é contrário a um Estado palestino. O que está por trás desta mentira é: “precisamos vender as armas que fabricamos e não temos contra quem usá-las a não ser contra os palestinos. Por isso, continuaremos a guerra”.
No Brasil, entre outros políticos processados, um vice-prefeito foi preso e um ex-ministro do governo está sob investigações, acusados de corrupção econômica. Como outros povos do mundo, os brasileiros estão cada dia mais preocupados com a corrupção que mina nossas instituições sociais e políticas. Por outro lado, a imprensa e os partidos de direita que não se incomodavam muito quando a corrupção era praticada por seus aliados, agora aproveitam qualquer chance para atacar o governo. Nos anos 1990, a propaganda oficial era que um remédio contra a corrupção era privatizar as empresas estatais. Privatizaram tudo o que foi possível e a corrupção continua inabalável. Nos anos mais recentes, a imprensa tem denunciado sinais de corrupção, até quando não pode prová-la. A Polícia Federal atua mais fortemente do que antes. Políticos que antes nunca foram incomodados estão indo para a cadeia e respondem a processos. Mesmo assim, a corrupção continua. Os meios de comunicação e a sociedade em geral veem a corrupção como uma falha moral de alguns políticos. Não percebem que, no sistema vigente no Brasil e na sociedade dominante, a corrupção é um problema em primeiro lugar político e estrutural. É mais um sintoma de doença do que uma doença em si mesma. Não adianta combater a corrupção apenas como uma falha moral de alguns políticos e não buscar as causas estruturais. É preciso perceber que sem uma transformação no sistema social e econômico que provoca isso, nunca se resolverá esta epidemia. Um sistema econômico que mantém desigualdades tão terríveis como no Brasil não pode ser isento de corrupção. A corrupção não é apenas o roubo e a riqueza obtida de forma claramente desonesta. O lucro exorbitante dos grandes bancos, contra os quais ninguém protesta, é uma forma de corrupção do poder. Um político eleito para um tipo de programa de governo, que trai seus eleitores e realiza uma gestão contrária àquela para a qual foi eleito, comete uma corrupção política.
Para destruir uma praga, é preciso remover as raízes do problema. Só venceremos profundamente a corrupção quando conseguirmos, a partir das bases, organizar uma sociedade participativa que não apenas eleja governos, mas os controle e tenha o poder de, a todo momento, confirmar ou destituir os seus representantes legais. Em outros lugares do mundo isto está começando a se fazer. Os poderosos que mentem e defendem injustiças estruturais que se cuidem.
* Marcelo Barros é monge beneditino e escritor.


Envolverde