Tradutor

sábado, 5 de novembro de 2011

Lula e a perversidade humana



A propósito do câncer diagnosticado no ex-presidente Lula e dos posts que venho publicando aqui a respeito, tenho recebido vários comentários absolutamente impublicáveis, de gente sem qualquer noção de civilidade, que se utiliza de linguagem baixa, palavrório vulgar e insultuoso referindo-se ao ex-presidente. Desnecessário dizer que tais comentaristas sequer têm a hombridade de assinar o que escrevem.


O Abra a Boca, Cidadão! é um blog ativista e jornalístico, editado por uma defensora dos direitos humanos e da ampla liberdade de expressão. E continuará aberto como sempre esteve a opiniões contrárias, a pontos de vista divergentes, desde que escritos de forma equilibrada, educada, civilizada. Sem apologia a ilícitos e sem linguagem chula.


Aos que acham que Lula deveria se tratar no SUS, reproduzo abaixo carta de um ex-professor da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), curado de um câncer graças a atendimento no SUS, publicada pelo jornalista Paulo Henrique Amorim, em seu blog.


Felicidades e Saúde, querido Presidente Lula!



                                                                                                                                           Ricardo Stuckert/PR



4 de novembro de 2011


Como todos meus amigos próximos sabem, eu fui acometido de um linfoma altamente maligno em 1991. O diagnóstico foi tardio (estava do estadio 3 do câncer quando o máximo de gravidade é 4) e, sem muito saber o que fazer, amigos meus indicaram-me um hospital público que tinha um núcleo de hematologia onde se estudava e tratava das doenças do sangue, o Hospital Brigadeiro. Passei 3 meses sob tratamento quimioterápico e outros tratamentos mais para tentar controlar a doença sendo que, ao final, passei por sessões de radioterapia no HC, também um hospital público. Após tudo isso foi constatado uma remissão completa do linfoma. Segundo a equipe médica, se os tumores não voltassem em 5 anos poder-se-ia considerar uma cura completa. Já se passaram 20 anos e estou vivo e saudável. Devo minha vida à equipe do Hospital Brigadeiro e aos meus colegas de departamento. Por isso os desajustados que estão comemorando a doença do Lula podem tirar o cavalinho da chuva porque as coisas não são bem o que eles pensam.


Resolvi escrever isso após ler uma série de comentários na mídia esgoto sobre os insultos ao Lula, mandando-o se tratar na saúde pública. Lula uma vez disse que a burguesia brasileira era perversa no que ele está coberto de razão. Basta ver como ele está sendo tratado nas “redes sociais” e, portanto, este meu depoimento é para dar força a ele. Se pudesse chegar ao conhecimento dele ficaria mais satisfeito e confortado.


Nylson Gomes da Silveira Filho

Professor aposentado da UNIFESP



Conversa Afiada



*