Tradutor

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

FHC chama nordestinos de ignorantes; Lula responde


ELEIÇÕES 2014



Em lastimável entrevista concedida ao portal UOL, FHC, aquele ex-presidente que quando no poder fez 15 milhões de desempregados, quebrou o Brasil três vezes, chamou aposentados de vagabundos e cometeu outros tantos desatinos contra o Brasil e o Povo Brasileiro, assanhado com a possibilidade de ver seu elitista partido assumir novamente a Presidência da República, desandou a proferir asneiras contra os mais pobres, atacando os eleitores da Presidenta Dilma Rousseff, sobretudo os nordestinos que recebem o Bolsa Família.


Lula, em seu Facebook, respondeu a FHC:


É lamentável o preconceito que vem à tona depois de um processo democrático tão importante, como as eleições do último domingo. É um absurdo que o nordeste e os nordestinos sejam caracterizados como ignorantes ou desinformados por seus votos. Primeiro porque isso é fruto de preconceito lastimável, segundo porque mostra um desconhecimento profundo da atual situação do nordeste brasileiro. Quem faz afirmações deste tipo imagina o nordeste da década de 90 ou de antes, onde reinavam a fome, o desemprego e a falta de oportunidade. Por isso muitos, como eu, tiveram que abandonar sua terra natal e migrar para outras regiões em busca de melhores condições de vida.

Hoje, o nordestino anda de cabeça erguida porque não é mais tratado pelo governo como cidadão de segunda categoria. Das 18 universidades criadas nos 12 anos de governo, 7 são no nordeste. A região conta hoje com 62 extensões universitárias. Mais de 16 mil estudantes dessas universidades foram estudar no exterior com o Ciência sem Fronteiras. Dos 20 milhões de empregos criados no país, quase 20% foram no nordeste. 141 escolas técnicas foram implantadas na região, representando 33% do total no país. A mortalidade infantil, que era um dos principais problemas da região, caiu a menos da metade. Os nordestinos, hoje, não são mais personagens de tristes reportagens sobre as migrações para os grandes centros urbanos. Eles podem viver nas suas terras de origem com dignidade e oportunidade.

Somos todos brasileiros e temos que nos unir para continuar construindo um país mais solidário, mais justo, com mais oportunidades para todos, independente de cor, crença, religião ou região do país em que cada um tenha nascido. As pessoas deveriam ser agradecidas pela diversidade do nosso grande país. Essa é a nossa riqueza.

Lula


Lula e seu povo

*