Tradutor

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Racismo, homofobia, mídia e política

A homofobia, o racismo, o preconceito contra pobres... tudo isso não é exclusividade de São Paulo. Quem já viajou ou já viveu em outros cantos do País sabe. Mas é esta cidade de São Paulo que sedia a parcela maior da mídia que fomenta isso, de um modo camuflado, claro. É desta cidade, dominada politicamente pelo tucanato, pela fina flor da socialdemocracia, que se irradiou pro Brasil todo a imunda campanha eleitoral semeando o separatismo, a divisão, o ódio entre regiões, estados e cidadãos, instigando o preconceito e a intolerância.

Nenhum de nós é ingênuo a ponto de desvincular as manifestações racistas na internet, protagonizadas por um bando de babacas, logo após declarada a vitória de Dilma no domingo 31 à noite, e a violência homofóbica na Avenida Paulista ontem, da guerra suja desencadeada pelo candidato da elite contra a candidata do governo.

E o problema maior é que nem ele nem a mídia que o sustenta aceitam a vontade soberana do povo. Este é problema. Esta é a "herança maldita" de uma campanha obscena e obscurantista. E não é leviano supor que tais aliados, indignados agora mais ainda pela derrota que não esperavam, tudo farão pra continuar provocando confronto, conflitos e instabilidade na sociedade.

A Blogosfera Cidadã, que já desempenhou papel importante nesta eleição, denunciando, desmentindo, desarticulando muitas armações, deverá aumentar sua influência nos próximos anos. Temos todos que continuar mobilizados, diariamente alertando, denunciando, promovendo manifestações públicas e manifestos online, cobrando as autoridades judiciárias, esclarecendo, educando, até...

Uma parcela considerável da população ainda é ingênua em relação aos meios de comunicação. Uma boa parte do povo acredita que jornais e redes de televisão têm compromisso com a verdade, com o País. Cabe a nós ajudar na informação e formação da cidadania. Tenhamos em mente isso o tempo todo. Deixemos de lado vaidades pessoais.

Pelo Brasil e pelo Povo Brasileiro, o Abra a Boca, Cidadão! não fugirá da luta, não abrirá mão do seu papel.