Tradutor

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

"Bandidos de Toga", tremei! Bat-Barbosa vem aí...


O ministro Joaquim Barbosa tomará posse amanhã como o 44.o presidente do Supremo Tribunal Federal, em cerimônia que promete ser concorridíssima e "eivada" de celebridades...

Mas o que nos importa, mesmo, é o "day after", o "depois de amanhã", quando o ministro, presidente com plenos poderes, deve começar a implementar amplamente seu estilo "Eliana Calmon" de ser...

Além do comando do STF, Joaquim Barbosa assumirá a presidência do CNJ, Conselho Nacional de Justiça, órgão de controle e fiscalização do Poder Judiciário.

O "Nosso Batman", endeusado pela grande imprensa e nas redes sociais, será "Caçador de Corruptos" também no Judiciário? 

Se o ministro mostrar com o Judiciário a mesmíssima fúria investigativa e condenatória que vem mostrando com réus oriundos do Legislativo e Executivo, terá todo o apoio dos cidadãos brasileiros, espoliados por essa bandidagem que se alastra como um câncer devastador pelos três poderes da República, nos níveis federal, estadual e municipal.

Se não mostrar... desmoralização total.

Vamos acompanhar, torcer e ajudar o ministro!


Esta é uma luta de toda a cidadania!




Jogo duro



Bandidos de toga

Joaquim Barbosa conversou com algumas figuras-chaves do Judiciário e garantiu que, sob sua gestão, haverá uma grande repressão contra juízes que praticam malfeitos ou corrupção.


Uma pessoa próxima diz que as ações de Barbosa deixarão muitos bandidos togados com saudades de Eliana Calmon. [!!!]

Lauro Jardim

Posse de Barbosa na presidência do STF 
terá atores e ativistas

A cerimônia de posse do ministro Joaquim Barbosa na presidência do STF (Supremo Tribunal Federal) amanhã vai reunir personalidades de fora do circuito jurídico e político em Brasília.

A lista de convidados inclui celebridades como a apresentadora Regina Casé, o cantor Djavan, o casal de atores Lázaro Ramos e Taís Araújo, além do piloto Nelson Piquet. Foram enviados cerca de 2.000 convites.

Ueslei Marcelino/Reuters
 

O ministro Joaquim Barbosa durante sessão do STF 
sobre a ação penal do mensalão 

Uma delegação estrangeira também é esperada. Foram mais de cem convites para pessoas da França, Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra. São conhecidos da vida acadêmica do ministro no exterior. Barbosa é doutor e mestre em Direito Público pela Universidade de Paris 2 (Panthéon-Assas).

A presidente Dilma Rousseff e o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-SP), também confirmaram presença.

Barbosa será o 44º presidente do Supremo, sendo o primeiro negro a comandar a mais alta corte do país.

Representantes do movimento negro também devem comparecer, como o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, e o advogado Humberto Adami, do Instituto de Advocacia Racial.

"É um fato histórico tão importante quanto a eleição do Lula", disse Adami, amigo de Barbosa desde a UnB (Universidade de Brasília), onde o ministro estudou direito de 1975 a 1982.

"O importante é que as crianças negras vão ter um espelho ao ver no jornal a foto de um negro que é presidente da mais alta corte e vem dando exemplos seguidos de combate à corrupção", completou o advogado.

Para a posse, o ministro pediu para os discursos serem curtos e cortou os cumprimentos. A justificativa é seu problema crônico no quadril, que dificulta a permanência em uma solenidade longa.

As falas do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, do presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, do ministro do Supremo, Luiz Fux, e do próprio Barbosa devem ser breves.

A tradicional fila de cumprimentos que ocorre no Salão Branco do Supremo ficou restrita a autoridades, familiares e convidados dos ministros da corte.

Na noite de quinta, Barbosa ainda será homenageado em um jantar oferecido por três entidades de classe nacionais de juízes - AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) e Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho).

As entidades não divulgam o valor gasto com o evento, que será em uma casa de festas de Brasília. A recepção terá coquetel e uma banda.

Presidente interino do tribunal até a posse, Barbosa despachou ontem em seu atual gabinete. A mudança para a presidência deve ocorrer após o evento desta quinta.

                    Editoria de arte/folhapress


FSP Online


Destaques do ABC!